Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Justi, Rosária da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000c3p7
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128
Resumo: Nos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação).
id UFOP_01681b329c1ae109c3983d2d46f6bcc0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/5128
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.Science education and argumentation : discussions and current questions.ArgumentaçãoHabilidades argumentativasExplicaçãoScience learning and teachingArgumentationNos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação).In the last ten years, several studies on argumentation in science education have been published. In this paper, we present a review of such a literature with two main aims. The first aim is to discuss argumentation (i) in a broader context, in which we use ideas of authors from other fields to characterise it; and (ii) in science, and involving its following role either in learning of scientific knowledge and about science or in the development of scientific skills. The second aim is the presentation of some debates and current questions about the research on argumentation in science education. More specifically, we emphasise the relationships between argumentation and modelling, and between argumentation and explanation. In this context, new research questions from our critical literature review concern both the assessment of the development of students’ argumentative skills and the explicit or implicit teaching of argumentation (in particular, the distinction between argumentation and explanation).2015-04-17T15:32:39Z2015-04-17T15:32:39Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDONÇA, P. C. C. et al. Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação: discussões e questões atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4257>. Acesso em: 02 fev. 2015.1984-2686http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128ark:/61566/001300000c3p7Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências estao sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 09 jul. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Paula Cristina CardosoJusti, Rosária da Silvaengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T23:16:55Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5128Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T23:16:55Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
Science education and argumentation : discussions and current questions.
title Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
spellingShingle Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Argumentação
Habilidades argumentativas
Explicação
Science learning and teaching
Argumentation
title_short Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
title_full Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
title_fullStr Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
title_sort Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
author Mendonça, Paula Cristina Cardoso
author_facet Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Justi, Rosária da Silva
author_role author
author2 Justi, Rosária da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Justi, Rosária da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Habilidades argumentativas
Explicação
Science learning and teaching
Argumentation
topic Argumentação
Habilidades argumentativas
Explicação
Science learning and teaching
Argumentation
description Nos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-04-17T15:32:39Z
2015-04-17T15:32:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, P. C. C. et al. Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação: discussões e questões atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4257>. Acesso em: 02 fev. 2015.
1984-2686
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/001300000c3p7
identifier_str_mv MENDONÇA, P. C. C. et al. Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação: discussões e questões atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4257>. Acesso em: 02 fev. 2015.
1984-2686
ark:/61566/001300000c3p7
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705788145139712