O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Modesto, Danyele Cristina Jesuíno, Tomizaki, Cléia Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18
Resumo: Este artigo discute e problematiza o modo como a formação inicial do curso de Pedagogia, especificamente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, contempla o ensino de Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, objetiva apresentar um breve histórico do curso supracitado como formação inicial para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir a formação de leitores, por meio da Literatura Infantil, nesse nível de ensino e; analisar o Projeto Pedagógico do curso elencado, bem como os planos de ensino das disciplinas de Literatura Infantil, Alfabetização e letramento e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. Assim, concluí, pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental, que há uma perda imensurável no projeto pedagógico do curso em vigência com a extinção da disciplina de Literatura Infantil, sendo o conteúdo ‘literatura’ visto de forma superficial em duas disciplinas que não garantem todo o arcabouço teórico que seria ofertado na disciplina extinta. Palavras-chave: Curso de pedagogia. Ensino. Literatura infantil.
id UFOPA-1_6fe19fa585de4c2874800ebe578bc5f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O ensino de literatura infantil na formação inicial do professorEste artigo discute e problematiza o modo como a formação inicial do curso de Pedagogia, especificamente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, contempla o ensino de Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, objetiva apresentar um breve histórico do curso supracitado como formação inicial para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir a formação de leitores, por meio da Literatura Infantil, nesse nível de ensino e; analisar o Projeto Pedagógico do curso elencado, bem como os planos de ensino das disciplinas de Literatura Infantil, Alfabetização e letramento e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. Assim, concluí, pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental, que há uma perda imensurável no projeto pedagógico do curso em vigência com a extinção da disciplina de Literatura Infantil, sendo o conteúdo ‘literatura’ visto de forma superficial em duas disciplinas que não garantem todo o arcabouço teórico que seria ofertado na disciplina extinta. Palavras-chave: Curso de pedagogia. Ensino. Literatura infantil.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 68-872237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18/18Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrais, Jacqueline Lidiane de SouzaModesto, Danyele Cristina JesuínoTomizaki, Cléia Rosa2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:04.515206Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor
title O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor
spellingShingle O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
title_short O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor
title_full O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor
title_fullStr O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor
title_full_unstemmed O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor
title_sort O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor
author Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
author_facet Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Modesto, Danyele Cristina Jesuíno
Tomizaki, Cléia Rosa
author_role author
author2 Modesto, Danyele Cristina Jesuíno
Tomizaki, Cléia Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Modesto, Danyele Cristina Jesuíno
Tomizaki, Cléia Rosa
description Este artigo discute e problematiza o modo como a formação inicial do curso de Pedagogia, especificamente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, contempla o ensino de Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, objetiva apresentar um breve histórico do curso supracitado como formação inicial para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir a formação de leitores, por meio da Literatura Infantil, nesse nível de ensino e; analisar o Projeto Pedagógico do curso elencado, bem como os planos de ensino das disciplinas de Literatura Infantil, Alfabetização e letramento e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. Assim, concluí, pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental, que há uma perda imensurável no projeto pedagógico do curso em vigência com a extinção da disciplina de Literatura Infantil, sendo o conteúdo ‘literatura’ visto de forma superficial em duas disciplinas que não garantem todo o arcabouço teórico que seria ofertado na disciplina extinta. Palavras-chave: Curso de pedagogia. Ensino. Literatura infantil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18/18
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 68-87
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036258910208