O NEGRO E A EDUCAÇÃO FORMAL NO BRASIL: entre a lei e a realidade (1822-1889)
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2201 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o processo de implementação das legislações educacionais ao longo do Brasil Império (1822-1889) e suas implicações na vida dos negros cativos. Busca-se verificar os avanços e retrocessos na legislação educacional referentes ao negro e como essas leis se efetivaram na prática, observadas as condições materiais e políticas da época. A luta pela abolição se intensificou nos finais dos anos de 1880 à medida que o trabalho escravo foi se tornando antiquado aos interesses burgueses e internacionais. Os resultados do estudo apontam que as leis educacionais, nesse sentido, indicavam a necessidade de civilizar o Brasil para que pobres e negros se adaptassem as novas exigências capitalistas e, assim, permitir que o Brasil alcançasse maiores níveis de progresso econômico e social. |
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O NEGRO E A EDUCAÇÃO FORMAL NO BRASIL: entre a lei e a realidade (1822-1889)Negro. Educação Formal. Brasil-Império.O objetivo deste artigo é analisar o processo de implementação das legislações educacionais ao longo do Brasil Império (1822-1889) e suas implicações na vida dos negros cativos. Busca-se verificar os avanços e retrocessos na legislação educacional referentes ao negro e como essas leis se efetivaram na prática, observadas as condições materiais e políticas da época. A luta pela abolição se intensificou nos finais dos anos de 1880 à medida que o trabalho escravo foi se tornando antiquado aos interesses burgueses e internacionais. Os resultados do estudo apontam que as leis educacionais, nesse sentido, indicavam a necessidade de civilizar o Brasil para que pobres e negros se adaptassem as novas exigências capitalistas e, assim, permitir que o Brasil alcançasse maiores níveis de progresso econômico e social. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2023-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/220110.24065/2237-9460.2023v13n1ID2201Revista Exitus; v. 13 (2023); e0230042237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2201/1301Copyright (c) 2023 Marco Antônio de Oliveira Gomes, Monica Vasconcelos, Crislaine Aparecida Pitahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marco Antônio de OliveiraVasconcelo, MônicaPita, Crislaine Aparecida2023-01-10T21:29:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2201Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:33.602714Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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