Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma visão geral das principais concepções sobre Modelagem Matemática no contexto educacional como parte do processo de pesquisa em sala de aula. Objetiva investigar em uma abordagem teórica as convergências e divergências entre três concepções de Modelagem, e identificar o favorecimento do processo educativo pelo seu uso, levando em conta essas convergências e divergências. Para isso, são consideradas três publicações que apresentam de uma forma simplificada essas concepções. São elas: Modelagem Matemática na Educação em sua essência (BIEMBENGUT, 2014); Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula (BURAK, 2010); e, Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? (BARBOSA, 2004). Identifica que as três publicações sinalizam convergência nos aspectos mais essenciais da utilização da Modelagem, propiciando assim, a integração desta com alguns aspectos da pesquisa em sala de aula, além de apontar uma aproximação das três concepções de Modelagem na Educação para um favorecimento dos processos ensino e aprendizagem de Matemática e de outras Ciências. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Pesquisa em Sala de Aula. Educação Matemática. |
id |
UFOPA-1_72c069d515a2da17a60cd69f484a5d17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/397 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemáticaEste artigo apresenta uma visão geral das principais concepções sobre Modelagem Matemática no contexto educacional como parte do processo de pesquisa em sala de aula. Objetiva investigar em uma abordagem teórica as convergências e divergências entre três concepções de Modelagem, e identificar o favorecimento do processo educativo pelo seu uso, levando em conta essas convergências e divergências. Para isso, são consideradas três publicações que apresentam de uma forma simplificada essas concepções. São elas: Modelagem Matemática na Educação em sua essência (BIEMBENGUT, 2014); Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula (BURAK, 2010); e, Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? (BARBOSA, 2004). Identifica que as três publicações sinalizam convergência nos aspectos mais essenciais da utilização da Modelagem, propiciando assim, a integração desta com alguns aspectos da pesquisa em sala de aula, além de apontar uma aproximação das três concepções de Modelagem na Educação para um favorecimento dos processos ensino e aprendizagem de Matemática e de outras Ciências. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Pesquisa em Sala de Aula. Educação Matemática.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/39710.24065/2237-9460.2018v8n1ID397Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 250-2752237-946010.24065/2237-9460.2018v8n1reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397/308Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Emerson Silva deLara, Isabel Cristina MachadoRamos, Maurivan Güntzel2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/397Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:12.909954Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática |
title |
Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática |
spellingShingle |
Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática Sousa, Emerson Silva de |
title_short |
Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática |
title_full |
Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática |
title_fullStr |
Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática |
title_full_unstemmed |
Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática |
title_sort |
Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática |
author |
Sousa, Emerson Silva de |
author_facet |
Sousa, Emerson Silva de Lara, Isabel Cristina Machado Ramos, Maurivan Güntzel |
author_role |
author |
author2 |
Lara, Isabel Cristina Machado Ramos, Maurivan Güntzel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Emerson Silva de Lara, Isabel Cristina Machado Ramos, Maurivan Güntzel |
description |
Este artigo apresenta uma visão geral das principais concepções sobre Modelagem Matemática no contexto educacional como parte do processo de pesquisa em sala de aula. Objetiva investigar em uma abordagem teórica as convergências e divergências entre três concepções de Modelagem, e identificar o favorecimento do processo educativo pelo seu uso, levando em conta essas convergências e divergências. Para isso, são consideradas três publicações que apresentam de uma forma simplificada essas concepções. São elas: Modelagem Matemática na Educação em sua essência (BIEMBENGUT, 2014); Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula (BURAK, 2010); e, Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? (BARBOSA, 2004). Identifica que as três publicações sinalizam convergência nos aspectos mais essenciais da utilização da Modelagem, propiciando assim, a integração desta com alguns aspectos da pesquisa em sala de aula, além de apontar uma aproximação das três concepções de Modelagem na Educação para um favorecimento dos processos ensino e aprendizagem de Matemática e de outras Ciências. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Pesquisa em Sala de Aula. Educação Matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID397 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2018v8n1ID397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/397/308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 250-275 2237-9460 10.24065/2237-9460.2018v8n1 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037368303616 |