O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Roseane Maria de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lira, Tatiane Hilário de, Oliveira, Michelle Pereira de, Palmeira, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100
Resumo: Este texto tem como objetivo discutir o papel da monitoria na formação de professores e professoras. Consideramos a sala de aula e a docência como espaço de pesquisa, de reflexão, de aprendizagem e profissionalização da docência. Nessa visão, inclui-se a compreensão do processo educativo, o sentido, o papel social e ético do magistério que deve ser linha mestra na formação inicial e continuada dos educadores. Na nossa visão, a aproximação dos estudantes de licenciatura com a monitoria significa uma possibilidade de aprendizagem ímpar para o futuro professor e professora. Com base nestas anotações, buscamos a partir do campo metodológico e bibliográfico confrontarmos os autores do campo da pesquisa e formação de professores com a nossa experiência de trabalho. Chegamos à conclusão que existe a necessidade da reflexão sobre a importância da monitoria na universidade. Palavras-chave: Monitoria. Formação de professores. Contexto atual.
id UFOPA-1_7871557048ac5319dddba1d9191e61ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/100
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atualEste texto tem como objetivo discutir o papel da monitoria na formação de professores e professoras. Consideramos a sala de aula e a docência como espaço de pesquisa, de reflexão, de aprendizagem e profissionalização da docência. Nessa visão, inclui-se a compreensão do processo educativo, o sentido, o papel social e ético do magistério que deve ser linha mestra na formação inicial e continuada dos educadores. Na nossa visão, a aproximação dos estudantes de licenciatura com a monitoria significa uma possibilidade de aprendizagem ímpar para o futuro professor e professora. Com base nestas anotações, buscamos a partir do campo metodológico e bibliográfico confrontarmos os autores do campo da pesquisa e formação de professores com a nossa experiência de trabalho. Chegamos à conclusão que existe a necessidade da reflexão sobre a importância da monitoria na universidade. Palavras-chave: Monitoria. Formação de professores. Contexto atual.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100Revista Exitus; v. 2 n. 2 (2012); 33-472237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100/100Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Roseane Maria deLira, Tatiane Hilário deOliveira, Michelle Pereira dePalmeira, Ana Paula2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/100Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:07.331667Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual
title O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual
spellingShingle O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual
Amorim, Roseane Maria de
title_short O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual
title_full O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual
title_fullStr O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual
title_full_unstemmed O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual
title_sort O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual
author Amorim, Roseane Maria de
author_facet Amorim, Roseane Maria de
Lira, Tatiane Hilário de
Oliveira, Michelle Pereira de
Palmeira, Ana Paula
author_role author
author2 Lira, Tatiane Hilário de
Oliveira, Michelle Pereira de
Palmeira, Ana Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Roseane Maria de
Lira, Tatiane Hilário de
Oliveira, Michelle Pereira de
Palmeira, Ana Paula
description Este texto tem como objetivo discutir o papel da monitoria na formação de professores e professoras. Consideramos a sala de aula e a docência como espaço de pesquisa, de reflexão, de aprendizagem e profissionalização da docência. Nessa visão, inclui-se a compreensão do processo educativo, o sentido, o papel social e ético do magistério que deve ser linha mestra na formação inicial e continuada dos educadores. Na nossa visão, a aproximação dos estudantes de licenciatura com a monitoria significa uma possibilidade de aprendizagem ímpar para o futuro professor e professora. Com base nestas anotações, buscamos a partir do campo metodológico e bibliográfico confrontarmos os autores do campo da pesquisa e formação de professores com a nossa experiência de trabalho. Chegamos à conclusão que existe a necessidade da reflexão sobre a importância da monitoria na universidade. Palavras-chave: Monitoria. Formação de professores. Contexto atual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100/100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 2 n. 2 (2012); 33-47
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036354330624