O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60 |
Resumo: | O objetivo central desse estudo consiste em discutir as atuais demandas formativas dos docentes do ensino público municipal de Macapá, a partir dos indicadores do PAR, para compreender os desafios apresentados para as políticas públicas de formação de professores. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar nossos estudos sobre a temática formação docente; fizemos o levantamento de dados educacionais relacionados aos objetivos desse artigo e também realizamos análise documental do PAR do município de Macapá (2011-2014), no tocante aos indicadores da Dimensão “Formação de Professores”. O texto está organizado em duas seções, na primeira discutimos o trabalho docente, a formação de professores e a política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e, na segunda seção trazemos o diagnóstico sobre a formação docente no PAR do município de Macapá. Nas considerações finais sinalizamos os desafios apresentados para o sistema de ensino e para as políticas educacionais.Palavras-chave: Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Sistema de Ensino Municipal de Macapá. |
id |
UFOPA-1_75d79f624a467bf225fc98a413d27c6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questãoO objetivo central desse estudo consiste em discutir as atuais demandas formativas dos docentes do ensino público municipal de Macapá, a partir dos indicadores do PAR, para compreender os desafios apresentados para as políticas públicas de formação de professores. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar nossos estudos sobre a temática formação docente; fizemos o levantamento de dados educacionais relacionados aos objetivos desse artigo e também realizamos análise documental do PAR do município de Macapá (2011-2014), no tocante aos indicadores da Dimensão “Formação de Professores”. O texto está organizado em duas seções, na primeira discutimos o trabalho docente, a formação de professores e a política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e, na segunda seção trazemos o diagnóstico sobre a formação docente no PAR do município de Macapá. Nas considerações finais sinalizamos os desafios apresentados para o sistema de ensino e para as políticas educacionais.Palavras-chave: Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Sistema de Ensino Municipal de Macapá.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60Revista Exitus; v. 5 n. 2 (2015); 69-822237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60/60Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarleta, Ilma de AndradeSousa, Selma Naiara Araújo de2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:05.859682Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão |
title |
O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão |
spellingShingle |
O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão Barleta, Ilma de Andrade |
title_short |
O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão |
title_full |
O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão |
title_fullStr |
O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão |
title_full_unstemmed |
O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão |
title_sort |
O plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: a formação docente em questão |
author |
Barleta, Ilma de Andrade |
author_facet |
Barleta, Ilma de Andrade Sousa, Selma Naiara Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Selma Naiara Araújo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barleta, Ilma de Andrade Sousa, Selma Naiara Araújo de |
description |
O objetivo central desse estudo consiste em discutir as atuais demandas formativas dos docentes do ensino público municipal de Macapá, a partir dos indicadores do PAR, para compreender os desafios apresentados para as políticas públicas de formação de professores. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica com o intuito de aprofundar nossos estudos sobre a temática formação docente; fizemos o levantamento de dados educacionais relacionados aos objetivos desse artigo e também realizamos análise documental do PAR do município de Macapá (2011-2014), no tocante aos indicadores da Dimensão “Formação de Professores”. O texto está organizado em duas seções, na primeira discutimos o trabalho docente, a formação de professores e a política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e, na segunda seção trazemos o diagnóstico sobre a formação docente no PAR do município de Macapá. Nas considerações finais sinalizamos os desafios apresentados para o sistema de ensino e para as políticas educacionais.Palavras-chave: Formação de Professores. Plano de Ações Articuladas. Sistema de Ensino Municipal de Macapá. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/60/60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 5 n. 2 (2015); 69-82 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036303998976 |