Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carolina Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13303
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_0911ff438b70a6454d64d5e6462909da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/13303
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.Educação superiorPessoa com deficiênciaEducação inclusivaPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa investigou possibilidades, dificuldades e limites no acesso e permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Para tanto, foi realizado um levantamento de referências bibliográficas pertinentes e foi escolhida a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) como campo de pesquisa. Para construção de nossos dados foram utilizadas informações e relatos a partir de uma entrevista com um servidor que trabalha diretamente com essa questão na universidade e de uma entrevista narrativa com uma graduanda do Curso de Jornalismo, que se autodefine como pessoa com deficiência. Nosso estudo faz parte do momento histórico em que as pessoas com deficiência estão sendo reconhecidas pela formalização de seus direitos, por políticas de direitos humanos e/ou normativas nacionais, como, por exemplo, a lei de Cotas (BRASIL, 2012),que garante o acesso às universidades, e que também reverbera na universidade estudada pela pesquisa. Nesse sentido, dialogamos com autores que se mostraram importantes para a análise da temática por trabalharem com conceitos acerca da educação inclusiva e da pessoa com deficiência, como Almeida (2005), Ferreira (1994), Jannuzzi (2006), Caiado (2007), Correia (1999), Glat (2004), entre outros, juntamente com a noção de reconhecimento em Butler (2015), que se refere às possibilidades de se produzir certa inteligibilidade ao sujeito, diante do outro, da comunidade e de si mesmo. Também foram utilizadas as concepções de narrativa por Flick (2009), Muylaert et al. (2014), Larrosa (2000) e Passegi (2009). Assim, a partir das investigações de campo e dos estudos bibliográficos, foi possível observamos a importância da existência de um núcleo de educação inclusiva, que trabalha pela busca da garantia dos direitos das pessoas com deficiência no contexto da UFOP cujo histórico é bastante relevante. Também constatamos, através narrativa, que se tornou norteadora da pesquisa, a relevância da presença das redes de solidariedade no processo de reconhecimento de si, que evoca uma perspectiva pós-estruturalista e de uma posição política crítica às noções capacitistas da educação.The present research investigated possibilities, difficulties and limits in the access and permanence of people with disabilities in Higher Education. To this end, a survey of relevant bibliographic references was carried out and the Federal University of Ouro Preto (UFOP) was chosen as the research field. For the construction of our data, information and reports were used from an interview with a server who works directly with this issue at the university and from a narrative interview with a graduate student in the Journalism Course, who defines himself as a person with disabilities. Our study is part of the historical moment in which people with disabilities are being recognized for the formalization of their rights, by human rights policies and / or national norms, such as, for example, the Quotas law (BRASIL, 2012), which guarantees access to universities, and that also reverberates in the university studied by the research. In this sense, we spoke with authors who were important for the analysis of the theme because they work with concepts about inclusive education and people with disabilities, such as Almeida (2005), Ferreira (1994), Jannuzzi (2006), Caiado (2007), Correia (1999), Glat (2004), among others, together with the notion of recognition in Butler (2015), which refers to the possibilities of producing a certain intelligibility to the subject, to the other, to the community and to himself. The concepts of narrative by Flick (2009), Muylaertet al. (2014), Larrosa (2000) and Passegi (2009). Thus, from field investigations and bibliographic studies, it was possible to observe the importance of the existence of an inclusive education nucleus, which works to seek the guarantee of the rights of people with disabilities in the context of UFOP whose history is quite relevant. We also found, through a narrative, which became the guiding principle of the research, the relevance of the presence of solidarity networks in the process of self-recognition, which evokes a post-structuralist perspective and a political position critical to the capacitist notions of education.Torres, Marco AntônioTorres, Marco AntônioNunes, Célia Maria FernandesGonçalves, Taísa Grasiela Gomes LiduenhaSilva, Ana Carolina Alves2021-06-29T15:45:51Z2021-06-29T15:45:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ana Carolina Alves. Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13303http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/06/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-06-29T15:45:57Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13303Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-06-29T15:45:57Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.
title Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.
spellingShingle Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.
Silva, Ana Carolina Alves
Educação superior
Pessoa com deficiência
Educação inclusiva
title_short Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.
title_full Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.
title_fullStr Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.
title_full_unstemmed Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.
title_sort Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.
author Silva, Ana Carolina Alves
author_facet Silva, Ana Carolina Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Marco Antônio
Torres, Marco Antônio
Nunes, Célia Maria Fernandes
Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Carolina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Pessoa com deficiência
Educação inclusiva
topic Educação superior
Pessoa com deficiência
Educação inclusiva
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29T15:45:51Z
2021-06-29T15:45:51Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Carolina Alves. Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13303
identifier_str_mv SILVA, Ana Carolina Alves. Pessoas com deficiência, acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002795808194560