PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleophas, Maria das Graças
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bedin, Everton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145
Resumo: Este artigo relata os resultados obtidos numa pesquisa que investigou as percepções dos estudantes em formação inicial em química sobre os efeitos da integração pedagógica inovadora em sala de aula ao utilizar o Escape Room Pedagógico Portátil (ERPP). Diante dessa consideração, buscamos contribuir com resultados empíricos obtidos por meio da análise teórica sobre o potencial deste jogo na educação química. O jogo foi elaborado visando reforçar conceitos importantes abordados em um módulo do curso de química geral. Utilizamos um desenho de pesquisa pautado no paradigma interpretativo de métodos qualitativos por meio de estudo descritivo. Os resultados qualitativos sugerem uma melhora significativa no fluxo de sala de aula, aumento da motivação, desenvolvimento de habilidades, etc. O jogo quando utilizado de forma eficaz funciona como uma ferramenta didática de baixo custo e com alto impacto na aprendizagem dos alunos. Por fim, implicações para a prática e direções para pesquisas futuras são discutidas.
id UFOPA-1_81d1635c3750b4b03afee103cfa82572
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2145
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de químicaDidatização LúdicaSala de fugaConceitos científicosFormação inicialPlayful DidatizationEscape roomScientific conceptsInitial formationDidatización LúdicaSala de escapeConceptos científicosFormación inicialEste artigo relata os resultados obtidos numa pesquisa que investigou as percepções dos estudantes em formação inicial em química sobre os efeitos da integração pedagógica inovadora em sala de aula ao utilizar o Escape Room Pedagógico Portátil (ERPP). Diante dessa consideração, buscamos contribuir com resultados empíricos obtidos por meio da análise teórica sobre o potencial deste jogo na educação química. O jogo foi elaborado visando reforçar conceitos importantes abordados em um módulo do curso de química geral. Utilizamos um desenho de pesquisa pautado no paradigma interpretativo de métodos qualitativos por meio de estudo descritivo. Os resultados qualitativos sugerem uma melhora significativa no fluxo de sala de aula, aumento da motivação, desenvolvimento de habilidades, etc. O jogo quando utilizado de forma eficaz funciona como uma ferramenta didática de baixo custo e com alto impacto na aprendizagem dos alunos. Por fim, implicações para a prática e direções para pesquisas futuras são discutidas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2023-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/214510.24065/2237-9460.2023v13n1ID2145Revista Exitus; v. 13 (2023); e0230052237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145/1302Copyright (c) 2023 Maria das Graças Cleophas, Everton Bedinhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCleophas, Maria das GraçasBedin, Everton2023-01-10T21:29:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2145Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:33.336635Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química
title PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química
spellingShingle PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química
Cleophas, Maria das Graças
Didatização Lúdica
Sala de fuga
Conceitos científicos
Formação inicial
Playful Didatization
Escape room
Scientific concepts
Initial formation
Didatización Lúdica
Sala de escape
Conceptos científicos
Formación inicial
title_short PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química
title_full PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química
title_fullStr PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química
title_full_unstemmed PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química
title_sort PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química
author Cleophas, Maria das Graças
author_facet Cleophas, Maria das Graças
Bedin, Everton
author_role author
author2 Bedin, Everton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleophas, Maria das Graças
Bedin, Everton
dc.subject.por.fl_str_mv Didatização Lúdica
Sala de fuga
Conceitos científicos
Formação inicial
Playful Didatization
Escape room
Scientific concepts
Initial formation
Didatización Lúdica
Sala de escape
Conceptos científicos
Formación inicial
topic Didatização Lúdica
Sala de fuga
Conceitos científicos
Formação inicial
Playful Didatization
Escape room
Scientific concepts
Initial formation
Didatización Lúdica
Sala de escape
Conceptos científicos
Formación inicial
description Este artigo relata os resultados obtidos numa pesquisa que investigou as percepções dos estudantes em formação inicial em química sobre os efeitos da integração pedagógica inovadora em sala de aula ao utilizar o Escape Room Pedagógico Portátil (ERPP). Diante dessa consideração, buscamos contribuir com resultados empíricos obtidos por meio da análise teórica sobre o potencial deste jogo na educação química. O jogo foi elaborado visando reforçar conceitos importantes abordados em um módulo do curso de química geral. Utilizamos um desenho de pesquisa pautado no paradigma interpretativo de métodos qualitativos por meio de estudo descritivo. Os resultados qualitativos sugerem uma melhora significativa no fluxo de sala de aula, aumento da motivação, desenvolvimento de habilidades, etc. O jogo quando utilizado de forma eficaz funciona como uma ferramenta didática de baixo custo e com alto impacto na aprendizagem dos alunos. Por fim, implicações para a prática e direções para pesquisas futuras são discutidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145
10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2145
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2145/1302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria das Graças Cleophas, Everton Bedin
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria das Graças Cleophas, Everton Bedin
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 13 (2023); e023005
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711040176390144