Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Torres, Patrícia Lupion, Chery, Pierre Narcisse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1203
Resumo: As transformações acontecem de forma vertiginosa nos últimos anos em nossa sociedade, impulsionando os diferentes processos e as relações entre grupos sociais. A educação digital possibilita o acesso à informação e ao conhecimento em diferentes espaços, contextos e temporalidades, tanto em ambientes formais de educação quanto não formais, na perspectiva da aprendizagem on-life. Este cenário passa a demandar a necessidade de que as pessoas estejam formadas para a gestão do conhecimento que envolve a aprendizagem ao longo da vida, o ser autônomo, o saber, o pesquisar, o refletir, o analisar e criar soluções possíveis. Na perspectiva de mudança nas propostas didático-pedagógicas-tecnológicas verifica-se a premissa de utilizar estratégias didáticas diferenciadas. Para esta reflexão, os autores Santos (2018), Okada (2016), Torres (2017) e Kowalski (2018)  entre outros dão sustentação para a discussão referente a valorização efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e no desenvolvimento de investigadores, com foco na proposta de Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI) oportunizando a estes pesquisar, refletir, experimentar e criar, partindo de situações-problema reais. Este artigo resulta de uma investigação realizada com um grupo de estudos do mestrado e doutorado em Educação e propõe-se a refletir sobre o processo de construção de um curso a distância (MOOC) para a formação de professores na utilização da proposta de RRI. O curso busca valorizar a pesquisa e a inovação, estruturado em cinco módulos que envolvem uma ambientação inicial e as habilidades de investigação científica por meio do adotar, do adaptar, do transformar e do aplicar.
id UFOPA-1_472194c4ca9594129c28833c9a09d81c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1203
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRIAs transformações acontecem de forma vertiginosa nos últimos anos em nossa sociedade, impulsionando os diferentes processos e as relações entre grupos sociais. A educação digital possibilita o acesso à informação e ao conhecimento em diferentes espaços, contextos e temporalidades, tanto em ambientes formais de educação quanto não formais, na perspectiva da aprendizagem on-life. Este cenário passa a demandar a necessidade de que as pessoas estejam formadas para a gestão do conhecimento que envolve a aprendizagem ao longo da vida, o ser autônomo, o saber, o pesquisar, o refletir, o analisar e criar soluções possíveis. Na perspectiva de mudança nas propostas didático-pedagógicas-tecnológicas verifica-se a premissa de utilizar estratégias didáticas diferenciadas. Para esta reflexão, os autores Santos (2018), Okada (2016), Torres (2017) e Kowalski (2018)  entre outros dão sustentação para a discussão referente a valorização efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e no desenvolvimento de investigadores, com foco na proposta de Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI) oportunizando a estes pesquisar, refletir, experimentar e criar, partindo de situações-problema reais. Este artigo resulta de uma investigação realizada com um grupo de estudos do mestrado e doutorado em Educação e propõe-se a refletir sobre o processo de construção de um curso a distância (MOOC) para a formação de professores na utilização da proposta de RRI. O curso busca valorizar a pesquisa e a inovação, estruturado em cinco módulos que envolvem uma ambientação inicial e as habilidades de investigação científica por meio do adotar, do adaptar, do transformar e do aplicar.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/120310.24065/2237-9460.2020v10n1ID1203Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200592237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1203/854Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Katia Ethiénne Esteves dos Torres, Patrícia Lupion Chery, Pierre Narcisse 2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1203Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.294061Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI
title Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI
spellingShingle Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI
Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
title_short Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI
title_full Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI
title_fullStr Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI
title_full_unstemmed Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI
title_sort Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI
author Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
author_facet Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
Torres, Patrícia Lupion
Chery, Pierre Narcisse
author_role author
author2 Torres, Patrícia Lupion
Chery, Pierre Narcisse
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Katia Ethiénne Esteves dos
Torres, Patrícia Lupion
Chery, Pierre Narcisse
description As transformações acontecem de forma vertiginosa nos últimos anos em nossa sociedade, impulsionando os diferentes processos e as relações entre grupos sociais. A educação digital possibilita o acesso à informação e ao conhecimento em diferentes espaços, contextos e temporalidades, tanto em ambientes formais de educação quanto não formais, na perspectiva da aprendizagem on-life. Este cenário passa a demandar a necessidade de que as pessoas estejam formadas para a gestão do conhecimento que envolve a aprendizagem ao longo da vida, o ser autônomo, o saber, o pesquisar, o refletir, o analisar e criar soluções possíveis. Na perspectiva de mudança nas propostas didático-pedagógicas-tecnológicas verifica-se a premissa de utilizar estratégias didáticas diferenciadas. Para esta reflexão, os autores Santos (2018), Okada (2016), Torres (2017) e Kowalski (2018)  entre outros dão sustentação para a discussão referente a valorização efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e no desenvolvimento de investigadores, com foco na proposta de Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI) oportunizando a estes pesquisar, refletir, experimentar e criar, partindo de situações-problema reais. Este artigo resulta de uma investigação realizada com um grupo de estudos do mestrado e doutorado em Educação e propõe-se a refletir sobre o processo de construção de um curso a distância (MOOC) para a formação de professores na utilização da proposta de RRI. O curso busca valorizar a pesquisa e a inovação, estruturado em cinco módulos que envolvem uma ambientação inicial e as habilidades de investigação científica por meio do adotar, do adaptar, do transformar e do aplicar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1203
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1203
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1203
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1203/854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020059
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038342430720