Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1214 |
Resumo: | A multimodalidade evidenciada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impacta os adolescentes imersos na cultura digital. Contudo, práticas sociais e pedagógicas se distanciam, pois a escola ainda é regida por um sistema que não contempla questões do cotidiano do aluno, nem sua inserção na cibercultura. O objetivo do estudo é analisar como alunos do ensino fundamental representam sua fase de adolescência por meio da linguagem dos memes, os significados que emergem dessas representações e discutir suas implicações pedagógicas com base na Semiótica Social. Foi desenvolvida uma oficina onde 19 alunos (13-15 anos) do 8º ano do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro, produziram memes a partir do aplicativo Meme Generator. Os memes foram analisados à luz da Gramática do Design Visual, que apontou prevalência de processos narrativos reacionais (n=17), cujas reações identificadas foram classificadas como: frustração (n=5); dilema (n=4); sarcasmo (n=2); resistência (n=2); baixa autoestima (n=2) e satisfação (n=1). Os demais memes (n=2) utilizaram processo conceitual e processo narrativo acional. Os resultados apontaram marcas de aspectos socioculturais de contextos como escola, amigos, família e futuro, com indicativos de resistência acerca de preconceitos, dúvidas, conflitos, alegria com momentos de lazer e desejos. Destaca-se que as representações de adolescência por meio dos memes foram importantes para evidenciar as questões que permeiam o cotidiano desses alunos e para contribuir com práticas pedagógicas que se aproximem de suas vivências, tornando a aprendizagem mais significativa para esses estudantes. |
id |
UFOPA-1_4854f1bb7f65e176d15d3342b1635b82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1214 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamentalA multimodalidade evidenciada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impacta os adolescentes imersos na cultura digital. Contudo, práticas sociais e pedagógicas se distanciam, pois a escola ainda é regida por um sistema que não contempla questões do cotidiano do aluno, nem sua inserção na cibercultura. O objetivo do estudo é analisar como alunos do ensino fundamental representam sua fase de adolescência por meio da linguagem dos memes, os significados que emergem dessas representações e discutir suas implicações pedagógicas com base na Semiótica Social. Foi desenvolvida uma oficina onde 19 alunos (13-15 anos) do 8º ano do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro, produziram memes a partir do aplicativo Meme Generator. Os memes foram analisados à luz da Gramática do Design Visual, que apontou prevalência de processos narrativos reacionais (n=17), cujas reações identificadas foram classificadas como: frustração (n=5); dilema (n=4); sarcasmo (n=2); resistência (n=2); baixa autoestima (n=2) e satisfação (n=1). Os demais memes (n=2) utilizaram processo conceitual e processo narrativo acional. Os resultados apontaram marcas de aspectos socioculturais de contextos como escola, amigos, família e futuro, com indicativos de resistência acerca de preconceitos, dúvidas, conflitos, alegria com momentos de lazer e desejos. Destaca-se que as representações de adolescência por meio dos memes foram importantes para evidenciar as questões que permeiam o cotidiano desses alunos e para contribuir com práticas pedagógicas que se aproximem de suas vivências, tornando a aprendizagem mais significativa para esses estudantes.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/121410.24065/2237-9460.2020v10n1ID1214Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200582237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1214/853Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBautista, Judith BustamanteCiannella, DianaStruchiner, Miriam2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1214Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.412486Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental |
title |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental Bautista, Judith Bustamante |
title_short |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental |
title_full |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental |
author |
Bautista, Judith Bustamante |
author_facet |
Bautista, Judith Bustamante Ciannella, Diana Struchiner, Miriam |
author_role |
author |
author2 |
Ciannella, Diana Struchiner, Miriam |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bautista, Judith Bustamante Ciannella, Diana Struchiner, Miriam |
description |
A multimodalidade evidenciada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impacta os adolescentes imersos na cultura digital. Contudo, práticas sociais e pedagógicas se distanciam, pois a escola ainda é regida por um sistema que não contempla questões do cotidiano do aluno, nem sua inserção na cibercultura. O objetivo do estudo é analisar como alunos do ensino fundamental representam sua fase de adolescência por meio da linguagem dos memes, os significados que emergem dessas representações e discutir suas implicações pedagógicas com base na Semiótica Social. Foi desenvolvida uma oficina onde 19 alunos (13-15 anos) do 8º ano do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro, produziram memes a partir do aplicativo Meme Generator. Os memes foram analisados à luz da Gramática do Design Visual, que apontou prevalência de processos narrativos reacionais (n=17), cujas reações identificadas foram classificadas como: frustração (n=5); dilema (n=4); sarcasmo (n=2); resistência (n=2); baixa autoestima (n=2) e satisfação (n=1). Os demais memes (n=2) utilizaram processo conceitual e processo narrativo acional. Os resultados apontaram marcas de aspectos socioculturais de contextos como escola, amigos, família e futuro, com indicativos de resistência acerca de preconceitos, dúvidas, conflitos, alegria com momentos de lazer e desejos. Destaca-se que as representações de adolescência por meio dos memes foram importantes para evidenciar as questões que permeiam o cotidiano desses alunos e para contribuir com práticas pedagógicas que se aproximem de suas vivências, tornando a aprendizagem mais significativa para esses estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1214 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1214 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1214 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1214/853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020058 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038346625024 |