Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uzêda, Sheila de Quadros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Regiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1235
Resumo: O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada por meio de estudo descritivo de caráter qualitativo que tem como objetivo discutir a formação de professores no curso de pedagogia da UFBA para atuar com estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). A pesquisa foi realizada considerando a grade curricular do curso e a opinião de estudantes sobre o tema, obtida a partir da aplicação de questionário. As respostas foram organizadas em categorias e demonstram que os estudantes em formação consideram que a inclusão escolar é relevante, mas para efetivá-la é necessário investir em formação de qualidade e a concentração do tema em poucos componentes curriculares não contribui com o preparo desses profissionais. Diante disso, os estudantes pontuaram a necessidade de oferta de mais componentes e/ou a transversalização do tema na grade curricular, além de oportunidades de relacionar teoria e prática por meio de estágios na área, o que diminuiria a sensação de despreparo e medo, apontadas pelos participantes da pesquisa e também por professores que atuam em escolas de educação básica, como demonstram outros estudos sobre o tema. Evidencia-se a necessidade de repensarmos a formação de professores pedagogos, preparando-os para atuar e consolidar a inclusão escolar.
id UFOPA-1_e035fa15398e5f65cf43149fa94845e3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1235
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada por meio de estudo descritivo de caráter qualitativo que tem como objetivo discutir a formação de professores no curso de pedagogia da UFBA para atuar com estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). A pesquisa foi realizada considerando a grade curricular do curso e a opinião de estudantes sobre o tema, obtida a partir da aplicação de questionário. As respostas foram organizadas em categorias e demonstram que os estudantes em formação consideram que a inclusão escolar é relevante, mas para efetivá-la é necessário investir em formação de qualidade e a concentração do tema em poucos componentes curriculares não contribui com o preparo desses profissionais. Diante disso, os estudantes pontuaram a necessidade de oferta de mais componentes e/ou a transversalização do tema na grade curricular, além de oportunidades de relacionar teoria e prática por meio de estágios na área, o que diminuiria a sensação de despreparo e medo, apontadas pelos participantes da pesquisa e também por professores que atuam em escolas de educação básica, como demonstram outros estudos sobre o tema. Evidencia-se a necessidade de repensarmos a formação de professores pedagogos, preparando-os para atuar e consolidar a inclusão escolar.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/123510.24065/2237-9460.2020v10n1ID1235Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200952237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1235/911Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUzêda, Sheila de QuadrosBarbosa, Regiane da Silva2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1235Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.783380Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva
title Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva
spellingShingle Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva
Uzêda, Sheila de Quadros
title_short Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva
title_full Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva
title_fullStr Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva
title_sort Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva
author Uzêda, Sheila de Quadros
author_facet Uzêda, Sheila de Quadros
Barbosa, Regiane da Silva
author_role author
author2 Barbosa, Regiane da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uzêda, Sheila de Quadros
Barbosa, Regiane da Silva
description O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada por meio de estudo descritivo de caráter qualitativo que tem como objetivo discutir a formação de professores no curso de pedagogia da UFBA para atuar com estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). A pesquisa foi realizada considerando a grade curricular do curso e a opinião de estudantes sobre o tema, obtida a partir da aplicação de questionário. As respostas foram organizadas em categorias e demonstram que os estudantes em formação consideram que a inclusão escolar é relevante, mas para efetivá-la é necessário investir em formação de qualidade e a concentração do tema em poucos componentes curriculares não contribui com o preparo desses profissionais. Diante disso, os estudantes pontuaram a necessidade de oferta de mais componentes e/ou a transversalização do tema na grade curricular, além de oportunidades de relacionar teoria e prática por meio de estágios na área, o que diminuiria a sensação de despreparo e medo, apontadas pelos participantes da pesquisa e também por professores que atuam em escolas de educação básica, como demonstram outros estudos sobre o tema. Evidencia-se a necessidade de repensarmos a formação de professores pedagogos, preparando-os para atuar e consolidar a inclusão escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1235
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1235
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1235
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1235/911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020095
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038361305088