A brinquedoteca como estímulo à leitura nos espaços que utilizam o livro como brinquedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Enise Cardoso da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175268
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso que busca verificar como as brinquedotecas da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Creche Francesca Zacaro Faraco da UFRGS e da Brinquedoteca UFRGS (Campus do Vale), contribuem para o estímulo à leitura, mediada pelo livro, como brinquedo. Destaca que as brinquedotecas são espaços destinados ao brinquedo livre evidenciando a ludicidade propiciada às crianças. Enfatiza que o estímulo e a mediação da leitura para a criança, começa antes do texto ao texto e, esse primeiro contato, ocorre geralmente por meio da oralidade. Ressalta que os bebês, ainda antes de nascer, quando são considerados fetos, percebem o mundo através dos sentimentos da mãe e, a partir do quinto mês de gestação, já tem audição de ruídos através do útero materno. Relata sobre a importância de conhecer sobre o desenvolvimento dos bebês para garantir os melhores cuidados e estímulos na sua formação infantil Descreve o contexto de estudo das três brinquedotecas no âmbito da UFRGS bem como os sujeitos participantes do estudo: quatro mediadoras e uma coordenadora que atuam nessas instituições. Utiliza como metodologia o estudo de caso, caracterizando-se como pesquisa qualitativa, de natureza básica e de abordagem exploratória. Analisa os dados que foram coletados na entrevista com os sujeitos do estudo. Conclui que as brinquedotecas devem contribuir como um local propício à leitura, no qual, o livro pode estar inserido e ser explorado pelas crianças, possibilitando a interação de maneira lúdica e prazerosa na construção da aprendizagem desde os anos iniciais.
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