A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Eliziane Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Heloísa Cardoso Varão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156
Resumo: O presente artigo discute sobre a metodologia de projetos e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança no contexto da educação infantil, traçando-se considerações inerentes à função do supervisor escolar diante dessa pratica educativa, através de um estudo de caso feito numa escola da Rede Pública pertencente ao Município de Raposa/ MA. A finalidade é apresentar os preceitos filosóficos e históricos que deram início a essa metodologia de ensino e seus contributos para a melhoria da pratica pedagógica e construção de conhecimentos e habilidades na educação infantil bem como as responsabilidades do supervisor escolar diante dessa prática pedagógica. Parte-se do pressuposto de que a metodologia de projetos no contexto da educação infantil, além de promover uma mudança significativa no âmbito escolar, provoca reflexões em relação à postura dos professores e supervisores.Palavras-chave: Metodologia de projetos. Educação infantil. Supervisor escolar.
id UFOPA-1_938065a1b6ebbd865b0d88269c579df1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/156
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolarO presente artigo discute sobre a metodologia de projetos e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança no contexto da educação infantil, traçando-se considerações inerentes à função do supervisor escolar diante dessa pratica educativa, através de um estudo de caso feito numa escola da Rede Pública pertencente ao Município de Raposa/ MA. A finalidade é apresentar os preceitos filosóficos e históricos que deram início a essa metodologia de ensino e seus contributos para a melhoria da pratica pedagógica e construção de conhecimentos e habilidades na educação infantil bem como as responsabilidades do supervisor escolar diante dessa prática pedagógica. Parte-se do pressuposto de que a metodologia de projetos no contexto da educação infantil, além de promover uma mudança significativa no âmbito escolar, provoca reflexões em relação à postura dos professores e supervisores.Palavras-chave: Metodologia de projetos. Educação infantil. Supervisor escolar.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 137-1542237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156/156Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Eliziane RochaSantos, Heloísa Cardoso Varão2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/156Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.837856Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar
title A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar
spellingShingle A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar
Castro, Eliziane Rocha
title_short A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar
title_full A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar
title_fullStr A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar
title_full_unstemmed A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar
title_sort A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar
author Castro, Eliziane Rocha
author_facet Castro, Eliziane Rocha
Santos, Heloísa Cardoso Varão
author_role author
author2 Santos, Heloísa Cardoso Varão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Eliziane Rocha
Santos, Heloísa Cardoso Varão
description O presente artigo discute sobre a metodologia de projetos e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança no contexto da educação infantil, traçando-se considerações inerentes à função do supervisor escolar diante dessa pratica educativa, através de um estudo de caso feito numa escola da Rede Pública pertencente ao Município de Raposa/ MA. A finalidade é apresentar os preceitos filosóficos e históricos que deram início a essa metodologia de ensino e seus contributos para a melhoria da pratica pedagógica e construção de conhecimentos e habilidades na educação infantil bem como as responsabilidades do supervisor escolar diante dessa prática pedagógica. Parte-se do pressuposto de que a metodologia de projetos no contexto da educação infantil, além de promover uma mudança significativa no âmbito escolar, provoca reflexões em relação à postura dos professores e supervisores.Palavras-chave: Metodologia de projetos. Educação infantil. Supervisor escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156/156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 137-154
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036846112768