Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Roberta Gama
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Sebastião Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/140
Resumo: O presente trabalho, por meio de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo sob a abordagem epistemológica histórico-cultural de vygotsky (1996), tem por objetivo propor uma reflexão sobre a influência das relações familiares no processo de aprendizagem escolar das crianças. Para isso, o estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos, utilizando como aporte de análise as concepções de família, de infância e de aprendizagem fundamentada nos estudos de Ariès (1981), Carvalho (2005), Larsh (1991), Piaget (1987), Vygotsky (1984), dentre outros. Buscou, com essa metodologia, compreender as ideias apresentadas pela literatura acerca das relações familiares e as suas possíveis influências na formação escolar da criança. O estudo possibilitou visualizar que a família pode contribuir positiva ou negativamente no processo de aprendizagem escolar, pois a criança internaliza os acontecimentos que ocorrem em casa e os exterioriza na escola. Conclui-se com este estudo que há necessidade de um equilíbrio no sistema familiar, com o propósito de minimizar déficits de aprendizagem das crianças. Além disso, os dados obtidos apontam para a necessidade de desenvolver novas análises sobre as atuais conjunturas familiares e seus impactos na aprendizagem escolar das crianças, principalmente questões relacionadas a gênero, etnia e raça.Palavras-chave: Família. Criança. Aprendizagem escolar.
id UFOPA-1_ed0742c2d61e4d9175e5187546f32fb5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/140
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexãoO presente trabalho, por meio de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo sob a abordagem epistemológica histórico-cultural de vygotsky (1996), tem por objetivo propor uma reflexão sobre a influência das relações familiares no processo de aprendizagem escolar das crianças. Para isso, o estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos, utilizando como aporte de análise as concepções de família, de infância e de aprendizagem fundamentada nos estudos de Ariès (1981), Carvalho (2005), Larsh (1991), Piaget (1987), Vygotsky (1984), dentre outros. Buscou, com essa metodologia, compreender as ideias apresentadas pela literatura acerca das relações familiares e as suas possíveis influências na formação escolar da criança. O estudo possibilitou visualizar que a família pode contribuir positiva ou negativamente no processo de aprendizagem escolar, pois a criança internaliza os acontecimentos que ocorrem em casa e os exterioriza na escola. Conclui-se com este estudo que há necessidade de um equilíbrio no sistema familiar, com o propósito de minimizar déficits de aprendizagem das crianças. Além disso, os dados obtidos apontam para a necessidade de desenvolver novas análises sobre as atuais conjunturas familiares e seus impactos na aprendizagem escolar das crianças, principalmente questões relacionadas a gênero, etnia e raça.Palavras-chave: Família. Criança. Aprendizagem escolar.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/140Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 241-2532237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/140/140Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Roberta GamaSoares, Sebastião Silva2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/140Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.323626Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão
title Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão
spellingShingle Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão
Brito, Roberta Gama
title_short Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão
title_full Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão
title_fullStr Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão
title_full_unstemmed Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão
title_sort Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão
author Brito, Roberta Gama
author_facet Brito, Roberta Gama
Soares, Sebastião Silva
author_role author
author2 Soares, Sebastião Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Roberta Gama
Soares, Sebastião Silva
description O presente trabalho, por meio de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo sob a abordagem epistemológica histórico-cultural de vygotsky (1996), tem por objetivo propor uma reflexão sobre a influência das relações familiares no processo de aprendizagem escolar das crianças. Para isso, o estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos, utilizando como aporte de análise as concepções de família, de infância e de aprendizagem fundamentada nos estudos de Ariès (1981), Carvalho (2005), Larsh (1991), Piaget (1987), Vygotsky (1984), dentre outros. Buscou, com essa metodologia, compreender as ideias apresentadas pela literatura acerca das relações familiares e as suas possíveis influências na formação escolar da criança. O estudo possibilitou visualizar que a família pode contribuir positiva ou negativamente no processo de aprendizagem escolar, pois a criança internaliza os acontecimentos que ocorrem em casa e os exterioriza na escola. Conclui-se com este estudo que há necessidade de um equilíbrio no sistema familiar, com o propósito de minimizar déficits de aprendizagem das crianças. Além disso, os dados obtidos apontam para a necessidade de desenvolver novas análises sobre as atuais conjunturas familiares e seus impactos na aprendizagem escolar das crianças, principalmente questões relacionadas a gênero, etnia e raça.Palavras-chave: Família. Criança. Aprendizagem escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/140
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/140/140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 241-253
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036824092672