Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/001300000c3p7 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128 |
Resumo: | Nos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação). |
id |
UFOP_01681b329c1ae109c3983d2d46f6bcc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/5128 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.Science education and argumentation : discussions and current questions.ArgumentaçãoHabilidades argumentativasExplicaçãoScience learning and teachingArgumentationNos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação).In the last ten years, several studies on argumentation in science education have been published. In this paper, we present a review of such a literature with two main aims. The first aim is to discuss argumentation (i) in a broader context, in which we use ideas of authors from other fields to characterise it; and (ii) in science, and involving its following role either in learning of scientific knowledge and about science or in the development of scientific skills. The second aim is the presentation of some debates and current questions about the research on argumentation in science education. More specifically, we emphasise the relationships between argumentation and modelling, and between argumentation and explanation. In this context, new research questions from our critical literature review concern both the assessment of the development of students’ argumentative skills and the explicit or implicit teaching of argumentation (in particular, the distinction between argumentation and explanation).2015-04-17T15:32:39Z2015-04-17T15:32:39Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDONÇA, P. C. C. et al. Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação: discussões e questões atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4257>. Acesso em: 02 fev. 2015.1984-2686http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128ark:/61566/001300000c3p7Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências estao sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 09 jul. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Paula Cristina CardosoJusti, Rosária da Silvaengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T23:16:55Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5128Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T23:16:55Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais. Science education and argumentation : discussions and current questions. |
title |
Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais. |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais. Mendonça, Paula Cristina Cardoso Argumentação Habilidades argumentativas Explicação Science learning and teaching Argumentation |
title_short |
Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais. |
title_full |
Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais. |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais. |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais. |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais. |
author |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso |
author_facet |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso Justi, Rosária da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Justi, Rosária da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso Justi, Rosária da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Habilidades argumentativas Explicação Science learning and teaching Argumentation |
topic |
Argumentação Habilidades argumentativas Explicação Science learning and teaching Argumentation |
description |
Nos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-04-17T15:32:39Z 2015-04-17T15:32:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDONÇA, P. C. C. et al. Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação: discussões e questões atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4257>. Acesso em: 02 fev. 2015. 1984-2686 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/001300000c3p7 |
identifier_str_mv |
MENDONÇA, P. C. C. et al. Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação: discussões e questões atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4257>. Acesso em: 02 fev. 2015. 1984-2686 ark:/61566/001300000c3p7 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705788145139712 |