Acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília : sentidos de Educação Inclusiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39062
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
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O arcabouço teórico metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica, o qual propõe que sejam identificados nos textos e na linguagem dos atores, discursos que representam, identificam e acionam práticas sociais que expressam relações de poder que podem mudar a vida social. Os dados examinados provêm de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com treze gestores das unidades acadêmicas visando identificar as opiniões, conhecimentos e práticas sobre o tema. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam a representação dos sentidos de inclusão de estudantes com deficiência em três categorias analíticas: inclusão na educação superior, projetos e pesquisa, e recursos e serviços de acessibilidade. Entre as representações de inclusão está a iniciativa de gestão pública que envolve o acesso democrático e a necessidade de adaptação da instituição para atender necessidades de atendimento educacional especializado. A representação mais expressiva em relação aos recursos de acessibilidade foi a física. A pesquisa revelou ainda, a existência de projetos e pesquisas sobre inclusão nas áreas de ciência da computação, tecnologia, educação, educação física, letras e tecnologia.The general objective of the research is to identify institutional actions, specialized services and technical support made available to people with disabilities in order to promote educational and social inclusion at the University of Brasília. The investigation of this theme sheds light on situations involving people with disabilities, such as accessibility, valuing differences and equal opportunities. The theoretical and methodological framework adopted is Critical Discourse Analysis, which proposes that the texts and language of the actors be identified, discourses that represent, identify and trigger social practices that express power relations that can change social life. The data examined comes from questionnaires and semi-structured interviews conducted with thirteen managers from academic units in order to identify the opinions, knowledge and practices on the subject. The results obtained in this research indicate the representation of the meanings of inclusion of students with disabilities in three analytical categories: inclusion in higher education, projects and research, and accessibility resources and services. Among the representations of inclusion is the public management initiative that involves democratic access and the need to adapt the institution to meet the needs of specialized educational services. The most expressive representation in relation to accessibility features was physical. The research also revealed the existence of projects and research on inclusion in the areas of computer science, education, physical education, letters and technology.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaGriboski, Claudia MaffiniFerreira, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho2020-07-06T15:35:11Z2020-07-06T15:35:11Z2020-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho. Acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília : sentidos de Educação Inclusiva. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39062A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-12T12:10:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/39062Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-12T12:10:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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