Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/96 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar como a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado são compreendidos e vivenciados nos cursos de formação inicial de docentes, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, especificamente frente às exigências propostas pela LDB nº. 9394/96 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. O estudo e a reflexão envolvendo esses componentes curriculares a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que se deve possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas, campo de estágio. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se como o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Maringá adequou a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado por meio das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores e o quanto esses componentes curriculares contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica, especificamente dos acadêmicos que já atuam como professores da educação básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativa, sendo realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da instituição analisada. A análise desses documentos permitiu identificar o quanto a Prática de Ensino e o Estágio são concebidos como um espaço e tempo que possibilitou mudanças, aprendizados, ressignificou a prática pedagógica e permitiu redescobrir a dimensão social de ser professor, principalmente daqueles que já atuam como docentes da educação básica. Palavras-chave: Estágio supervisionado. Prática de ensino. Formação de professores. |
id |
UFOPA-1_1d6bad55f0447e658c4b6e41e6a8efd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básicaO presente trabalho objetivou analisar como a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado são compreendidos e vivenciados nos cursos de formação inicial de docentes, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, especificamente frente às exigências propostas pela LDB nº. 9394/96 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. O estudo e a reflexão envolvendo esses componentes curriculares a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que se deve possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas, campo de estágio. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se como o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Maringá adequou a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado por meio das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores e o quanto esses componentes curriculares contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica, especificamente dos acadêmicos que já atuam como professores da educação básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativa, sendo realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da instituição analisada. A análise desses documentos permitiu identificar o quanto a Prática de Ensino e o Estágio são concebidos como um espaço e tempo que possibilitou mudanças, aprendizados, ressignificou a prática pedagógica e permitiu redescobrir a dimensão social de ser professor, principalmente daqueles que já atuam como docentes da educação básica. Palavras-chave: Estágio supervisionado. Prática de ensino. Formação de professores.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/96Revista Exitus; v. 2 n. 2 (2012); 19-312237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/96/96Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaymundo, Gislene Miotto Catolino2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:07.186581Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica |
title |
Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica |
spellingShingle |
Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica Raymundo, Gislene Miotto Catolino |
title_short |
Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica |
title_full |
Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica |
title_fullStr |
Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica |
title_sort |
Prática de ensino e estágio supervisionado: eixos articuladores na formação inicial dos professores da educação básica |
author |
Raymundo, Gislene Miotto Catolino |
author_facet |
Raymundo, Gislene Miotto Catolino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raymundo, Gislene Miotto Catolino |
description |
O presente trabalho objetivou analisar como a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado são compreendidos e vivenciados nos cursos de formação inicial de docentes, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, especificamente frente às exigências propostas pela LDB nº. 9394/96 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. O estudo e a reflexão envolvendo esses componentes curriculares a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que se deve possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas, campo de estágio. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se como o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Maringá adequou a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado por meio das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores e o quanto esses componentes curriculares contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica, especificamente dos acadêmicos que já atuam como professores da educação básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativa, sendo realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da instituição analisada. A análise desses documentos permitiu identificar o quanto a Prática de Ensino e o Estágio são concebidos como um espaço e tempo que possibilitou mudanças, aprendizados, ressignificou a prática pedagógica e permitiu redescobrir a dimensão social de ser professor, principalmente daqueles que já atuam como docentes da educação básica. Palavras-chave: Estágio supervisionado. Prática de ensino. Formação de professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/96 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/96/96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 2 n. 2 (2012); 19-31 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036350136320 |