A formação de modelos mentais na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ednilson Sérgio Ramalho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/256
Resumo: Apresentaremos um estudo sobre a dinâmica de formação de modelos mentais e consequências para a sala de aula. Argumentaremos apoiados em autores como D’Amore (2007), Borges (1998) e Moreira (1996) que um modelo mental é formado por sucessivas imagens mentais acomodadas e fundamenta explicações durante as tarefas de ensino. Nosso objetivo, portanto, é refletir sobre o que seria um modelo mental, suas características principais, natureza, tipos, sua dinâmica de formação e também como se poderiam construir recursos didático-pedagógicos a partir dessas informações. Nossa questão de pesquisa baseia-se em saber: de que maneira a dinâmica de formação de modelos mentais pode ser útil para o ensino aprendizagem? Concluímos que os modelos mentais podem embasar a construção de novas estratégias e materiais didáticos com base nas imagens mentais prévias dos estudantes, possibilitando aprendizagem em pouco tempo. Palavras-chave: Modelos mentais. Ensino-aprendizagem. Recursos didáticos.
id UFOPA-1_30f7bf13ea7060404099668ddc32348d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/256
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A formação de modelos mentais na sala de aulaApresentaremos um estudo sobre a dinâmica de formação de modelos mentais e consequências para a sala de aula. Argumentaremos apoiados em autores como D’Amore (2007), Borges (1998) e Moreira (1996) que um modelo mental é formado por sucessivas imagens mentais acomodadas e fundamenta explicações durante as tarefas de ensino. Nosso objetivo, portanto, é refletir sobre o que seria um modelo mental, suas características principais, natureza, tipos, sua dinâmica de formação e também como se poderiam construir recursos didático-pedagógicos a partir dessas informações. Nossa questão de pesquisa baseia-se em saber: de que maneira a dinâmica de formação de modelos mentais pode ser útil para o ensino aprendizagem? Concluímos que os modelos mentais podem embasar a construção de novas estratégias e materiais didáticos com base nas imagens mentais prévias dos estudantes, possibilitando aprendizagem em pouco tempo. Palavras-chave: Modelos mentais. Ensino-aprendizagem. Recursos didáticos.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/256Revista Exitus; v. 3 n. 1 (2013); 169-1842237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/256/220Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ednilson Sérgio Ramalho de2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/256Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:10.930497Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de modelos mentais na sala de aula
title A formação de modelos mentais na sala de aula
spellingShingle A formação de modelos mentais na sala de aula
Souza, Ednilson Sérgio Ramalho de
title_short A formação de modelos mentais na sala de aula
title_full A formação de modelos mentais na sala de aula
title_fullStr A formação de modelos mentais na sala de aula
title_full_unstemmed A formação de modelos mentais na sala de aula
title_sort A formação de modelos mentais na sala de aula
author Souza, Ednilson Sérgio Ramalho de
author_facet Souza, Ednilson Sérgio Ramalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ednilson Sérgio Ramalho de
description Apresentaremos um estudo sobre a dinâmica de formação de modelos mentais e consequências para a sala de aula. Argumentaremos apoiados em autores como D’Amore (2007), Borges (1998) e Moreira (1996) que um modelo mental é formado por sucessivas imagens mentais acomodadas e fundamenta explicações durante as tarefas de ensino. Nosso objetivo, portanto, é refletir sobre o que seria um modelo mental, suas características principais, natureza, tipos, sua dinâmica de formação e também como se poderiam construir recursos didático-pedagógicos a partir dessas informações. Nossa questão de pesquisa baseia-se em saber: de que maneira a dinâmica de formação de modelos mentais pode ser útil para o ensino aprendizagem? Concluímos que os modelos mentais podem embasar a construção de novas estratégias e materiais didáticos com base nas imagens mentais prévias dos estudantes, possibilitando aprendizagem em pouco tempo. Palavras-chave: Modelos mentais. Ensino-aprendizagem. Recursos didáticos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/256
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/256/220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 3 n. 1 (2013); 169-184
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036933144576