O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barleta, Ilma de Andrade
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Selma Naiara Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60
Resumo: O objetivo central desse estudo consiste em discutir as atuais demandas formativas dos docentes do ensino público municipal de Macapá, a partir dos indicadores do PAR, para compreender os desafios apresentados para as políticas públicas de formação de professores. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar nossos estudos sobre a temática formação docente; fizemos o levantamento de dados educacionais relacionados aos objetivos desse artigo e também realizamos análise documental do PAR do município de Macapá (2011-2014), no tocante aos indicadores da Dimensão “Formação de Professores”. O texto está organizado em duas seções, na primeira discutimos o trabalho docente, a formação de professores e a política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e, na segunda seção trazemos o diagnóstico sobre a formação docente no PAR do município de Macapá. Nas considerações finais sinalizamos os desafios apresentados para o sistema de ensino e para as políticas educacionais.Palavras-chave: Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Sistema de Ensino Municipal de Macapá.
id UFOPA-1_75d79f624a467bf225fc98a413d27c6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questãoO objetivo central desse estudo consiste em discutir as atuais demandas formativas dos docentes do ensino público municipal de Macapá, a partir dos indicadores do PAR, para compreender os desafios apresentados para as políticas públicas de formação de professores. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar nossos estudos sobre a temática formação docente; fizemos o levantamento de dados educacionais relacionados aos objetivos desse artigo e também realizamos análise documental do PAR do município de Macapá (2011-2014), no tocante aos indicadores da Dimensão “Formação de Professores”. O texto está organizado em duas seções, na primeira discutimos o trabalho docente, a formação de professores e a política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e, na segunda seção trazemos o diagnóstico sobre a formação docente no PAR do município de Macapá. Nas considerações finais sinalizamos os desafios apresentados para o sistema de ensino e para as políticas educacionais.Palavras-chave: Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Sistema de Ensino Municipal de Macapá.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60Revista Exitus; v. 5 n. 2 (2015); 69-822237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60/60Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarleta, Ilma de AndradeSousa, Selma Naiara Araújo de2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:05.859682Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão
title O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão
spellingShingle O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão
Barleta, Ilma de Andrade
title_short O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão
title_full O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão
title_fullStr O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão
title_full_unstemmed O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão
title_sort O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão
author Barleta, Ilma de Andrade
author_facet Barleta, Ilma de Andrade
Sousa, Selma Naiara Araújo de
author_role author
author2 Sousa, Selma Naiara Araújo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barleta, Ilma de Andrade
Sousa, Selma Naiara Araújo de
description O objetivo central desse estudo consiste em discutir as atuais demandas formativas dos docentes do ensino público municipal de Macapá, a partir dos indicadores do PAR, para compreender os desafios apresentados para as políticas públicas de formação de professores. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar nossos estudos sobre a temática formação docente; fizemos o levantamento de dados educacionais relacionados aos objetivos desse artigo e também realizamos análise documental do PAR do município de Macapá (2011-2014), no tocante aos indicadores da Dimensão “Formação de Professores”. O texto está organizado em duas seções, na primeira discutimos o trabalho docente, a formação de professores e a política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e, na segunda seção trazemos o diagnóstico sobre a formação docente no PAR do município de Macapá. Nas considerações finais sinalizamos os desafios apresentados para o sistema de ensino e para as políticas educacionais.Palavras-chave: Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Sistema de Ensino Municipal de Macapá.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60/60
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 5 n. 2 (2015); 69-82
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036303998976