O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Neide Cavalcante
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/715
Resumo: O texto faz uma discussão sobre o cotidiano da sala de aula do professor universitário, e tem como objetivo investigar como a prática dos docentes da Universidade Federal do Piauí no Curso de pedagogia se manifesta nesse cotidiano, a partir da relação ensinar e aprender. O aparato teórico tem base em Certeau (2008), Catani et al. (2005), Maseto e Abreu (1999), dentre outros.  Do ponto de vista metodológico, o estudo se baseia no dispositivo de mediação denominado de “observação colaborativa” que, de acordo com Paiva (2002) e Ibiapina (2005) pode ser definida como um recurso capaz de valorizar a participação e colaboração que culminam no processo de reflexão crítica, como princípios formativos, se potencializando a partir das etapas de descrição, informação, confronto e reconstrução de teorias e práticas inerentes ao processo ensino-aprendizagem. Com base nas observações realizadas nas salas de aula de 06 (seis) professores do ensino superior foi possível identificar como eles estabelecem a relação entre os conceitos de Ensino, Aprendizagem e Docência considerados fundamentais ao exercício da docência, e sua prática cotidiana, ou seja, como se interconectam os estudos teóricos ao cotidiano da sala de aula. Os achados evidenciam que a forma como o professor conduz a sua prática é fundamental para que o aluno possa assumir sua autonomia no que diz respeito a construção do conhecimento cientifico sistematizado, pois é o seu fazer neste cotidiano que vai determinar o grau de envolvimento nesta trama. Palavras-chave: Sala de Aula. Professor. Observação Colaborativa.
id UFOPA-1_844538c5b43990bd0b7eca5cf313d6b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/715
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aulaO texto faz uma discussão sobre o cotidiano da sala de aula do professor universitário, e tem como objetivo investigar como a prática dos docentes da Universidade Federal do Piauí no Curso de pedagogia se manifesta nesse cotidiano, a partir da relação ensinar e aprender. O aparato teórico tem base em Certeau (2008), Catani et al. (2005), Maseto e Abreu (1999), dentre outros.  Do ponto de vista metodológico, o estudo se baseia no dispositivo de mediação denominado de “observação colaborativa” que, de acordo com Paiva (2002) e Ibiapina (2005) pode ser definida como um recurso capaz de valorizar a participação e colaboração que culminam no processo de reflexão crítica, como princípios formativos, se potencializando a partir das etapas de descrição, informação, confronto e reconstrução de teorias e práticas inerentes ao processo ensino-aprendizagem. Com base nas observações realizadas nas salas de aula de 06 (seis) professores do ensino superior foi possível identificar como eles estabelecem a relação entre os conceitos de Ensino, Aprendizagem e Docência considerados fundamentais ao exercício da docência, e sua prática cotidiana, ou seja, como se interconectam os estudos teóricos ao cotidiano da sala de aula. Os achados evidenciam que a forma como o professor conduz a sua prática é fundamental para que o aluno possa assumir sua autonomia no que diz respeito a construção do conhecimento cientifico sistematizado, pois é o seu fazer neste cotidiano que vai determinar o grau de envolvimento nesta trama. Palavras-chave: Sala de Aula. Professor. Observação Colaborativa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/71510.24065/2237-9460.2019v9n1ID715Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 34-622237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/715/415Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Neide Cavalcante2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/715Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:14.926390Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula
title O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula
spellingShingle O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula
Guedes, Neide Cavalcante
title_short O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula
title_full O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula
title_fullStr O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula
title_full_unstemmed O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula
title_sort O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula
author Guedes, Neide Cavalcante
author_facet Guedes, Neide Cavalcante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Neide Cavalcante
description O texto faz uma discussão sobre o cotidiano da sala de aula do professor universitário, e tem como objetivo investigar como a prática dos docentes da Universidade Federal do Piauí no Curso de pedagogia se manifesta nesse cotidiano, a partir da relação ensinar e aprender. O aparato teórico tem base em Certeau (2008), Catani et al. (2005), Maseto e Abreu (1999), dentre outros.  Do ponto de vista metodológico, o estudo se baseia no dispositivo de mediação denominado de “observação colaborativa” que, de acordo com Paiva (2002) e Ibiapina (2005) pode ser definida como um recurso capaz de valorizar a participação e colaboração que culminam no processo de reflexão crítica, como princípios formativos, se potencializando a partir das etapas de descrição, informação, confronto e reconstrução de teorias e práticas inerentes ao processo ensino-aprendizagem. Com base nas observações realizadas nas salas de aula de 06 (seis) professores do ensino superior foi possível identificar como eles estabelecem a relação entre os conceitos de Ensino, Aprendizagem e Docência considerados fundamentais ao exercício da docência, e sua prática cotidiana, ou seja, como se interconectam os estudos teóricos ao cotidiano da sala de aula. Os achados evidenciam que a forma como o professor conduz a sua prática é fundamental para que o aluno possa assumir sua autonomia no que diz respeito a construção do conhecimento cientifico sistematizado, pois é o seu fazer neste cotidiano que vai determinar o grau de envolvimento nesta trama. Palavras-chave: Sala de Aula. Professor. Observação Colaborativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/715
10.24065/2237-9460.2019v9n1ID715
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/715
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/715/415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 34-62
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037442752512