Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fábio André Porto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Janaina Guimarães da Fonseca e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114
Resumo: O objetivo desse artigo consiste em analisar a elaboração do Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar em Ciências Humanas no IF Sertão PE Campus Petrolina, visando contribuir para ações reflexivas dos docentes sobre suas práticas pedagógicas e possibilitando ações interdisciplinares em seu locus de atuação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada por uma intervenção-ação, pois buscou uma modificação na situação investigada. A pesquisa foi realizada na IF Sertão PE Campus Petrolina, sendo os sujeitos envolvidos 08 professores e professoras que atuam no ensino médio integrado. Foram realizados 04 encontros de formação, sendo o último deles de avaliação da proposta de intervenção, materializada em um produto: o Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar. Os resultados encontrados demostram que: apesar dos docentes já terem executado em suas ações pedagógicas projetos interdisciplinares, pouco se caracterizavam como tal. Ao longo da intervenção, os professores e professoras buscaram participar efetivamente dos momentos presenciais de formação continuada. Mesmo nas ausências pontuais, devido principalmente à carga excessiva de trabalho que esses profissionais possuem, a rede social foi um elemento de fundamental importância, elevando o conceito de comunidade de aprendizagem. Apesar de considerarmos que o tempo para vivenciar os elementos que constituem o Roteiro, produto final desta investigação científica, ser exíguo para avaliarmos o alcance dos trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos entre os professores participantes da pesquisa, pensamos que foi atingido o objetivo, no que concerne à mudança de atitude e de postura frente a ações interdisciplinares em ciências humanas no Ensino Médio Integrado. Palavras-chave: Reflexão. Formação Docente. Práxis Interdisciplinar.
id UFOPA-1_f3da776b753dd0bfc388f93f74690513
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1114
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanasO objetivo desse artigo consiste em analisar a elaboração do Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar em Ciências Humanas no IF Sertão PE Campus Petrolina, visando contribuir para ações reflexivas dos docentes sobre suas práticas pedagógicas e possibilitando ações interdisciplinares em seu locus de atuação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada por uma intervenção-ação, pois buscou uma modificação na situação investigada. A pesquisa foi realizada na IF Sertão PE Campus Petrolina, sendo os sujeitos envolvidos 08 professores e professoras que atuam no ensino médio integrado. Foram realizados 04 encontros de formação, sendo o último deles de avaliação da proposta de intervenção, materializada em um produto: o Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar. Os resultados encontrados demostram que: apesar dos docentes já terem executado em suas ações pedagógicas projetos interdisciplinares, pouco se caracterizavam como tal. Ao longo da intervenção, os professores e professoras buscaram participar efetivamente dos momentos presenciais de formação continuada. Mesmo nas ausências pontuais, devido principalmente à carga excessiva de trabalho que esses profissionais possuem, a rede social foi um elemento de fundamental importância, elevando o conceito de comunidade de aprendizagem. Apesar de considerarmos que o tempo para vivenciar os elementos que constituem o Roteiro, produto final desta investigação científica, ser exíguo para avaliarmos o alcance dos trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos entre os professores participantes da pesquisa, pensamos que foi atingido o objetivo, no que concerne à mudança de atitude e de postura frente a ações interdisciplinares em ciências humanas no Ensino Médio Integrado. Palavras-chave: Reflexão. Formação Docente. Práxis Interdisciplinar.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/111410.24065/2237-9460.2019v9n5ID1114Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 448-4742237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114/605Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Fábio André PortoSilva, Janaina Guimarães da Fonseca e2019-12-11T14:23:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1114Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:20.058441Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas
title Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas
spellingShingle Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas
Alves, Fábio André Porto
title_short Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas
title_full Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas
title_fullStr Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas
title_full_unstemmed Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas
title_sort Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas
author Alves, Fábio André Porto
author_facet Alves, Fábio André Porto
Silva, Janaina Guimarães da Fonseca e
author_role author
author2 Silva, Janaina Guimarães da Fonseca e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Fábio André Porto
Silva, Janaina Guimarães da Fonseca e
description O objetivo desse artigo consiste em analisar a elaboração do Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar em Ciências Humanas no IF Sertão PE Campus Petrolina, visando contribuir para ações reflexivas dos docentes sobre suas práticas pedagógicas e possibilitando ações interdisciplinares em seu locus de atuação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada por uma intervenção-ação, pois buscou uma modificação na situação investigada. A pesquisa foi realizada na IF Sertão PE Campus Petrolina, sendo os sujeitos envolvidos 08 professores e professoras que atuam no ensino médio integrado. Foram realizados 04 encontros de formação, sendo o último deles de avaliação da proposta de intervenção, materializada em um produto: o Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar. Os resultados encontrados demostram que: apesar dos docentes já terem executado em suas ações pedagógicas projetos interdisciplinares, pouco se caracterizavam como tal. Ao longo da intervenção, os professores e professoras buscaram participar efetivamente dos momentos presenciais de formação continuada. Mesmo nas ausências pontuais, devido principalmente à carga excessiva de trabalho que esses profissionais possuem, a rede social foi um elemento de fundamental importância, elevando o conceito de comunidade de aprendizagem. Apesar de considerarmos que o tempo para vivenciar os elementos que constituem o Roteiro, produto final desta investigação científica, ser exíguo para avaliarmos o alcance dos trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos entre os professores participantes da pesquisa, pensamos que foi atingido o objetivo, no que concerne à mudança de atitude e de postura frente a ações interdisciplinares em ciências humanas no Ensino Médio Integrado. Palavras-chave: Reflexão. Formação Docente. Práxis Interdisciplinar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114
10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1114
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1114/605
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 448-474
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038297341952