Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibraim, Stefannie de Sá
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendonça, Paula Cristina Cardoso, Justi, Rosária da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000007d1h
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5136
Resumo: Os temas ligações químicas e interações intermoleculares foram ensinados a estudantes do ensino médio através de ensino fundamentado em modelagem. Foram realizadas entrevistas envolvendo um problema científico e um cotidiano antes e após o ensino por modelagem para avaliar a argumentação dos estudantes. Os protocolos de entrevista foram baseados no trabalho de Kuhn. O instrumento de análise dos argumentos se baseou nos 60 esquemas argumentativos propostos por Walton e colaboradores. Os 118 argumentos expressos pelos estudantes foram classificados em 27 esquemas argumentativos. Concluímos que os argumentos se relacionavam diretamente ao contexto no qual eles foram formulados e que as atividades de modelagem influenciaram na argumentação científica dos estudantes. Defendemos a viabilidade do uso dos esquemas argumentativos de Walton para analisar argumentos em relação tanto à ênfase atribuída por Kuhn às evidências genuínas quanto à distinção dos componentes do argumento segundo o padrão de Toulmin. Sugerimos utilizar os esquemas argumentativos de Walton para analisar a atuação de professores em sala de aula a partir da classificação dos tipos predominantes de argumentos utilizados por eles.
id UFOP_fd777c44a19fa2c06022a536f84e09d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/5136
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.Walton’s argumentation schemes contributions to the analysis of arguments in science education contexts.ArgumentaçãoEsquemas argumentativosWaltonArgumentationArgumentation schemesOs temas ligações químicas e interações intermoleculares foram ensinados a estudantes do ensino médio através de ensino fundamentado em modelagem. Foram realizadas entrevistas envolvendo um problema científico e um cotidiano antes e após o ensino por modelagem para avaliar a argumentação dos estudantes. Os protocolos de entrevista foram baseados no trabalho de Kuhn. O instrumento de análise dos argumentos se baseou nos 60 esquemas argumentativos propostos por Walton e colaboradores. Os 118 argumentos expressos pelos estudantes foram classificados em 27 esquemas argumentativos. Concluímos que os argumentos se relacionavam diretamente ao contexto no qual eles foram formulados e que as atividades de modelagem influenciaram na argumentação científica dos estudantes. Defendemos a viabilidade do uso dos esquemas argumentativos de Walton para analisar argumentos em relação tanto à ênfase atribuída por Kuhn às evidências genuínas quanto à distinção dos componentes do argumento segundo o padrão de Toulmin. Sugerimos utilizar os esquemas argumentativos de Walton para analisar a atuação de professores em sala de aula a partir da classificação dos tipos predominantes de argumentos utilizados por eles.The topics ionic bonding and intermolecular interactions were taught to medium level students through modelling-based teaching. Interviews involving a scientific and a daily problem were conducted before and after the modelling-based teaching in order to assess students’ argumentation. The interviews were based on Kunh’s study, whilst the instrument to analyse the students’ arguments was based on the 60 argumentation schemes proposed by Walton and colleagues. The 118 arguments expressed by the students were classified into 27 argumentation schemes. We concluded that the arguments were closely related to the context in which they were elaborated, and that the modelling activities influenced the students’ scientific argumentation. We acknowledge the viability of the use of Walton’s argumentation schemes to analyse arguments in relation to either the emphasis given by Kuhn to genuine evidence or the distinction of the elements of arguments proposed by Toulmin. We suggest the use of Walton’s argument schemes to analyse teachers’ action from the classification of the types of arguments expressed by them when teaching.2015-04-17T15:40:58Z2015-04-17T15:40:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfIBRAIM, S. de S.; MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R. Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 159-185, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4256>. Acesso em: 02 fev. 2015.1984-2686http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5136ark:/61566/0013000007d1hOs trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências estao sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 09 jul. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessIbraim, Stefannie de SáMendonça, Paula Cristina CardosoJusti, Rosária da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T18:37:32Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5136Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T18:37:32Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.
Walton’s argumentation schemes contributions to the analysis of arguments in science education contexts.
title Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.
spellingShingle Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.
Ibraim, Stefannie de Sá
Argumentação
Esquemas argumentativos
Walton
Argumentation
Argumentation schemes
title_short Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.
title_full Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.
title_fullStr Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.
title_full_unstemmed Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.
title_sort Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências.
author Ibraim, Stefannie de Sá
author_facet Ibraim, Stefannie de Sá
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Justi, Rosária da Silva
author_role author
author2 Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Justi, Rosária da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ibraim, Stefannie de Sá
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Justi, Rosária da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Esquemas argumentativos
Walton
Argumentation
Argumentation schemes
topic Argumentação
Esquemas argumentativos
Walton
Argumentation
Argumentation schemes
description Os temas ligações químicas e interações intermoleculares foram ensinados a estudantes do ensino médio através de ensino fundamentado em modelagem. Foram realizadas entrevistas envolvendo um problema científico e um cotidiano antes e após o ensino por modelagem para avaliar a argumentação dos estudantes. Os protocolos de entrevista foram baseados no trabalho de Kuhn. O instrumento de análise dos argumentos se baseou nos 60 esquemas argumentativos propostos por Walton e colaboradores. Os 118 argumentos expressos pelos estudantes foram classificados em 27 esquemas argumentativos. Concluímos que os argumentos se relacionavam diretamente ao contexto no qual eles foram formulados e que as atividades de modelagem influenciaram na argumentação científica dos estudantes. Defendemos a viabilidade do uso dos esquemas argumentativos de Walton para analisar argumentos em relação tanto à ênfase atribuída por Kuhn às evidências genuínas quanto à distinção dos componentes do argumento segundo o padrão de Toulmin. Sugerimos utilizar os esquemas argumentativos de Walton para analisar a atuação de professores em sala de aula a partir da classificação dos tipos predominantes de argumentos utilizados por eles.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-04-17T15:40:58Z
2015-04-17T15:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IBRAIM, S. de S.; MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R. Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 159-185, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4256>. Acesso em: 02 fev. 2015.
1984-2686
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5136
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000007d1h
identifier_str_mv IBRAIM, S. de S.; MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R. Contribuições dos esquemas argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 159-185, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4256>. Acesso em: 02 fev. 2015.
1984-2686
ark:/61566/0013000007d1h
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705770960027648