A gestão educacional e a efetivação de políticas públicas para utilização das TIC na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Angela Maria Gonçalves de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Glaucilene Sebastiana Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/66
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC se encontram presentes em todos os campos da vida humana, sobretudo na educação, uma vez que são responsáveis por modificações no modo de aquisição do conhecimento, pois as TIC são as maiores responsáveis pelas novas formas de aquisição do conhecimento. O presente texto é fruto da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em Educação. Objetiva discutir as políticas públicas para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito da educação. Neste artigo, trabalha-se com a categoria denominada a gestão educacional e as políticas de implantação das TIC no âmbito escolar. Tem como base teórica as idéias de: Bonilla (2009), Takshasshi (2000), Tonaghi (2010), Alonso (2007). Os resultados nos mostram que a inserção das TIC no contexto educacional, podem subsidiar tanto o docente, que tem em sua frente um vasto campo de pesquisa que o ajudarão no aprimoramento de sua prática como também em diferentes ações administrativas que possibilitarão melhorias no desenvolvimento pedagógico no interior da escola.Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Políticas Educacionais. Formação Continuada.
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