Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eugenio, Benedito Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Algarra, Julia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/529
Resumo: Neste trabalho, analisamos o percurso de escolarização de estudantes negros dos meios populares que ingressaram no ensino superior por meio da política de ações afirmativas. Foram entrevistados 4 estudantes cotistas negros do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. A pesquisa é qualitativa, do tipo exploratória. O estudo realizado nos permitiu compreender como constituiu-se o processo de educação de estudantes negros até a chegada ao Ensino Superior, bem como sua percepção acerca da escolarização e da vivência do racismo. Palavras-chave: Acesso e Permanência. Estudantes Negros. Ensino Superior.
id UFOPA-1_4520ef124dac335e169d221c6114d475
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/529
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superiorNeste trabalho, analisamos o percurso de escolarização de estudantes negros dos meios populares que ingressaram no ensino superior por meio da política de ações afirmativas. Foram entrevistados 4 estudantes cotistas negros do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. A pesquisa é qualitativa, do tipo exploratória. O estudo realizado nos permitiu compreender como constituiu-se o processo de educação de estudantes negros até a chegada ao Ensino Superior, bem como sua percepção acerca da escolarização e da vivência do racismo. Palavras-chave: Acesso e Permanência. Estudantes Negros. Ensino Superior.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/52910.24065/2237-9460.2018v8n2ID529Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 59-842237-946010.24065/2237-9460.2018v8n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/529/340Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessEugenio, Benedito GonçalvesAlgarra, Julia2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/529Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:13.415978Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior
title Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior
spellingShingle Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior
Eugenio, Benedito Gonçalves
title_short Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior
title_full Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior
title_fullStr Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior
title_full_unstemmed Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior
title_sort Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior
author Eugenio, Benedito Gonçalves
author_facet Eugenio, Benedito Gonçalves
Algarra, Julia
author_role author
author2 Algarra, Julia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eugenio, Benedito Gonçalves
Algarra, Julia
description Neste trabalho, analisamos o percurso de escolarização de estudantes negros dos meios populares que ingressaram no ensino superior por meio da política de ações afirmativas. Foram entrevistados 4 estudantes cotistas negros do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. A pesquisa é qualitativa, do tipo exploratória. O estudo realizado nos permitiu compreender como constituiu-se o processo de educação de estudantes negros até a chegada ao Ensino Superior, bem como sua percepção acerca da escolarização e da vivência do racismo. Palavras-chave: Acesso e Permanência. Estudantes Negros. Ensino Superior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/529
10.24065/2237-9460.2018v8n2ID529
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/529
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/529/340
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 59-84
2237-9460
10.24065/2237-9460.2018v8n2
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037385080832