Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Hércules Tolêdo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Magalhães, Rosângela Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9301
Resumo: Uma das grandes preocupações que surge a partir da implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos diz respeito aos processos de alfabetização e letramento. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em “alfabetizar letrando”. Nossos referenciais teóricos basearam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. Analisamos alguns projetos de trabalho com a literatura, dentre eles a “Semana na Biblioteca”, desenvolvidos com os alunos da turma pesquisada, que possuem como objetivo principal incentivar a leitura literária, proporcionando às crianças a vivência de situações de letramentos por meio da abordagem de diferentes manifestações. Os resultados apontam para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma “escolarização adequada” da literatura.
id UFOP_0156b6ee6bde0e17a25ff04ee1a02290
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9301
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.AlfabetizaçãoLetramento literárioEnsino fundamental de nove anosUma das grandes preocupações que surge a partir da implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos diz respeito aos processos de alfabetização e letramento. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em “alfabetizar letrando”. Nossos referenciais teóricos basearam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. Analisamos alguns projetos de trabalho com a literatura, dentre eles a “Semana na Biblioteca”, desenvolvidos com os alunos da turma pesquisada, que possuem como objetivo principal incentivar a leitura literária, proporcionando às crianças a vivência de situações de letramentos por meio da abordagem de diferentes manifestações. Os resultados apontam para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma “escolarização adequada” da literatura.A major concern that arises from the Nine Year Basic Education regard to literacy and literacy processes. This research aimed to investigate and broaden the dialogue about what actually changes in pedagogical practice and in the classroom when it comes to speaking in literacy letrando. Our theoretical references were based on studies on literacy and literacy (s), founded and developed by researchers. We also based our studies on consecutive development of different forms of literacy, such as the concept of literary literacy. This research is the result of a qualitative research, using the case study as a procedure and was conducted in a public school in the city of Ouro Preto - MG. Methodologically, this study was developed by observing classroom of a group of six and semi-structured interviews with the participating teacher, six parents and six students of the studied group. We have analyzed some literature projects, including the "Week at the Library", developed with the students researched class, which have as main objective to encourage literary reading, providing opportunities for children to experience of literacies situations by different manifestations approach. The results indicate situated practices of literary literacy consisting shaft alphabetize letrando in the observed group, forming a community of active and independent readers, from a proper education literature.2018-01-19T12:41:00Z2018-01-19T12:41:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORRÊA, H. T.; MAGALHÃES, R. M. Alfabetizar letrando: uma experiência de sucesso por meio dos textos literários. Interletras, Dourados, v. 5, n. 23, p. 1-12, mar./set. 2016. Disponível em: <http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n23/conteudo/artigos/1.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.1807-1597http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9301O periódico Interletras permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 18 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Hércules TolêdoMagalhães, Rosângela Márciaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-02-21T13:17:18Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9301Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-02-21T13:17:18Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.
title Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.
spellingShingle Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.
Corrêa, Hércules Tolêdo
Alfabetização
Letramento literário
Ensino fundamental de nove anos
title_short Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.
title_full Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.
title_fullStr Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.
title_full_unstemmed Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.
title_sort Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.
author Corrêa, Hércules Tolêdo
author_facet Corrêa, Hércules Tolêdo
Magalhães, Rosângela Márcia
author_role author
author2 Magalhães, Rosângela Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Hércules Tolêdo
Magalhães, Rosângela Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento literário
Ensino fundamental de nove anos
topic Alfabetização
Letramento literário
Ensino fundamental de nove anos
description Uma das grandes preocupações que surge a partir da implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos diz respeito aos processos de alfabetização e letramento. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em “alfabetizar letrando”. Nossos referenciais teóricos basearam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. Analisamos alguns projetos de trabalho com a literatura, dentre eles a “Semana na Biblioteca”, desenvolvidos com os alunos da turma pesquisada, que possuem como objetivo principal incentivar a leitura literária, proporcionando às crianças a vivência de situações de letramentos por meio da abordagem de diferentes manifestações. Os resultados apontam para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma “escolarização adequada” da literatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-01-19T12:41:00Z
2018-01-19T12:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, H. T.; MAGALHÃES, R. M. Alfabetizar letrando: uma experiência de sucesso por meio dos textos literários. Interletras, Dourados, v. 5, n. 23, p. 1-12, mar./set. 2016. Disponível em: <http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n23/conteudo/artigos/1.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.
1807-1597
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9301
identifier_str_mv CORRÊA, H. T.; MAGALHÃES, R. M. Alfabetizar letrando: uma experiência de sucesso por meio dos textos literários. Interletras, Dourados, v. 5, n. 23, p. 1-12, mar./set. 2016. Disponível em: <http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n23/conteudo/artigos/1.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.
1807-1597
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002841790349312