Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Emerson Silva de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lara, Isabel Cristina Machado, Ramos, Maurivan Güntzel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397
Resumo: Este artigo apresenta uma visão geral das principais concepções sobre Modelagem Matemática no contexto educacional como parte do processo de pesquisa em sala de aula. Objetiva investigar em uma abordagem teórica as convergências e divergências entre três concepções de Modelagem, e identificar o favorecimento do processo educativo pelo seu uso, levando em conta essas convergências e divergências. Para isso, são consideradas três publicações que apresentam de uma forma simplificada essas concepções. São elas: Modelagem Matemática na Educação em sua essência (BIEMBENGUT, 2014); Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula (BURAK, 2010); e, Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? (BARBOSA, 2004). Identifica que as três publicações sinalizam convergência nos aspectos mais essenciais da utilização da Modelagem, propiciando assim, a integração desta com alguns aspectos da pesquisa em sala de aula, além de apontar uma aproximação das três concepções de Modelagem na Educação para um favorecimento dos processos ensino e aprendizagem de Matemática e de outras Ciências. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Pesquisa em Sala de Aula. Educação Matemática.
id UFOPA-1_72c069d515a2da17a60cd69f484a5d17
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/397
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemáticaEste artigo apresenta uma visão geral das principais concepções sobre Modelagem Matemática no contexto educacional como parte do processo de pesquisa em sala de aula. Objetiva investigar em uma abordagem teórica as convergências e divergências entre três concepções de Modelagem, e identificar o favorecimento do processo educativo pelo seu uso, levando em conta essas convergências e divergências. Para isso, são consideradas três publicações que apresentam de uma forma simplificada essas concepções. São elas: Modelagem Matemática na Educação em sua essência (BIEMBENGUT, 2014); Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula (BURAK, 2010); e, Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? (BARBOSA, 2004). Identifica que as três publicações sinalizam convergência nos aspectos mais essenciais da utilização da Modelagem, propiciando assim, a integração desta com alguns aspectos da pesquisa em sala de aula, além de apontar uma aproximação das três concepções de Modelagem na Educação para um favorecimento dos processos ensino e aprendizagem de Matemática e de outras Ciências. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Pesquisa em Sala de Aula. Educação Matemática.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/39710.24065/2237-9460.2018v8n1ID397Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 250-2752237-946010.24065/2237-9460.2018v8n1reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397/308Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Emerson Silva deLara, Isabel Cristina MachadoRamos, Maurivan Güntzel2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/397Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:12.909954Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática
title Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática
spellingShingle Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática
Sousa, Emerson Silva de
title_short Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática
title_full Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática
title_fullStr Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática
title_full_unstemmed Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática
title_sort Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática
author Sousa, Emerson Silva de
author_facet Sousa, Emerson Silva de
Lara, Isabel Cristina Machado
Ramos, Maurivan Güntzel
author_role author
author2 Lara, Isabel Cristina Machado
Ramos, Maurivan Güntzel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Emerson Silva de
Lara, Isabel Cristina Machado
Ramos, Maurivan Güntzel
description Este artigo apresenta uma visão geral das principais concepções sobre Modelagem Matemática no contexto educacional como parte do processo de pesquisa em sala de aula. Objetiva investigar em uma abordagem teórica as convergências e divergências entre três concepções de Modelagem, e identificar o favorecimento do processo educativo pelo seu uso, levando em conta essas convergências e divergências. Para isso, são consideradas três publicações que apresentam de uma forma simplificada essas concepções. São elas: Modelagem Matemática na Educação em sua essência (BIEMBENGUT, 2014); Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula (BURAK, 2010); e, Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? (BARBOSA, 2004). Identifica que as três publicações sinalizam convergência nos aspectos mais essenciais da utilização da Modelagem, propiciando assim, a integração desta com alguns aspectos da pesquisa em sala de aula, além de apontar uma aproximação das três concepções de Modelagem na Educação para um favorecimento dos processos ensino e aprendizagem de Matemática e de outras Ciências. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Pesquisa em Sala de Aula. Educação Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397
10.24065/2237-9460.2018v8n1ID397
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397/308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 250-275
2237-9460
10.24065/2237-9460.2018v8n1
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037368303616