Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/942 |
Resumo: | Este artigo é resultado das experiências dos Projetos Integradores desenvolvidos no curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará – Campus – Itaituba. Os projetos foram desenvolvidos em consonância com o planejamento dos conteúdos trabalhados nas disciplinas ofertadas, durante o segundo semestre letivo de 2017. A construção desta ação didático-pedagógica ocorreu de maneira interdisciplinar, voltada para a promoção do desenvolvimento de competências, valores, atitude, habilidades e conhecimentos necessários, que contribuam para a formação profissional dos futuros tecnólogos em Saneamento Ambiental e para o desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, os trabalhos foram produzidos por meio de pesquisa bibliográfica e relato de experiência, durante a implantação e execução dos projetos. O objetivo deste artigo é favorecer o diálogo entre as disciplinas que integram o currículo, na perspectiva de contribuir para uma aprendizagem mais significativa e, sobretudo, que valorize a construção da autonomia intelectual dos estudantes, por meio da conjugação do ensino e pesquisa, estabelecendo assim, a articulação entre a teoria e a prática, os saberes e as habilidades do aluno. Os projetos tiveram como foco a interdisciplinaridade, uma ferramenta propícia para a inserção dos conteúdos que foram integrados à construção dos projetos. Dessa maneira, os Projetos Integradores são uma alternativa na construção de ensino-aprendizagem, capaz de agregar competências voltadas para a construção e formação dos saberes que contribuem para a efetivação da autonomia do aluno. Palavras-chave: Projeto Integrador. Interdisciplinaridade. Competências. |
id |
UFOPA-1_379ef8e3e0ce47364d0c460738aa7452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/942 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus ItaitubaEste artigo é resultado das experiências dos Projetos Integradores desenvolvidos no curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará – Campus – Itaituba. Os projetos foram desenvolvidos em consonância com o planejamento dos conteúdos trabalhados nas disciplinas ofertadas, durante o segundo semestre letivo de 2017. A construção desta ação didático-pedagógica ocorreu de maneira interdisciplinar, voltada para a promoção do desenvolvimento de competências, valores, atitude, habilidades e conhecimentos necessários, que contribuam para a formação profissional dos futuros tecnólogos em Saneamento Ambiental e para o desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, os trabalhos foram produzidos por meio de pesquisa bibliográfica e relato de experiência, durante a implantação e execução dos projetos. O objetivo deste artigo é favorecer o diálogo entre as disciplinas que integram o currículo, na perspectiva de contribuir para uma aprendizagem mais significativa e, sobretudo, que valorize a construção da autonomia intelectual dos estudantes, por meio da conjugação do ensino e pesquisa, estabelecendo assim, a articulação entre a teoria e a prática, os saberes e as habilidades do aluno. Os projetos tiveram como foco a interdisciplinaridade, uma ferramenta propícia para a inserção dos conteúdos que foram integrados à construção dos projetos. Dessa maneira, os Projetos Integradores são uma alternativa na construção de ensino-aprendizagem, capaz de agregar competências voltadas para a construção e formação dos saberes que contribuem para a efetivação da autonomia do aluno. Palavras-chave: Projeto Integrador. Interdisciplinaridade. Competências.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/94210.24065/2237-9460.2019v9n3ID942Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 451-4752237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/942/501Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Vilma Ribeiro deBrito, Brendson CarlosCollins, Naum Pestana2020-06-15T00:48:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/942Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.553589Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba |
title |
Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba |
spellingShingle |
Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba Almeida, Vilma Ribeiro de |
title_short |
Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba |
title_full |
Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba |
title_fullStr |
Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba |
title_full_unstemmed |
Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba |
title_sort |
Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba |
author |
Almeida, Vilma Ribeiro de |
author_facet |
Almeida, Vilma Ribeiro de Brito, Brendson Carlos Collins, Naum Pestana |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Brendson Carlos Collins, Naum Pestana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Vilma Ribeiro de Brito, Brendson Carlos Collins, Naum Pestana |
description |
Este artigo é resultado das experiências dos Projetos Integradores desenvolvidos no curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará – Campus – Itaituba. Os projetos foram desenvolvidos em consonância com o planejamento dos conteúdos trabalhados nas disciplinas ofertadas, durante o segundo semestre letivo de 2017. A construção desta ação didático-pedagógica ocorreu de maneira interdisciplinar, voltada para a promoção do desenvolvimento de competências, valores, atitude, habilidades e conhecimentos necessários, que contribuam para a formação profissional dos futuros tecnólogos em Saneamento Ambiental e para o desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, os trabalhos foram produzidos por meio de pesquisa bibliográfica e relato de experiência, durante a implantação e execução dos projetos. O objetivo deste artigo é favorecer o diálogo entre as disciplinas que integram o currículo, na perspectiva de contribuir para uma aprendizagem mais significativa e, sobretudo, que valorize a construção da autonomia intelectual dos estudantes, por meio da conjugação do ensino e pesquisa, estabelecendo assim, a articulação entre a teoria e a prática, os saberes e as habilidades do aluno. Os projetos tiveram como foco a interdisciplinaridade, uma ferramenta propícia para a inserção dos conteúdos que foram integrados à construção dos projetos. Dessa maneira, os Projetos Integradores são uma alternativa na construção de ensino-aprendizagem, capaz de agregar competências voltadas para a construção e formação dos saberes que contribuem para a efetivação da autonomia do aluno. Palavras-chave: Projeto Integrador. Interdisciplinaridade. Competências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/942 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID942 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/942 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n3ID942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/942/501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 451-475 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037873717248 |