Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Léia Gonçalves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/254
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa ação com abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na brinquedoteca do Hospital Regional da Transamazônica (HRT). A pesquisa por sua vez, ressaltou todos os aspectos levantados como inerentes ao processo de humanização e a afetividade como fios condutores para uma prática integradora que antes de oferecer o direito à educação tem como premissa maior o respeito ao ser humano. Tal prerrogativa se deu devido à inserção cada vez maior da atuação do pedagogo em espaços não-formais de educação, em específico, o hospitalar. Desta forma, procurou-se enfatizar a importância e as contribuições deste atendimento para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social considerando, no entanto as dificuldades de acesso ao lazer e de aprendizagem encontradas neste ambiente em meio às limitações físicas e sociais em decorrência do hospitalismo. Como resultados obtidos esta pesquisa aponta que a Pedagogia Hospitalar trata-se de uma educação humanizadora que considera as manifestações físicas, emocionais e psíquicas das crianças e que há diversas formas de se pensar e fazer educação em hospitais, em especial no lócus da brinquedoteca. Por isso a necessidade de construir e sistematizar uma prática educativa viabilizadora da reintegração de crianças afastadas do convívio educacional, levando em consideração o ritmo diferenciado de desenvolvimento de cada uma. Palavras-chave: Pedagogia hospitalar. Humanização. Prática pedagógica.
id UFOPA-1_5517967222a4a4954d631cd7d7afb8ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolarEste artigo é resultado de uma pesquisa ação com abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na brinquedoteca do Hospital Regional da Transamazônica (HRT). A pesquisa por sua vez, ressaltou todos os aspectos levantados como inerentes ao processo de humanização e a afetividade como fios condutores para uma prática integradora que antes de oferecer o direito à educação tem como premissa maior o respeito ao ser humano. Tal prerrogativa se deu devido à inserção cada vez maior da atuação do pedagogo em espaços não-formais de educação, em específico, o hospitalar. Desta forma, procurou-se enfatizar a importância e as contribuições deste atendimento para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social considerando, no entanto as dificuldades de acesso ao lazer e de aprendizagem encontradas neste ambiente em meio às limitações físicas e sociais em decorrência do hospitalismo. Como resultados obtidos esta pesquisa aponta que a Pedagogia Hospitalar trata-se de uma educação humanizadora que considera as manifestações físicas, emocionais e psíquicas das crianças e que há diversas formas de se pensar e fazer educação em hospitais, em especial no lócus da brinquedoteca. Por isso a necessidade de construir e sistematizar uma prática educativa viabilizadora da reintegração de crianças afastadas do convívio educacional, levando em consideração o ritmo diferenciado de desenvolvimento de cada uma. Palavras-chave: Pedagogia hospitalar. Humanização. Prática pedagógica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/254Revista Exitus; v. 3 n. 1 (2013); 131-1522237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/254/218Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Léia Gonçalves de2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:10.854957Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar
title Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar
spellingShingle Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar
Freitas, Léia Gonçalves de
title_short Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar
title_full Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar
title_fullStr Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar
title_full_unstemmed Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar
title_sort Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar
author Freitas, Léia Gonçalves de
author_facet Freitas, Léia Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Léia Gonçalves de
description Este artigo é resultado de uma pesquisa ação com abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na brinquedoteca do Hospital Regional da Transamazônica (HRT). A pesquisa por sua vez, ressaltou todos os aspectos levantados como inerentes ao processo de humanização e a afetividade como fios condutores para uma prática integradora que antes de oferecer o direito à educação tem como premissa maior o respeito ao ser humano. Tal prerrogativa se deu devido à inserção cada vez maior da atuação do pedagogo em espaços não-formais de educação, em específico, o hospitalar. Desta forma, procurou-se enfatizar a importância e as contribuições deste atendimento para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social considerando, no entanto as dificuldades de acesso ao lazer e de aprendizagem encontradas neste ambiente em meio às limitações físicas e sociais em decorrência do hospitalismo. Como resultados obtidos esta pesquisa aponta que a Pedagogia Hospitalar trata-se de uma educação humanizadora que considera as manifestações físicas, emocionais e psíquicas das crianças e que há diversas formas de se pensar e fazer educação em hospitais, em especial no lócus da brinquedoteca. Por isso a necessidade de construir e sistematizar uma prática educativa viabilizadora da reintegração de crianças afastadas do convívio educacional, levando em consideração o ritmo diferenciado de desenvolvimento de cada uma. Palavras-chave: Pedagogia hospitalar. Humanização. Prática pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/254
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/254/218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 3 n. 1 (2013); 131-152
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036929998848