Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71985 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso pretende mostrar a importância da participação da família na vida escolar da criança, independentemente de sua idade ou classe social. Para tanto, conta com aportes teóricos de Paulo Freire, Piaget, Tânia Zaguri, entre outros, que contribuíram para qualificar o trabalho. O trabalho esta organizado da seguinte forma: no primeiro capítulo faz um referencial do que é família e de seu papel político na sociedade, destacando formas de valorização da auto-estima da criança no período de introdução ao ambiente escolar. O segundo capítulo faz referência ao desempenho dos pais e suas atitudes ao sucesso ou fracasso escolar. O terceiro capítulo traz informações coletadas em pesquisa, sobre a realidade escolar na visão dos pais, ou seja, de que forma vêem a escola e o que esperam dela. No último capítulo apresenta a proposta de união entre família e escola, visando um único objetivo: uma aprendizagem satisfatória e significativa para os filhos. |
id |
UFRGS-2_776eeb7bb687375a6383a7c1d0da1bbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71985 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Veridiana dosZitkoski, Jaime Jose2013-05-28T01:45:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/71985000880616O presente trabalho de conclusão de curso pretende mostrar a importância da participação da família na vida escolar da criança, independentemente de sua idade ou classe social. Para tanto, conta com aportes teóricos de Paulo Freire, Piaget, Tânia Zaguri, entre outros, que contribuíram para qualificar o trabalho. O trabalho esta organizado da seguinte forma: no primeiro capítulo faz um referencial do que é família e de seu papel político na sociedade, destacando formas de valorização da auto-estima da criança no período de introdução ao ambiente escolar. O segundo capítulo faz referência ao desempenho dos pais e suas atitudes ao sucesso ou fracasso escolar. O terceiro capítulo traz informações coletadas em pesquisa, sobre a realidade escolar na visão dos pais, ou seja, de que forma vêem a escola e o que esperam dela. No último capítulo apresenta a proposta de união entre família e escola, visando um único objetivo: uma aprendizagem satisfatória e significativa para os filhos.This work of completion to show the importance of family participation in school life of children, regardless of their age or social class. For both, has theoretical support of Paulo Freire, Piaget, Tania Zaguri, among others, who contributed the work to qualify. The paper is organized as follows: the first chapter is a reference of what is family and his political role in society, emphasizing ways of valuing self-esteem of children during the introduction to the school environment. The second chapter makes reference to the performance of parents and their attitudes to success or failure in school. The third chapter covers information collected in research on the school reality from the perspective of parents, or how they see the school and what they expect of her.The last chapter presents the proposed union between families and schools, aimed at one goal: a satisfying and meaningful learning for children.application/pdfporAlfabetizaçãoRelação escola-famíliaInfluênciaEducaçãoEducationFamily learningSchoolSelf-esteemParticipationFamília e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880616.pdf000880616.pdfTexto completoapplication/pdf316169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/1/000880616.pdf738ceca23e3e99b66ac34579668a1a6cMD51TEXT000880616.pdf.txt000880616.pdf.txtExtracted Texttext/plain84982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/2/000880616.pdf.txt0e147f303b1954f211a1080ca825b00bMD52THUMBNAIL000880616.pdf.jpg000880616.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/3/000880616.pdf.jpged0d6b677908ab0e28bcf12e053b1909MD5310183/719852018-10-09 09:11:38.406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças |
title |
Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças |
spellingShingle |
Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças Santos, Veridiana dos Alfabetização Relação escola-família Influência Educação Education Family learning School Self-esteem Participation |
title_short |
Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças |
title_full |
Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças |
title_fullStr |
Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças |
title_full_unstemmed |
Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças |
title_sort |
Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças |
author |
Santos, Veridiana dos |
author_facet |
Santos, Veridiana dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Veridiana dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime Jose |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Relação escola-família Influência Educação |
topic |
Alfabetização Relação escola-família Influência Educação Education Family learning School Self-esteem Participation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Family learning School Self-esteem Participation |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso pretende mostrar a importância da participação da família na vida escolar da criança, independentemente de sua idade ou classe social. Para tanto, conta com aportes teóricos de Paulo Freire, Piaget, Tânia Zaguri, entre outros, que contribuíram para qualificar o trabalho. O trabalho esta organizado da seguinte forma: no primeiro capítulo faz um referencial do que é família e de seu papel político na sociedade, destacando formas de valorização da auto-estima da criança no período de introdução ao ambiente escolar. O segundo capítulo faz referência ao desempenho dos pais e suas atitudes ao sucesso ou fracasso escolar. O terceiro capítulo traz informações coletadas em pesquisa, sobre a realidade escolar na visão dos pais, ou seja, de que forma vêem a escola e o que esperam dela. No último capítulo apresenta a proposta de união entre família e escola, visando um único objetivo: uma aprendizagem satisfatória e significativa para os filhos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-28T01:45:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71985 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880616 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71985 |
identifier_str_mv |
000880616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/1/000880616.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/2/000880616.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/3/000880616.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
738ceca23e3e99b66ac34579668a1a6c 0e147f303b1954f211a1080ca825b00b ed0d6b677908ab0e28bcf12e053b1909 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108083253248 |