O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18 |
Resumo: | Este artigo discute e problematiza o modo como a formação inicial do curso de Pedagogia, especificamente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, contempla o ensino de Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, objetiva apresentar um breve histórico do curso supracitado como formação inicial para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir a formação de leitores, por meio da Literatura Infantil, nesse nível de ensino e; analisar o Projeto Pedagógico do curso elencado, bem como os planos de ensino das disciplinas de Literatura Infantil, Alfabetização e letramento e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. Assim, concluí, pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental, que há uma perda imensurável no projeto pedagógico do curso em vigência com a extinção da disciplina de Literatura Infantil, sendo o conteúdo ‘literatura’ visto de forma superficial em duas disciplinas que não garantem todo o arcabouço teórico que seria ofertado na disciplina extinta. Palavras-chave: Curso de pedagogia. Ensino. Literatura infantil. |
id |
UFOPA-1_6fe19fa585de4c2874800ebe578bc5f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de literatura infantil na formação inicial do professorEste artigo discute e problematiza o modo como a formação inicial do curso de Pedagogia, especificamente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, contempla o ensino de Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, objetiva apresentar um breve histórico do curso supracitado como formação inicial para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir a formação de leitores, por meio da Literatura Infantil, nesse nível de ensino e; analisar o Projeto Pedagógico do curso elencado, bem como os planos de ensino das disciplinas de Literatura Infantil, Alfabetização e letramento e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. Assim, concluí, pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental, que há uma perda imensurável no projeto pedagógico do curso em vigência com a extinção da disciplina de Literatura Infantil, sendo o conteúdo ‘literatura’ visto de forma superficial em duas disciplinas que não garantem todo o arcabouço teórico que seria ofertado na disciplina extinta. Palavras-chave: Curso de pedagogia. Ensino. Literatura infantil.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 68-872237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18/18Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrais, Jacqueline Lidiane de SouzaModesto, Danyele Cristina JesuínoTomizaki, Cléia Rosa2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:04.515206Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor |
title |
O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor |
spellingShingle |
O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
title_short |
O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor |
title_full |
O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor |
title_fullStr |
O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor |
title_full_unstemmed |
O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor |
title_sort |
O ensino de literatura infantil na formação inicial do professor |
author |
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
author_facet |
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Modesto, Danyele Cristina Jesuíno Tomizaki, Cléia Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Modesto, Danyele Cristina Jesuíno Tomizaki, Cléia Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Modesto, Danyele Cristina Jesuíno Tomizaki, Cléia Rosa |
description |
Este artigo discute e problematiza o modo como a formação inicial do curso de Pedagogia, especificamente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, contempla o ensino de Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, objetiva apresentar um breve histórico do curso supracitado como formação inicial para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir a formação de leitores, por meio da Literatura Infantil, nesse nível de ensino e; analisar o Projeto Pedagógico do curso elencado, bem como os planos de ensino das disciplinas de Literatura Infantil, Alfabetização e letramento e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. Assim, concluí, pela pesquisa bibliográfica e pela análise documental, que há uma perda imensurável no projeto pedagógico do curso em vigência com a extinção da disciplina de Literatura Infantil, sendo o conteúdo ‘literatura’ visto de forma superficial em duas disciplinas que não garantem todo o arcabouço teórico que seria ofertado na disciplina extinta. Palavras-chave: Curso de pedagogia. Ensino. Literatura infantil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18/18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 68-87 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036258910208 |