Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raquel Gomes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/138
Resumo: Este texto constitui o relato e a discussão de uma prática pedagógica cujo objetivo foi apresentar o conceito de investigação matemática para alunos de um curso de formação de professores de matemática. A apresentação ocorreu na forma de oficina pedagógica e teve como objetivo levar os participantes a conhecer referências didáticas para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos provavelmente distintos das referências didáticas que têm como estudantes universitários. Essas referências mostram as situações didáticas caracterizadas por situações de dúvidas, de erros, de conjecturas, de criação, de raciocínio, de induções e deduções e de partilha de resultados, que intencionalmente acontecem antes da sistematização de conceitos matemáticos. Essas ações estão presentes historicamente no fazer matemático e têm contribuído para os processos de ensino e aprendizagem considerados matematicamente significativos para os alunos. Por intermédio da oficina pedagógica, foi possível concluir que as atividades de investigação, pela prática de princípios que as subsidiam, puderam dar oportunidades para os futuros professores de Matemática terem consciência de ações que caracterizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos que levem a ter êxito na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento da oficina pedagógica também propiciou aos futuros professores de Matemática refletirem criticamente sobre a necessidade de mudanças curriculares e suas implementações para as situações de ensino e aprendizagem da Matemática na escola.Palavras-chave: Investigação matemática. Formação de professores de matemática. Desenvolvimento curricular.
id UFOPA-1_d41b58a92b7c0ad0bb3ffdb99288c370
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/138
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação MatemáticaEste texto constitui o relato e a discussão de uma prática pedagógica cujo objetivo foi apresentar o conceito de investigação matemática para alunos de um curso de formação de professores de matemática. A apresentação ocorreu na forma de oficina pedagógica e teve como objetivo levar os participantes a conhecer referências didáticas para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos provavelmente distintos das referências didáticas que têm como estudantes universitários. Essas referências mostram as situações didáticas caracterizadas por situações de dúvidas, de erros, de conjecturas, de criação, de raciocínio, de induções e deduções e de partilha de resultados, que intencionalmente acontecem antes da sistematização de conceitos matemáticos. Essas ações estão presentes historicamente no fazer matemático e têm contribuído para os processos de ensino e aprendizagem considerados matematicamente significativos para os alunos. Por intermédio da oficina pedagógica, foi possível concluir que as atividades de investigação, pela prática de princípios que as subsidiam, puderam dar oportunidades para os futuros professores de Matemática terem consciência de ações que caracterizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos que levem a ter êxito na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento da oficina pedagógica também propiciou aos futuros professores de Matemática refletirem criticamente sobre a necessidade de mudanças curriculares e suas implementações para as situações de ensino e aprendizagem da Matemática na escola.Palavras-chave: Investigação matemática. Formação de professores de matemática. Desenvolvimento curricular.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/138Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 227-2392237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/138/138Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Raquel Gomes de2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/138Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.287362Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática
title Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática
spellingShingle Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática
Oliveira, Raquel Gomes de
title_short Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática
title_full Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática
title_fullStr Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática
title_full_unstemmed Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática
title_sort Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática
author Oliveira, Raquel Gomes de
author_facet Oliveira, Raquel Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Raquel Gomes de
description Este texto constitui o relato e a discussão de uma prática pedagógica cujo objetivo foi apresentar o conceito de investigação matemática para alunos de um curso de formação de professores de matemática. A apresentação ocorreu na forma de oficina pedagógica e teve como objetivo levar os participantes a conhecer referências didáticas para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos provavelmente distintos das referências didáticas que têm como estudantes universitários. Essas referências mostram as situações didáticas caracterizadas por situações de dúvidas, de erros, de conjecturas, de criação, de raciocínio, de induções e deduções e de partilha de resultados, que intencionalmente acontecem antes da sistematização de conceitos matemáticos. Essas ações estão presentes historicamente no fazer matemático e têm contribuído para os processos de ensino e aprendizagem considerados matematicamente significativos para os alunos. Por intermédio da oficina pedagógica, foi possível concluir que as atividades de investigação, pela prática de princípios que as subsidiam, puderam dar oportunidades para os futuros professores de Matemática terem consciência de ações que caracterizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos que levem a ter êxito na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento da oficina pedagógica também propiciou aos futuros professores de Matemática refletirem criticamente sobre a necessidade de mudanças curriculares e suas implementações para as situações de ensino e aprendizagem da Matemática na escola.Palavras-chave: Investigação matemática. Formação de professores de matemática. Desenvolvimento curricular.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/138
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/138/138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 227-239
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036820946944