Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Veridiana dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71985
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso pretende mostrar a importância da participação da família na vida escolar da criança, independentemente de sua idade ou classe social. Para tanto, conta com aportes teóricos de Paulo Freire, Piaget, Tânia Zaguri, entre outros, que contribuíram para qualificar o trabalho. O trabalho esta organizado da seguinte forma: no primeiro capítulo faz um referencial do que é família e de seu papel político na sociedade, destacando formas de valorização da auto-estima da criança no período de introdução ao ambiente escolar. O segundo capítulo faz referência ao desempenho dos pais e suas atitudes ao sucesso ou fracasso escolar. O terceiro capítulo traz informações coletadas em pesquisa, sobre a realidade escolar na visão dos pais, ou seja, de que forma vêem a escola e o que esperam dela. No último capítulo apresenta a proposta de união entre família e escola, visando um único objetivo: uma aprendizagem satisfatória e significativa para os filhos.
id UFRGS-2_776eeb7bb687375a6383a7c1d0da1bbe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71985
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Veridiana dosZitkoski, Jaime Jose2013-05-28T01:45:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/71985000880616O presente trabalho de conclusão de curso pretende mostrar a importância da participação da família na vida escolar da criança, independentemente de sua idade ou classe social. Para tanto, conta com aportes teóricos de Paulo Freire, Piaget, Tânia Zaguri, entre outros, que contribuíram para qualificar o trabalho. O trabalho esta organizado da seguinte forma: no primeiro capítulo faz um referencial do que é família e de seu papel político na sociedade, destacando formas de valorização da auto-estima da criança no período de introdução ao ambiente escolar. O segundo capítulo faz referência ao desempenho dos pais e suas atitudes ao sucesso ou fracasso escolar. O terceiro capítulo traz informações coletadas em pesquisa, sobre a realidade escolar na visão dos pais, ou seja, de que forma vêem a escola e o que esperam dela. No último capítulo apresenta a proposta de união entre família e escola, visando um único objetivo: uma aprendizagem satisfatória e significativa para os filhos.This work of completion to show the importance of family participation in school life of children, regardless of their age or social class. For both, has theoretical support of Paulo Freire, Piaget, Tania Zaguri, among others, who contributed the work to qualify. The paper is organized as follows: the first chapter is a reference of what is family and his political role in society, emphasizing ways of valuing self-esteem of children during the introduction to the school environment. The second chapter makes reference to the performance of parents and their attitudes to success or failure in school. The third chapter covers information collected in research on the school reality from the perspective of parents, or how they see the school and what they expect of her.The last chapter presents the proposed union between families and schools, aimed at one goal: a satisfying and meaningful learning for children.application/pdfporAlfabetizaçãoRelação escola-famíliaInfluênciaEducaçãoEducationFamily learningSchoolSelf-esteemParticipationFamília e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880616.pdf000880616.pdfTexto completoapplication/pdf316169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/1/000880616.pdf738ceca23e3e99b66ac34579668a1a6cMD51TEXT000880616.pdf.txt000880616.pdf.txtExtracted Texttext/plain84982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/2/000880616.pdf.txt0e147f303b1954f211a1080ca825b00bMD52THUMBNAIL000880616.pdf.jpg000880616.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/3/000880616.pdf.jpged0d6b677908ab0e28bcf12e053b1909MD5310183/719852018-10-09 09:11:38.406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71985Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
title Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
spellingShingle Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
Santos, Veridiana dos
Alfabetização
Relação escola-família
Influência
Educação
Education
Family learning
School
Self-esteem
Participation
title_short Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
title_full Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
title_fullStr Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
title_full_unstemmed Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
title_sort Família e aprendizagem : a influência da família no processo de aprendizagem das crianças
author Santos, Veridiana dos
author_facet Santos, Veridiana dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Veridiana dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime Jose
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Relação escola-família
Influência
Educação
topic Alfabetização
Relação escola-família
Influência
Educação
Education
Family learning
School
Self-esteem
Participation
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Family learning
School
Self-esteem
Participation
description O presente trabalho de conclusão de curso pretende mostrar a importância da participação da família na vida escolar da criança, independentemente de sua idade ou classe social. Para tanto, conta com aportes teóricos de Paulo Freire, Piaget, Tânia Zaguri, entre outros, que contribuíram para qualificar o trabalho. O trabalho esta organizado da seguinte forma: no primeiro capítulo faz um referencial do que é família e de seu papel político na sociedade, destacando formas de valorização da auto-estima da criança no período de introdução ao ambiente escolar. O segundo capítulo faz referência ao desempenho dos pais e suas atitudes ao sucesso ou fracasso escolar. O terceiro capítulo traz informações coletadas em pesquisa, sobre a realidade escolar na visão dos pais, ou seja, de que forma vêem a escola e o que esperam dela. No último capítulo apresenta a proposta de união entre família e escola, visando um único objetivo: uma aprendizagem satisfatória e significativa para os filhos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-28T01:45:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71985
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880616
url http://hdl.handle.net/10183/71985
identifier_str_mv 000880616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/1/000880616.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/2/000880616.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71985/3/000880616.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 738ceca23e3e99b66ac34579668a1a6c
0e147f303b1954f211a1080ca825b00b
ed0d6b677908ab0e28bcf12e053b1909
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108083253248