Políticas de formação de professores no Brasil e a modalidade a distância: pontos para reflexões
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/62 |
Resumo: | O artigo se propõe a uma reflexão sobre o papel da educação à distância na formação dos professores da educação básica. O discurso da “democratização” do acesso ao conhecimento, via ambiente virtual não pode perder de vista que há interesses mercadológicos que impulsionam e justificam a modalidade à distância enquanto política educacional, como bem demonstram os Documentos da Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization) e os marcos regulatórios em vigor. Nesse sentido, defendemos que as Novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) demandam análises mais profundas dos seus pressupostos e dos modos pelos quais suas contradições serão resolvidas no contexto da formação de professores brasileiros. Palavras-chave: Política educacional. Educação a Distância. Formação de professores. |
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Políticas de formação de professores no Brasil e a modalidade a distância: pontos para reflexõesO artigo se propõe a uma reflexão sobre o papel da educação à distância na formação dos professores da educação básica. O discurso da “democratização” do acesso ao conhecimento, via ambiente virtual não pode perder de vista que há interesses mercadológicos que impulsionam e justificam a modalidade à distância enquanto política educacional, como bem demonstram os Documentos da Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization) e os marcos regulatórios em vigor. Nesse sentido, defendemos que as Novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) demandam análises mais profundas dos seus pressupostos e dos modos pelos quais suas contradições serão resolvidas no contexto da formação de professores brasileiros. Palavras-chave: Política educacional. Educação a Distância. Formação de professores.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/62Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 45-552237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/62/62Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Andréia da Silva QuintanilhaRamalho, Betânia Leite2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/62Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:05.932074Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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