Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16165 https://doi.org/10.5216/sig.v32.64643 |
Resumo: | Uma comunidade linguística não se refere apenas às pessoas que habitam determinados territórios. Os princípios que norteiam os Direitos Linguísticos adotam a ideia de que o espaço territorial não se classifica como uma área geográfica, mas sim como um espaço social e funcional imprescindível para o pleno desenvolvimento da língua. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico (OLIVEIRA, 2003, 2011; GROSJEAN, 2008, 2016; QUADROS, 2019; PLAZA-PUST, 2012; ANN, 2004), predispondo-se a discutir aspectos que sustentam os pressupostos teóricos quanto ao Bilinguismo e à Educação Bilíngue pelas perspectivas da esfera pública e da comunidade surda. |
id |
UFOP_0730db28f7d018db29892cdae7245d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/16165 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo.Libras, bilinguism and bilingual education : the territory of the deaf.Língua de sinaisEducação bilíngueUma comunidade linguística não se refere apenas às pessoas que habitam determinados territórios. Os princípios que norteiam os Direitos Linguísticos adotam a ideia de que o espaço territorial não se classifica como uma área geográfica, mas sim como um espaço social e funcional imprescindível para o pleno desenvolvimento da língua. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico (OLIVEIRA, 2003, 2011; GROSJEAN, 2008, 2016; QUADROS, 2019; PLAZA-PUST, 2012; ANN, 2004), predispondo-se a discutir aspectos que sustentam os pressupostos teóricos quanto ao Bilinguismo e à Educação Bilíngue pelas perspectivas da esfera pública e da comunidade surda.A language community is not just about people living in certain territories. The principles guiding Linguistic Rights adopt the idea that the territorial space is not classified as a geographic area, but as an essential social and functional space for the full development of the language. In this sense, bibliographic research was carried out (OLIVEIRA, 2003, 2011; GROSJEAN, 2008, 2016; QUADROS, 2019; PLAZA-PUST, 2012; ANN, 2004) predisposing the discussion of supportive aspects for the theoretical assumptions and Bilingualism and Bilingual Education from the perspective of the public sphere and also from the considerations of the deaf community.2023-02-13T19:18:20Z2023-02-13T19:18:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, D. G. Libras, bilinguismo e educação bilíngue: o território do surdo. Signótica, v. 32, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/sig/article/view/64643>. Acesso em: 06 jul. 2022.2316-3690http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16165https://doi.org/10.5216/sig.v32.64643Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse Garciaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-13T19:18:30Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16165Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-13T19:18:30Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo. Libras, bilinguism and bilingual education : the territory of the deaf. |
title |
Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo. |
spellingShingle |
Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo. Miranda, Dayse Garcia Língua de sinais Educação bilíngue |
title_short |
Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo. |
title_full |
Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo. |
title_fullStr |
Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo. |
title_full_unstemmed |
Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo. |
title_sort |
Libras, bilinguismo e educação bilíngue : o território do surdo. |
author |
Miranda, Dayse Garcia |
author_facet |
Miranda, Dayse Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Dayse Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua de sinais Educação bilíngue |
topic |
Língua de sinais Educação bilíngue |
description |
Uma comunidade linguística não se refere apenas às pessoas que habitam determinados territórios. Os princípios que norteiam os Direitos Linguísticos adotam a ideia de que o espaço territorial não se classifica como uma área geográfica, mas sim como um espaço social e funcional imprescindível para o pleno desenvolvimento da língua. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico (OLIVEIRA, 2003, 2011; GROSJEAN, 2008, 2016; QUADROS, 2019; PLAZA-PUST, 2012; ANN, 2004), predispondo-se a discutir aspectos que sustentam os pressupostos teóricos quanto ao Bilinguismo e à Educação Bilíngue pelas perspectivas da esfera pública e da comunidade surda. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-02-13T19:18:20Z 2023-02-13T19:18:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, D. G. Libras, bilinguismo e educação bilíngue: o território do surdo. Signótica, v. 32, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/sig/article/view/64643>. Acesso em: 06 jul. 2022. 2316-3690 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16165 https://doi.org/10.5216/sig.v32.64643 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, D. G. Libras, bilinguismo e educação bilíngue: o território do surdo. Signótica, v. 32, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/sig/article/view/64643>. Acesso em: 06 jul. 2022. 2316-3690 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16165 https://doi.org/10.5216/sig.v32.64643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002840611749888 |