Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114 |
Resumo: | O objetivo desse artigo consiste em analisar a elaboração do Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar em Ciências Humanas no IF Sertão PE Campus Petrolina, visando contribuir para ações reflexivas dos docentes sobre suas práticas pedagógicas e possibilitando ações interdisciplinares em seu locus de atuação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada por uma intervenção-ação, pois buscou uma modificação na situação investigada. A pesquisa foi realizada na IF Sertão PE Campus Petrolina, sendo os sujeitos envolvidos 08 professores e professoras que atuam no ensino médio integrado. Foram realizados 04 encontros de formação, sendo o último deles de avaliação da proposta de intervenção, materializada em um produto: o Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar. Os resultados encontrados demostram que: apesar dos docentes já terem executado em suas ações pedagógicas projetos interdisciplinares, pouco se caracterizavam como tal. Ao longo da intervenção, os professores e professoras buscaram participar efetivamente dos momentos presenciais de formação continuada. Mesmo nas ausências pontuais, devido principalmente à carga excessiva de trabalho que esses profissionais possuem, a rede social foi um elemento de fundamental importância, elevando o conceito de comunidade de aprendizagem. Apesar de considerarmos que o tempo para vivenciar os elementos que constituem o Roteiro, produto final desta investigação científica, ser exíguo para avaliarmos o alcance dos trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos entre os professores participantes da pesquisa, pensamos que foi atingido o objetivo, no que concerne à mudança de atitude e de postura frente a ações interdisciplinares em ciências humanas no Ensino Médio Integrado. Palavras-chave: Reflexão. Formação Docente. Práxis Interdisciplinar. |
id |
UFOPA-1_f3da776b753dd0bfc388f93f74690513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1114 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanasO objetivo desse artigo consiste em analisar a elaboração do Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar em Ciências Humanas no IF Sertão PE Campus Petrolina, visando contribuir para ações reflexivas dos docentes sobre suas práticas pedagógicas e possibilitando ações interdisciplinares em seu locus de atuação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada por uma intervenção-ação, pois buscou uma modificação na situação investigada. A pesquisa foi realizada na IF Sertão PE Campus Petrolina, sendo os sujeitos envolvidos 08 professores e professoras que atuam no ensino médio integrado. Foram realizados 04 encontros de formação, sendo o último deles de avaliação da proposta de intervenção, materializada em um produto: o Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar. Os resultados encontrados demostram que: apesar dos docentes já terem executado em suas ações pedagógicas projetos interdisciplinares, pouco se caracterizavam como tal. Ao longo da intervenção, os professores e professoras buscaram participar efetivamente dos momentos presenciais de formação continuada. Mesmo nas ausências pontuais, devido principalmente à carga excessiva de trabalho que esses profissionais possuem, a rede social foi um elemento de fundamental importância, elevando o conceito de comunidade de aprendizagem. Apesar de considerarmos que o tempo para vivenciar os elementos que constituem o Roteiro, produto final desta investigação científica, ser exíguo para avaliarmos o alcance dos trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos entre os professores participantes da pesquisa, pensamos que foi atingido o objetivo, no que concerne à mudança de atitude e de postura frente a ações interdisciplinares em ciências humanas no Ensino Médio Integrado. Palavras-chave: Reflexão. Formação Docente. Práxis Interdisciplinar.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/111410.24065/2237-9460.2019v9n5ID1114Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 448-4742237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114/605Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Fábio André PortoSilva, Janaina Guimarães da Fonseca e2019-12-11T14:23:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1114Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:20.058441Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas |
title |
Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas |
spellingShingle |
Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas Alves, Fábio André Porto |
title_short |
Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas |
title_full |
Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas |
title_fullStr |
Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas |
title_full_unstemmed |
Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas |
title_sort |
Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas |
author |
Alves, Fábio André Porto |
author_facet |
Alves, Fábio André Porto Silva, Janaina Guimarães da Fonseca e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Janaina Guimarães da Fonseca e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Fábio André Porto Silva, Janaina Guimarães da Fonseca e |
description |
O objetivo desse artigo consiste em analisar a elaboração do Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar em Ciências Humanas no IF Sertão PE Campus Petrolina, visando contribuir para ações reflexivas dos docentes sobre suas práticas pedagógicas e possibilitando ações interdisciplinares em seu locus de atuação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada por uma intervenção-ação, pois buscou uma modificação na situação investigada. A pesquisa foi realizada na IF Sertão PE Campus Petrolina, sendo os sujeitos envolvidos 08 professores e professoras que atuam no ensino médio integrado. Foram realizados 04 encontros de formação, sendo o último deles de avaliação da proposta de intervenção, materializada em um produto: o Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar. Os resultados encontrados demostram que: apesar dos docentes já terem executado em suas ações pedagógicas projetos interdisciplinares, pouco se caracterizavam como tal. Ao longo da intervenção, os professores e professoras buscaram participar efetivamente dos momentos presenciais de formação continuada. Mesmo nas ausências pontuais, devido principalmente à carga excessiva de trabalho que esses profissionais possuem, a rede social foi um elemento de fundamental importância, elevando o conceito de comunidade de aprendizagem. Apesar de considerarmos que o tempo para vivenciar os elementos que constituem o Roteiro, produto final desta investigação científica, ser exíguo para avaliarmos o alcance dos trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos entre os professores participantes da pesquisa, pensamos que foi atingido o objetivo, no que concerne à mudança de atitude e de postura frente a ações interdisciplinares em ciências humanas no Ensino Médio Integrado. Palavras-chave: Reflexão. Formação Docente. Práxis Interdisciplinar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1114 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114/605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 448-474 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038297341952 |