Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Rosângela Márcia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3551
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_b2956997b93d26afcf4cacb27584f093
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3551
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.AlfabetizaçãoLetramentoEnsino fundamentalPrática pedagógicaPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em alfabetizar letrando. Nossos referenciais teóricos baseiam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, Formação e Profissão Docente, é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. A entrevista contemplou questões relacionadas à prática pedagógica de alfabetização e letramento e a recepção dos pais em relação aos projetos literários desenvolvidos na escola. A análise dos dados evidencia uma tensão entre ensinar o código linguístico e trabalhar com textos de circulação social. Os resultados apontam, também, para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma escolarização adequada da literatura.The general objective of this research is to investigate and expand the dialogue about what effectively changes in pedagogical practice and in the classroom when we discuss teaching literacy in its different meanings. Our theoretical references are based on studies about literacy and its different meanings, based and developed by researchers in the field. We also based ourselves on the consecutive studies related to the development of different forms of literacy, such as literary literacy. The current investigation, linked to the line of research School Institution, Training and Teaching Profession, is the result of a qualitative research, using case study as a procedure and it was carried out in a public school in the municipality of Ouro Preto – MG. Methodologically, this study was developed through classroom observation in a group of six-year-old students and semi-structured interviews done with the teacher, their parents and six students from the group observed. The interview covered questions related to the pedagogical practice in literacy and the reception of the parents in relation to literary projects developed in the school. The analysis of the data shows a tension between teaching the linguistic code and working with texts of social circulation. The results also point to literary literacy situated practices which consist the axis of teaching literacy (in its different meanings) to the group of students observed, forming a community of active and autonomous readers, based on an adequate teaching of literature.Corrêa, Hércules TolêdoMagalhães, Rosângela Márcia2014-07-24T13:06:21Z2014-07-24T13:06:21Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGALHÃES, R. M. Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2014.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3551Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 16/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-29T15:38:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3551Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-29T15:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.
title Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.
spellingShingle Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.
Magalhães, Rosângela Márcia
Alfabetização
Letramento
Ensino fundamental
Prática pedagógica
title_short Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.
title_full Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.
title_fullStr Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.
title_full_unstemmed Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.
title_sort Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.
author Magalhães, Rosângela Márcia
author_facet Magalhães, Rosângela Márcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Hércules Tolêdo
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Rosângela Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Ensino fundamental
Prática pedagógica
topic Alfabetização
Letramento
Ensino fundamental
Prática pedagógica
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24T13:06:21Z
2014-07-24T13:06:21Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, R. M. Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2014.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3551
identifier_str_mv MAGALHÃES, R. M. Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2014.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002863718170624