A gestão educacional e a efetivação de políticas públicas para utilização das TIC na educação
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/66 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC se encontram presentes em todos os campos da vida humana, sobretudo na educação, uma vez que são responsáveis por modificações no modo de aquisição do conhecimento, pois as TIC são as maiores responsáveis pelas novas formas de aquisição do conhecimento. O presente texto é fruto da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em Educação. Objetiva discutir as políticas públicas para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito da educação. Neste artigo, trabalha-se com a categoria denominada a gestão educacional e as políticas de implantação das TIC no âmbito escolar. Tem como base teórica as idéias de: Bonilla (2009), Takshasshi (2000), Tonaghi (2010), Alonso (2007). Os resultados nos mostram que a inserção das TIC no contexto educacional, podem subsidiar tanto o docente, que tem em sua frente um vasto campo de pesquisa que o ajudarão no aprimoramento de sua prática como também em diferentes ações administrativas que possibilitarão melhorias no desenvolvimento pedagógico no interior da escola.Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Políticas Educacionais. Formação Continuada. |
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A gestão educacional e a efetivação de políticas públicas para utilização das TIC na educaçãoAs Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC se encontram presentes em todos os campos da vida humana, sobretudo na educação, uma vez que são responsáveis por modificações no modo de aquisição do conhecimento, pois as TIC são as maiores responsáveis pelas novas formas de aquisição do conhecimento. O presente texto é fruto da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em Educação. Objetiva discutir as políticas públicas para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito da educação. Neste artigo, trabalha-se com a categoria denominada a gestão educacional e as políticas de implantação das TIC no âmbito escolar. Tem como base teórica as idéias de: Bonilla (2009), Takshasshi (2000), Tonaghi (2010), Alonso (2007). Os resultados nos mostram que a inserção das TIC no contexto educacional, podem subsidiar tanto o docente, que tem em sua frente um vasto campo de pesquisa que o ajudarão no aprimoramento de sua prática como também em diferentes ações administrativas que possibilitarão melhorias no desenvolvimento pedagógico no interior da escola.Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Políticas Educacionais. Formação Continuada.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/66Revista Exitus; v. 5 n. 2 (2015); 125-1372237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/66/66Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Angela Maria Gonçalves deLima, Glaucilene Sebastiana Nogueira2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/66Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:06.079511Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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