A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156 |
Resumo: | O presente artigo discute sobre a metodologia de projetos e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança no contexto da educação infantil, traçando-se considerações inerentes à função do supervisor escolar diante dessa pratica educativa, através de um estudo de caso feito numa escola da Rede Pública pertencente ao Município de Raposa/ MA. A finalidade é apresentar os preceitos filosóficos e históricos que deram início a essa metodologia de ensino e seus contributos para a melhoria da pratica pedagógica e construção de conhecimentos e habilidades na educação infantil bem como as responsabilidades do supervisor escolar diante dessa prática pedagógica. Parte-se do pressuposto de que a metodologia de projetos no contexto da educação infantil, além de promover uma mudança significativa no âmbito escolar, provoca reflexões em relação à postura dos professores e supervisores.Palavras-chave: Metodologia de projetos. Educação infantil. Supervisor escolar. |
id |
UFOPA-1_938065a1b6ebbd865b0d88269c579df1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/156 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolarO presente artigo discute sobre a metodologia de projetos e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança no contexto da educação infantil, traçando-se considerações inerentes à função do supervisor escolar diante dessa pratica educativa, através de um estudo de caso feito numa escola da Rede Pública pertencente ao Município de Raposa/ MA. A finalidade é apresentar os preceitos filosóficos e históricos que deram início a essa metodologia de ensino e seus contributos para a melhoria da pratica pedagógica e construção de conhecimentos e habilidades na educação infantil bem como as responsabilidades do supervisor escolar diante dessa prática pedagógica. Parte-se do pressuposto de que a metodologia de projetos no contexto da educação infantil, além de promover uma mudança significativa no âmbito escolar, provoca reflexões em relação à postura dos professores e supervisores.Palavras-chave: Metodologia de projetos. Educação infantil. Supervisor escolar.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 137-1542237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156/156Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Eliziane RochaSantos, Heloísa Cardoso Varão2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/156Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.837856Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar |
title |
A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar |
spellingShingle |
A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar Castro, Eliziane Rocha |
title_short |
A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar |
title_full |
A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar |
title_fullStr |
A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar |
title_full_unstemmed |
A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar |
title_sort |
A metodologia de projetos no contexto da Educação Infantil: o olhar do supervisor escolar |
author |
Castro, Eliziane Rocha |
author_facet |
Castro, Eliziane Rocha Santos, Heloísa Cardoso Varão |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Heloísa Cardoso Varão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Eliziane Rocha Santos, Heloísa Cardoso Varão |
description |
O presente artigo discute sobre a metodologia de projetos e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança no contexto da educação infantil, traçando-se considerações inerentes à função do supervisor escolar diante dessa pratica educativa, através de um estudo de caso feito numa escola da Rede Pública pertencente ao Município de Raposa/ MA. A finalidade é apresentar os preceitos filosóficos e históricos que deram início a essa metodologia de ensino e seus contributos para a melhoria da pratica pedagógica e construção de conhecimentos e habilidades na educação infantil bem como as responsabilidades do supervisor escolar diante dessa prática pedagógica. Parte-se do pressuposto de que a metodologia de projetos no contexto da educação infantil, além de promover uma mudança significativa no âmbito escolar, provoca reflexões em relação à postura dos professores e supervisores.Palavras-chave: Metodologia de projetos. Educação infantil. Supervisor escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/156/156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 137-154 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036846112768 |