A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halberstadt, Fabrício Fernando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santarosa, Maria Cecília Pereira, Garcia, Isabel Krey
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/924
Resumo: O presente trabalho delineia os resultados de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo que visou verificar como tem sido abordada a interdisciplinaridade, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em artigos publicados em periódicos científicos, ao longo dos últimos dez anos. Foram analisados nove artigos os quais foram selecionados, a partir de busca realizada no Portal de Periódicos da Capes. A análise dos artigos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), originando um metatexto, no qual se descrevem as três categorias finais que emergiram durante esse processo, a saber: Currículo integrado; Materiais didáticos e metodologias de ensino contextualizadas; Formação de professores. Por fim, verifica-se que a interdisciplinaridade é tratada nos trabalhos analisados, a partir do conceito de currículo integrado (integração entre formação humanística e profissional) e, para tanto, são necessários materiais e metodologias planejados de forma contextualizada, o que somente é possível por meio de uma formação docente permanente crítica.  Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa bibliográfica.
id UFOPA-1_3d8ae481201ccb45b8ea0add11fcd809
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/924
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anosO presente trabalho delineia os resultados de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo que visou verificar como tem sido abordada a interdisciplinaridade, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em artigos publicados em periódicos científicos, ao longo dos últimos dez anos. Foram analisados nove artigos os quais foram selecionados, a partir de busca realizada no Portal de Periódicos da Capes. A análise dos artigos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), originando um metatexto, no qual se descrevem as três categorias finais que emergiram durante esse processo, a saber: Currículo integrado; Materiais didáticos e metodologias de ensino contextualizadas; Formação de professores. Por fim, verifica-se que a interdisciplinaridade é tratada nos trabalhos analisados, a partir do conceito de currículo integrado (integração entre formação humanística e profissional) e, para tanto, são necessários materiais e metodologias planejados de forma contextualizada, o que somente é possível por meio de uma formação docente permanente crítica.  Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa bibliográfica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/92410.24065/2237-9460.2019v9n3ID924Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 395-4242237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/924/482Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessHalberstadt, Fabrício FernandoSantarosa, Maria Cecília PereiraGarcia, Isabel Krey2019-09-26T18:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/924Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.023809Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos
title A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos
spellingShingle A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos
Halberstadt, Fabrício Fernando
title_short A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos
title_full A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos
title_fullStr A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos
title_sort A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos
author Halberstadt, Fabrício Fernando
author_facet Halberstadt, Fabrício Fernando
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Garcia, Isabel Krey
author_role author
author2 Santarosa, Maria Cecília Pereira
Garcia, Isabel Krey
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Halberstadt, Fabrício Fernando
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Garcia, Isabel Krey
description O presente trabalho delineia os resultados de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo que visou verificar como tem sido abordada a interdisciplinaridade, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em artigos publicados em periódicos científicos, ao longo dos últimos dez anos. Foram analisados nove artigos os quais foram selecionados, a partir de busca realizada no Portal de Periódicos da Capes. A análise dos artigos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), originando um metatexto, no qual se descrevem as três categorias finais que emergiram durante esse processo, a saber: Currículo integrado; Materiais didáticos e metodologias de ensino contextualizadas; Formação de professores. Por fim, verifica-se que a interdisciplinaridade é tratada nos trabalhos analisados, a partir do conceito de currículo integrado (integração entre formação humanística e profissional) e, para tanto, são necessários materiais e metodologias planejados de forma contextualizada, o que somente é possível por meio de uma formação docente permanente crítica.  Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa bibliográfica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/924
10.24065/2237-9460.2019v9n3ID924
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/924
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/924/482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 395-424
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037853794304