O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo discutir o papel da monitoria na formação de professores e professoras. Consideramos a sala de aula e a docência como espaço de pesquisa, de reflexão, de aprendizagem e profissionalização da docência. Nessa visão, inclui-se a compreensão do processo educativo, o sentido, o papel social e ético do magistério que deve ser linha mestra na formação inicial e continuada dos educadores. Na nossa visão, a aproximação dos estudantes de licenciatura com a monitoria significa uma possibilidade de aprendizagem ímpar para o futuro professor e professora. Com base nestas anotações, buscamos a partir do campo metodológico e bibliográfico confrontarmos os autores do campo da pesquisa e formação de professores com a nossa experiência de trabalho. Chegamos à conclusão que existe a necessidade da reflexão sobre a importância da monitoria na universidade. Palavras-chave: Monitoria. Formação de professores. Contexto atual. |
id |
UFOPA-1_7871557048ac5319dddba1d9191e61ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/100 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atualEste texto tem como objetivo discutir o papel da monitoria na formação de professores e professoras. Consideramos a sala de aula e a docência como espaço de pesquisa, de reflexão, de aprendizagem e profissionalização da docência. Nessa visão, inclui-se a compreensão do processo educativo, o sentido, o papel social e ético do magistério que deve ser linha mestra na formação inicial e continuada dos educadores. Na nossa visão, a aproximação dos estudantes de licenciatura com a monitoria significa uma possibilidade de aprendizagem ímpar para o futuro professor e professora. Com base nestas anotações, buscamos a partir do campo metodológico e bibliográfico confrontarmos os autores do campo da pesquisa e formação de professores com a nossa experiência de trabalho. Chegamos à conclusão que existe a necessidade da reflexão sobre a importância da monitoria na universidade. Palavras-chave: Monitoria. Formação de professores. Contexto atual.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100Revista Exitus; v. 2 n. 2 (2012); 33-472237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100/100Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Roseane Maria deLira, Tatiane Hilário deOliveira, Michelle Pereira dePalmeira, Ana Paula2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/100Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:07.331667Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual |
title |
O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual |
spellingShingle |
O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual Amorim, Roseane Maria de |
title_short |
O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual |
title_full |
O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual |
title_fullStr |
O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual |
title_full_unstemmed |
O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual |
title_sort |
O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual |
author |
Amorim, Roseane Maria de |
author_facet |
Amorim, Roseane Maria de Lira, Tatiane Hilário de Oliveira, Michelle Pereira de Palmeira, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Lira, Tatiane Hilário de Oliveira, Michelle Pereira de Palmeira, Ana Paula |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Roseane Maria de Lira, Tatiane Hilário de Oliveira, Michelle Pereira de Palmeira, Ana Paula |
description |
Este texto tem como objetivo discutir o papel da monitoria na formação de professores e professoras. Consideramos a sala de aula e a docência como espaço de pesquisa, de reflexão, de aprendizagem e profissionalização da docência. Nessa visão, inclui-se a compreensão do processo educativo, o sentido, o papel social e ético do magistério que deve ser linha mestra na formação inicial e continuada dos educadores. Na nossa visão, a aproximação dos estudantes de licenciatura com a monitoria significa uma possibilidade de aprendizagem ímpar para o futuro professor e professora. Com base nestas anotações, buscamos a partir do campo metodológico e bibliográfico confrontarmos os autores do campo da pesquisa e formação de professores com a nossa experiência de trabalho. Chegamos à conclusão que existe a necessidade da reflexão sobre a importância da monitoria na universidade. Palavras-chave: Monitoria. Formação de professores. Contexto atual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100/100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 2 n. 2 (2012); 33-47 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036354330624 |