O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12403 |
Resumo: | Nesta pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, buscou-se analisar como o sujeito surdo é representado em memes que circulam na internet à luz dos Estudos Culturais da Educação, verificando-se os lugares e papéis outorgados à pessoa surda nessas pedagogias culturais. Para tanto, utilizou-se a página do Facebook “As Aventuras de Gerso, O Surdo” como campo de pesquisa, na qual são publicados e compartilhados memes que satirizam a surdez. Verificou-se que as representações com o sujeito surdo são embasadas pela concepção de surdez como falta, e não como diferença cultural. Os memes funcionam como pedagogias culturais que propagam ensinamentos estereotipados sobre as identidades surdas e outorgam lugares e papéis inferiorizados perante todo o sistema que as cerca. Por fim, propôs-se a produção de memes, valendo-se do aplicativo “Meme Generator”, como forma de possibilitar outras representações com o sujeito surdo na escola. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 18 ago. 2021] |
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