PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145 |
Resumo: | Este artigo relata os resultados obtidos numa pesquisa que investigou as percepções dos estudantes em formação inicial em química sobre os efeitos da integração pedagógica inovadora em sala de aula ao utilizar o Escape Room Pedagógico Portátil (ERPP). Diante dessa consideração, buscamos contribuir com resultados empíricos obtidos por meio da análise teórica sobre o potencial deste jogo na educação química. O jogo foi elaborado visando reforçar conceitos importantes abordados em um módulo do curso de química geral. Utilizamos um desenho de pesquisa pautado no paradigma interpretativo de métodos qualitativos por meio de estudo descritivo. Os resultados qualitativos sugerem uma melhora significativa no fluxo de sala de aula, aumento da motivação, desenvolvimento de habilidades, etc. O jogo quando utilizado de forma eficaz funciona como uma ferramenta didática de baixo custo e com alto impacto na aprendizagem dos alunos. Por fim, implicações para a prática e direções para pesquisas futuras são discutidas. |
id |
UFOPA-1_81d1635c3750b4b03afee103cfa82572 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2145 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de químicaDidatização LúdicaSala de fugaConceitos científicosFormação inicialPlayful DidatizationEscape roomScientific conceptsInitial formationDidatización LúdicaSala de escapeConceptos científicosFormación inicialEste artigo relata os resultados obtidos numa pesquisa que investigou as percepções dos estudantes em formação inicial em química sobre os efeitos da integração pedagógica inovadora em sala de aula ao utilizar o Escape Room Pedagógico Portátil (ERPP). Diante dessa consideração, buscamos contribuir com resultados empíricos obtidos por meio da análise teórica sobre o potencial deste jogo na educação química. O jogo foi elaborado visando reforçar conceitos importantes abordados em um módulo do curso de química geral. Utilizamos um desenho de pesquisa pautado no paradigma interpretativo de métodos qualitativos por meio de estudo descritivo. Os resultados qualitativos sugerem uma melhora significativa no fluxo de sala de aula, aumento da motivação, desenvolvimento de habilidades, etc. O jogo quando utilizado de forma eficaz funciona como uma ferramenta didática de baixo custo e com alto impacto na aprendizagem dos alunos. Por fim, implicações para a prática e direções para pesquisas futuras são discutidas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2023-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/214510.24065/2237-9460.2023v13n1ID2145Revista Exitus; v. 13 (2023); e0230052237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145/1302Copyright (c) 2023 Maria das Graças Cleophas, Everton Bedinhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCleophas, Maria das GraçasBedin, Everton2023-01-10T21:29:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2145Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:33.336635Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química |
title |
PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química |
spellingShingle |
PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química Cleophas, Maria das Graças Didatização Lúdica Sala de fuga Conceitos científicos Formação inicial Playful Didatization Escape room Scientific concepts Initial formation Didatización Lúdica Sala de escape Conceptos científicos Formación inicial |
title_short |
PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química |
title_full |
PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química |
title_fullStr |
PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química |
title_sort |
PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química |
author |
Cleophas, Maria das Graças |
author_facet |
Cleophas, Maria das Graças Bedin, Everton |
author_role |
author |
author2 |
Bedin, Everton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cleophas, Maria das Graças Bedin, Everton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didatização Lúdica Sala de fuga Conceitos científicos Formação inicial Playful Didatization Escape room Scientific concepts Initial formation Didatización Lúdica Sala de escape Conceptos científicos Formación inicial |
topic |
Didatização Lúdica Sala de fuga Conceitos científicos Formação inicial Playful Didatization Escape room Scientific concepts Initial formation Didatización Lúdica Sala de escape Conceptos científicos Formación inicial |
description |
Este artigo relata os resultados obtidos numa pesquisa que investigou as percepções dos estudantes em formação inicial em química sobre os efeitos da integração pedagógica inovadora em sala de aula ao utilizar o Escape Room Pedagógico Portátil (ERPP). Diante dessa consideração, buscamos contribuir com resultados empíricos obtidos por meio da análise teórica sobre o potencial deste jogo na educação química. O jogo foi elaborado visando reforçar conceitos importantes abordados em um módulo do curso de química geral. Utilizamos um desenho de pesquisa pautado no paradigma interpretativo de métodos qualitativos por meio de estudo descritivo. Os resultados qualitativos sugerem uma melhora significativa no fluxo de sala de aula, aumento da motivação, desenvolvimento de habilidades, etc. O jogo quando utilizado de forma eficaz funciona como uma ferramenta didática de baixo custo e com alto impacto na aprendizagem dos alunos. Por fim, implicações para a prática e direções para pesquisas futuras são discutidas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2145 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145/1302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria das Graças Cleophas, Everton Bedin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria das Graças Cleophas, Everton Bedin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 13 (2023); e023005 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711040176390144 |