Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246
Resumo: Esse texto é decorrente da participação em uma mesa-redonda durante o II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Discuti, na época, o tema da mesa - PIBID e Interdisciplinaridade – a partir de alguns pontos que considero essenciais para a formação de professores, tanto inicial como continuada: aprendizagem da docência, o significado da palavra interdisciplinaridade quando presente em projetos da escola e as interações universidade-escola. A partir dessa experiência retomei minha apresentação e lhe dei outra lógica, mais próxima da lógica das escrituras, inclui nela informações importantes para os que não estavam presentes compreenderem o contexto e ainda algumas aprendizagens possibilitadas pela participação e pela reflexão após ela. É então com esse novo texto que submeto o tema à análise dos interessados.
id UFOPA-1_adcb2509f051e5efc17a54e06b15c244
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/246
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em focoEsse texto é decorrente da participação em uma mesa-redonda durante o II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Discuti, na época, o tema da mesa - PIBID e Interdisciplinaridade – a partir de alguns pontos que considero essenciais para a formação de professores, tanto inicial como continuada: aprendizagem da docência, o significado da palavra interdisciplinaridade quando presente em projetos da escola e as interações universidade-escola. A partir dessa experiência retomei minha apresentação e lhe dei outra lógica, mais próxima da lógica das escrituras, inclui nela informações importantes para os que não estavam presentes compreenderem o contexto e ainda algumas aprendizagens possibilitadas pela participação e pela reflexão após ela. É então com esse novo texto que submeto o tema à análise dos interessados.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246Revista Exitus; v. 3 n. 1 (2013); 13-312237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246/210Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessTancredi, Regina Maria Simões Puccinelli2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/246Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:10.570052Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco
title Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco
spellingShingle Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
title_short Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco
title_full Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco
title_fullStr Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco
title_full_unstemmed Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco
title_sort Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco
author Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
author_facet Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
description Esse texto é decorrente da participação em uma mesa-redonda durante o II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Discuti, na época, o tema da mesa - PIBID e Interdisciplinaridade – a partir de alguns pontos que considero essenciais para a formação de professores, tanto inicial como continuada: aprendizagem da docência, o significado da palavra interdisciplinaridade quando presente em projetos da escola e as interações universidade-escola. A partir dessa experiência retomei minha apresentação e lhe dei outra lógica, mais próxima da lógica das escrituras, inclui nela informações importantes para os que não estavam presentes compreenderem o contexto e ainda algumas aprendizagens possibilitadas pela participação e pela reflexão após ela. É então com esse novo texto que submeto o tema à análise dos interessados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/246/210
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 3 n. 1 (2013); 13-31
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036919513088