Formação de professores para o desenvolvimento de práxis inclusivas baseadas no desenho universal para a aprendizagem : uma pesquisa colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13317
Resumo: Resumo: A formação de professores e a reorganização do ensino são condições essenciais para favorecer práticas pedagógicas inclusivas Nesse contexto, a proposta de organização curricular do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem sido referenciada para efetivação da educação inclusiva Esta pesquisa teve o objetivo geral de analisar o desenvolvimento de um processo de formação continuada em serviço baseada no DUA, realizado junto às professoras de uma escola atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa colaborativa visando ao aprimoramento do processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) Participaram do processo, treze professoras colaboradoras O método adotado foi a pesquisa colaborativa e a coleta dos dados se deu em quatro fases: a sensibilização das docentes; o levantamento das necessidades formativas dos docentes; o desenvolvimento de um programa de formação e; a avaliação final, por meio de entrevistas, observações em sala de aula, ciclos de estudos, práticas reflexivas, planejamento e participação colaborativa da pesquisadora em sala de aula, com gravação em áudio de todas as sessões desenvolvidas O tratamento dos dados efetivou-se por meio da análise de conteúdo e de episódios Os resultados foram organizados em categorias, conforme as quatro fases de coleta de dados da pesquisa Após o aceite de todas as professoras e reconhecimento da importância da proposta, foram levantadas as seguintes necessidades de formação: a) Concepção de educação inclusiva; b) Formação para a organização das práticas pedagógicas junto aos alunos com NEE; c) Planejamento do ensino; d) Prática pedagógica, que representaram as necessidades formativas das docentes, os quais compuseram os conteúdos trabalhados no processo de formação No desenvolvimento do processo de formação com foco no planejamento de ensino e na prática pedagógica, a partir do DUA, as professoras colaboradoras passaram a planificar os princípios na prática pedagógica, elaboraram atividades adequadas, bem como, utilizaram recursos didáticos que favoreceram à aprendizagem de todos os alunos Foram constatadas contribuições advindas do processo formativo por meio das mudanças ocorridas nos planos de aulas e nas práticas pedagógicas efetivas das docentes Evidenciou-se o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras colaboradoras, não somente em relação aos alunos com NEE, mas no favorecimento do ensino visando à aprendizagem de todos os estudantes De modo geral, os resultados reafirmam as potencialidades da formação colaborativa que promoveram um efeito de mudança na atuação das docentes, bem como, evidenciaram a importância do DUA como conteúdo formativo para práxis inclusiva atendendo às necessidades vivenciadas pelas professoras colaboradoras em seu contexto de trabalho Esperamos que as evidências desta pesquisa possam subsidiar políticas de formação docente, contemplando os conhecimentos e as possibilidades de aplicação do DUA associado à pesquisa colaborativa nos diferentes níveis de ensino, a fim de favorecer a melhoria na qualidade do ensino e, consequentemente, a aprendizagem de todos os alunos
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o levantamento das necessidades formativas dos docentes; o desenvolvimento de um programa de formação e; a avaliação final, por meio de entrevistas, observações em sala de aula, ciclos de estudos, práticas reflexivas, planejamento e participação colaborativa da pesquisadora em sala de aula, com gravação em áudio de todas as sessões desenvolvidas O tratamento dos dados efetivou-se por meio da análise de conteúdo e de episódios Os resultados foram organizados em categorias, conforme as quatro fases de coleta de dados da pesquisa Após o aceite de todas as professoras e reconhecimento da importância da proposta, foram levantadas as seguintes necessidades de formação: a) Concepção de educação inclusiva; b) Formação para a organização das práticas pedagógicas junto aos alunos com NEE; c) Planejamento do ensino; d) Prática pedagógica, que representaram as necessidades formativas das docentes, os quais compuseram os conteúdos trabalhados no processo de formação No desenvolvimento do processo de formação com foco no planejamento de ensino e na prática pedagógica, a partir do DUA, as professoras colaboradoras passaram a planificar os princípios na prática pedagógica, elaboraram atividades adequadas, bem como, utilizaram recursos didáticos que favoreceram à aprendizagem de todos os alunos Foram constatadas contribuições advindas do processo formativo por meio das mudanças ocorridas nos planos de aulas e nas práticas pedagógicas efetivas das docentes Evidenciou-se o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras colaboradoras, não somente em relação aos alunos com NEE, mas no favorecimento do ensino visando à aprendizagem de todos os estudantes De modo geral, os resultados reafirmam as potencialidades da formação colaborativa que promoveram um efeito de mudança na atuação das docentes, bem como, evidenciaram a importância do DUA como conteúdo formativo para práxis inclusiva atendendo às necessidades vivenciadas pelas professoras colaboradoras em seu contexto de trabalho Esperamos que as evidências desta pesquisa possam subsidiar políticas de formação docente, contemplando os conhecimentos e as possibilidades de aplicação do DUA associado à pesquisa colaborativa nos diferentes níveis de ensino, a fim de favorecer a melhoria na qualidade do ensino e, consequentemente, a aprendizagem de todos os alunosTese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Teacher education and reorganization of teaching are essential conditions for promoting inclusive pedagogical practices In that context, the proposed curriculum organization of the Universal Design for Learning (UDL) has been referenced for the realization of inclusive education This research had the general objective of analyzing the development of a process of continuous in-service education based on the UDL, carried out with the teachers of a school active in the initial years of Primary Education, through a collaborative research aimed at improving the process of inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) Thirteen teachers took part in the process The method adopted was the collaborative research and the collection of data took place in four stages: the awareness of the teachers; the survey of teachers' education needs; the development of an education program and the final evaluation, through interviews, classroom observations, study cycles, reflective practices, planning and collaborative participation of the researcher in the classroom, with audio recording of all the sessions developed The treatment of the data was carried out through the analysis of content and episodes The results were organized into categories, according to the four stages of research data collection After the acceptance of all the teachers and recognition of the importance of the proposal, the following education needs were raised: a) Conception of inclusive education; b) Education for the organization of pedagogical practices with SEN students; c) Teaching planning; d) Pedagogical practice, which represented the education needs of the teachers, who composed the contents worked in the education process In the development of the education process focused on the teaching planning and pedagogical practice, from the UDL, the collaborating teachers started to plan the principles in the pedagogical practice, elaborated adequate activities, as well as used didactic resources that favored the learning of all the students Contributions coming from the educational process were verified through the changes occurred in the class plans and in the effective pedagogical practices of the teachers The improvement of the pedagogical work developed by the collaborating teachers was evident, not only in relation to the students with SEN, but in the favoring of the teaching aiming at the learning of all the students In general, the results reaffirm the potential of collaborative formation that promoted a change effect in the teachers' performance, as well as the importance of the UDL as an educational content for inclusive praxis, meeting the needs experienced by the collaborating teachers in their work context We hope that the evidence of this research can support policies for teacher education, considering the knowledge and possibilities of UDL application associated with collaborative research at different levels of teaching, in order to encourage improvement in the quality of teaching and, consequently, learning for all studentsVitaliano, Célia Regina [Orientador]Heredero, Eladio SebastianCapellini, Vera Lúcia Messias FialhoRosa, Vanderley Flor daAlliprandini, Paula Mariza ZeduPrais, Jacqueline Lidiane de Souza2024-05-01T14:12:13Z2024-05-01T14:12:13Z2020.0016.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13317porDoutoradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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