Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/116 |
Resumo: | O presente artigo, um estudo exploratório, constituiu-se em uma abordagem qualitativa que discute a política e a governança da educação superior brasileira, em um momento de privatização e redefinição do papel do Estado. Diante do atual contexto de formulação, elaboração e direcionamento das políticas de educação superior, questiona as implicações do modelo contemporâneo de política e governança educacional a partir das percepções dos atores representantes do Estado e da sociedade civil organizada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental e de campo, utilizando-se das técnicas de análise documental e entrevistas no processo de geração e coleta dos dados. A governança adotou um caráter multiescalar, em que as políticas educacionais não podem mais ser concebidas como reserva exclusiva do Estado-Nação. Embora o Estado ainda permaneça como o ator central e principal, o seu papel está cada vez mais limitado diante do forte lobby do mercado nacional e internacional. No entanto, a efetiva participação da sociedade civil pode resultar em novas perspectivas para o cenário vigente.Palavras-chave: Política pública. Governança educacional. Educação superior. |
id |
UFOPA-1_d92f61c1edab94ca999c16a828ff2659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/116 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada?O presente artigo, um estudo exploratório, constituiu-se em uma abordagem qualitativa que discute a política e a governança da educação superior brasileira, em um momento de privatização e redefinição do papel do Estado. Diante do atual contexto de formulação, elaboração e direcionamento das políticas de educação superior, questiona as implicações do modelo contemporâneo de política e governança educacional a partir das percepções dos atores representantes do Estado e da sociedade civil organizada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental e de campo, utilizando-se das técnicas de análise documental e entrevistas no processo de geração e coleta dos dados. A governança adotou um caráter multiescalar, em que as políticas educacionais não podem mais ser concebidas como reserva exclusiva do Estado-Nação. Embora o Estado ainda permaneça como o ator central e principal, o seu papel está cada vez mais limitado diante do forte lobby do mercado nacional e internacional. No entanto, a efetiva participação da sociedade civil pode resultar em novas perspectivas para o cenário vigente.Palavras-chave: Política pública. Governança educacional. Educação superior.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/116Revista Exitus; v. 4 n. 2 (2014); 87-1052237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/116/116Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Aline Veiga dosGuimarães-Iosif, Ranilce MascarenhasJesus, Wellington Ferreira de2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/116Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:07.766648Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada? |
title |
Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada? |
spellingShingle |
Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada? Santos, Aline Veiga dos |
title_short |
Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada? |
title_full |
Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada? |
title_fullStr |
Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada? |
title_full_unstemmed |
Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada? |
title_sort |
Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada? |
author |
Santos, Aline Veiga dos |
author_facet |
Santos, Aline Veiga dos Guimarães-Iosif, Ranilce Mascarenhas Jesus, Wellington Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães-Iosif, Ranilce Mascarenhas Jesus, Wellington Ferreira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aline Veiga dos Guimarães-Iosif, Ranilce Mascarenhas Jesus, Wellington Ferreira de |
description |
O presente artigo, um estudo exploratório, constituiu-se em uma abordagem qualitativa que discute a política e a governança da educação superior brasileira, em um momento de privatização e redefinição do papel do Estado. Diante do atual contexto de formulação, elaboração e direcionamento das políticas de educação superior, questiona as implicações do modelo contemporâneo de política e governança educacional a partir das percepções dos atores representantes do Estado e da sociedade civil organizada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental e de campo, utilizando-se das técnicas de análise documental e entrevistas no processo de geração e coleta dos dados. A governança adotou um caráter multiescalar, em que as políticas educacionais não podem mais ser concebidas como reserva exclusiva do Estado-Nação. Embora o Estado ainda permaneça como o ator central e principal, o seu papel está cada vez mais limitado diante do forte lobby do mercado nacional e internacional. No entanto, a efetiva participação da sociedade civil pode resultar em novas perspectivas para o cenário vigente.Palavras-chave: Política pública. Governança educacional. Educação superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/116 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/116/116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 4 n. 2 (2014); 87-105 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036369010688 |