Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1113 |
Resumo: | A pesquisa ressalta a importância da educação ambiental como referência socioambiental para o conjunto de práticas educativas, articulada ao contexto das bacias hidrográficas. O estudo foi realizado junto aos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, localizada em Ilha Solteira/SP. As atividades foram organizadas em aulas práticas e teóricas com enfoque na região de Ilha Solteira e na Bacia Hidrográfica do rio São José dos Dourados. A discussão e análise da pesquisa encontra-se estruturada a partir do instrumento metodológico do Grupo Focal, proposta por Gui (2003). Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, de acordo com os princípios sistematizados em Bardin (2010). Verificou-se que os recursos metodológicos utilizados constituíram um grande facilitador para a obtenção do aprendizado dos alunos, em relação ao conceito de bacia hidrográfica que deve ser trabalhado nas escolas de forma interdisciplinar, para a compreensão de que a mesma constitui um sistema complexo de interações entre os componentes biológicos, geológicos, hidrológicos e antropogênicos em uma região, contemplando-se mais estudos que mostrem à comunidade. Além disso, constatou-se que a técnica do Grupo Focal caracterizou-se como um excelente espaço de reflexão. Os sujeitos da pesquisa consideraram que as interações foram importantes momentos de troca de experiências e reflexão da própria prática como aprendizagem para o grupo. Palavras-chave: Educação ambiental. Ensino fundamental. Grupo focal. |
id |
UFOPA-1_8061dae1c4d42424cdd8f38fea5800f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1113 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolarA pesquisa ressalta a importância da educação ambiental como referência socioambiental para o conjunto de práticas educativas, articulada ao contexto das bacias hidrográficas. O estudo foi realizado junto aos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, localizada em Ilha Solteira/SP. As atividades foram organizadas em aulas práticas e teóricas com enfoque na região de Ilha Solteira e na Bacia Hidrográfica do rio São José dos Dourados. A discussão e análise da pesquisa encontra-se estruturada a partir do instrumento metodológico do Grupo Focal, proposta por Gui (2003). Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, de acordo com os princípios sistematizados em Bardin (2010). Verificou-se que os recursos metodológicos utilizados constituíram um grande facilitador para a obtenção do aprendizado dos alunos, em relação ao conceito de bacia hidrográfica que deve ser trabalhado nas escolas de forma interdisciplinar, para a compreensão de que a mesma constitui um sistema complexo de interações entre os componentes biológicos, geológicos, hidrológicos e antropogênicos em uma região, contemplando-se mais estudos que mostrem à comunidade. Além disso, constatou-se que a técnica do Grupo Focal caracterizou-se como um excelente espaço de reflexão. Os sujeitos da pesquisa consideraram que as interações foram importantes momentos de troca de experiências e reflexão da própria prática como aprendizagem para o grupo. Palavras-chave: Educação ambiental. Ensino fundamental. Grupo focal.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/111310.24065/2237-9460.2019v9n5ID1113Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 421-4472237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1113/604Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Thayline VieiraDornfeld, Carolina Buso2019-12-11T14:22:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1113Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:20.020959Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar |
title |
Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar |
spellingShingle |
Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar Queiroz, Thayline Vieira |
title_short |
Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar |
title_full |
Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar |
title_fullStr |
Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar |
title_sort |
Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar |
author |
Queiroz, Thayline Vieira |
author_facet |
Queiroz, Thayline Vieira Dornfeld, Carolina Buso |
author_role |
author |
author2 |
Dornfeld, Carolina Buso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Thayline Vieira Dornfeld, Carolina Buso |
description |
A pesquisa ressalta a importância da educação ambiental como referência socioambiental para o conjunto de práticas educativas, articulada ao contexto das bacias hidrográficas. O estudo foi realizado junto aos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, localizada em Ilha Solteira/SP. As atividades foram organizadas em aulas práticas e teóricas com enfoque na região de Ilha Solteira e na Bacia Hidrográfica do rio São José dos Dourados. A discussão e análise da pesquisa encontra-se estruturada a partir do instrumento metodológico do Grupo Focal, proposta por Gui (2003). Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, de acordo com os princípios sistematizados em Bardin (2010). Verificou-se que os recursos metodológicos utilizados constituíram um grande facilitador para a obtenção do aprendizado dos alunos, em relação ao conceito de bacia hidrográfica que deve ser trabalhado nas escolas de forma interdisciplinar, para a compreensão de que a mesma constitui um sistema complexo de interações entre os componentes biológicos, geológicos, hidrológicos e antropogênicos em uma região, contemplando-se mais estudos que mostrem à comunidade. Além disso, constatou-se que a técnica do Grupo Focal caracterizou-se como um excelente espaço de reflexão. Os sujeitos da pesquisa consideraram que as interações foram importantes momentos de troca de experiências e reflexão da própria prática como aprendizagem para o grupo. Palavras-chave: Educação ambiental. Ensino fundamental. Grupo focal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1113 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1113 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1113 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1113/604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 421-447 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038295244800 |