Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246 |
Resumo: | Esse texto é decorrente da participação em uma mesa-redonda durante o II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Discuti, na época, o tema da mesa - PIBID e Interdisciplinaridade – a partir de alguns pontos que considero essenciais para a formação de professores, tanto inicial como continuada: aprendizagem da docência, o significado da palavra interdisciplinaridade quando presente em projetos da escola e as interações universidade-escola. A partir dessa experiência retomei minha apresentação e lhe dei outra lógica, mais próxima da lógica das escrituras, inclui nela informações importantes para os que não estavam presentes compreenderem o contexto e ainda algumas aprendizagens possibilitadas pela participação e pela reflexão após ela. É então com esse novo texto que submeto o tema à análise dos interessados. |
id |
UFOPA-1_adcb2509f051e5efc17a54e06b15c244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/246 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em focoEsse texto é decorrente da participação em uma mesa-redonda durante o II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Discuti, na época, o tema da mesa - PIBID e Interdisciplinaridade – a partir de alguns pontos que considero essenciais para a formação de professores, tanto inicial como continuada: aprendizagem da docência, o significado da palavra interdisciplinaridade quando presente em projetos da escola e as interações universidade-escola. A partir dessa experiência retomei minha apresentação e lhe dei outra lógica, mais próxima da lógica das escrituras, inclui nela informações importantes para os que não estavam presentes compreenderem o contexto e ainda algumas aprendizagens possibilitadas pela participação e pela reflexão após ela. É então com esse novo texto que submeto o tema à análise dos interessados.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246Revista Exitus; v. 3 n. 1 (2013); 13-312237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246/210Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessTancredi, Regina Maria Simões Puccinelli2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/246Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:10.570052Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco |
title |
Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco |
spellingShingle |
Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
title_short |
Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco |
title_full |
Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco |
title_fullStr |
Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco |
title_sort |
Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco |
author |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
author_facet |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
description |
Esse texto é decorrente da participação em uma mesa-redonda durante o II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Discuti, na época, o tema da mesa - PIBID e Interdisciplinaridade – a partir de alguns pontos que considero essenciais para a formação de professores, tanto inicial como continuada: aprendizagem da docência, o significado da palavra interdisciplinaridade quando presente em projetos da escola e as interações universidade-escola. A partir dessa experiência retomei minha apresentação e lhe dei outra lógica, mais próxima da lógica das escrituras, inclui nela informações importantes para os que não estavam presentes compreenderem o contexto e ainda algumas aprendizagens possibilitadas pela participação e pela reflexão após ela. É então com esse novo texto que submeto o tema à análise dos interessados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246/210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 3 n. 1 (2013); 13-31 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036919513088 |