Políticas de formação de professores no Brasil e a modalidade a distância: pontos para reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Andréia da Silva Quintanilha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ramalho, Betânia Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/62
Resumo: O artigo se propõe a uma reflexão sobre o papel da educação à distância na formação dos professores da educação básica. O discurso da “democratização” do acesso ao conhecimento, via ambiente virtual não pode perder de vista que há interesses mercadológicos que impulsionam e justificam a modalidade à distância enquanto política educacional, como bem demonstram os Documentos da Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization) e os marcos regulatórios em vigor. Nesse sentido, defendemos que as Novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) demandam análises mais profundas dos seus pressupostos e dos modos pelos quais suas contradições serão resolvidas no contexto da formação de professores brasileiros. Palavras-chave: Política educacional. Educação a Distância. Formação de professores.
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