Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torisu, Edmilson Minoru
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11434
http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a12
Resumo: Este artigo traz à baila uma discussão em torno dos motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de Matemática, a partir de seus backgrounds e foregrounds. Motivos foram considerados em uma perspectiva histórico-cultural como algo que emerge no interior das relações sociais. Os sujeitos desse estudo qualitativo foram quatro estudantes do nono ano de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista e uma entre-vista, esta segunda com o objetivo de acessar backgrounds e foregrounds dos estudantes. Os resultados da análise mostraram que, além de motivos explícitos, ao entre-vistar backgrounds e foregrounds vários outros motivos, ligados a várias vivências em grupos sociais, revelaram-se.
id UFOP_0a9dc99e580a662d4dcf65f67f057eb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11434
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.Motives for participation in investigative mathematics tasks in the classroom: an analysis from the backgrounds and foregrounds of a group of students from an elementary school.Educação matemáticaMathematics educationEste artigo traz à baila uma discussão em torno dos motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de Matemática, a partir de seus backgrounds e foregrounds. Motivos foram considerados em uma perspectiva histórico-cultural como algo que emerge no interior das relações sociais. Os sujeitos desse estudo qualitativo foram quatro estudantes do nono ano de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista e uma entre-vista, esta segunda com o objetivo de acessar backgrounds e foregrounds dos estudantes. Os resultados da análise mostraram que, além de motivos explícitos, ao entre-vistar backgrounds e foregrounds vários outros motivos, ligados a várias vivências em grupos sociais, revelaram-se.This article presents a discussion of the motives for students to take part in investigative tasks in mathematics classes, from their backgrounds and foregrounds. The motives motives were considered in a cultural historical perspective as emerging within social relations. The participants were four students from the ninth grade of a public school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The data were collected through an interview and an inter-view, the second in order to access backgrounds and foregrounds of students. The analysis results showed that, in addition to explicit motives, to inter-view backgrounds and foregrounds, many other motives linked to various social groups experiences were revealed.2019-06-05T17:12:34Z2019-06-05T17:12:34Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORISU, Edmilson Minoru. Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática: uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 61, p. 549-569, ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2018000200549&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 19 mar. 2019.1980-4415http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11434http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a12Os trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessTorisu, Edmilson Minoruporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-11-17T17:38:28Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11434Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-11-17T17:38:28Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.
Motives for participation in investigative mathematics tasks in the classroom: an analysis from the backgrounds and foregrounds of a group of students from an elementary school.
title Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.
spellingShingle Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.
Torisu, Edmilson Minoru
Educação matemática
Mathematics education
title_short Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.
title_full Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.
title_fullStr Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.
title_sort Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.
author Torisu, Edmilson Minoru
author_facet Torisu, Edmilson Minoru
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torisu, Edmilson Minoru
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Mathematics education
topic Educação matemática
Mathematics education
description Este artigo traz à baila uma discussão em torno dos motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de Matemática, a partir de seus backgrounds e foregrounds. Motivos foram considerados em uma perspectiva histórico-cultural como algo que emerge no interior das relações sociais. Os sujeitos desse estudo qualitativo foram quatro estudantes do nono ano de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista e uma entre-vista, esta segunda com o objetivo de acessar backgrounds e foregrounds dos estudantes. Os resultados da análise mostraram que, além de motivos explícitos, ao entre-vistar backgrounds e foregrounds vários outros motivos, ligados a várias vivências em grupos sociais, revelaram-se.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-05T17:12:34Z
2019-06-05T17:12:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORISU, Edmilson Minoru. Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática: uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 61, p. 549-569, ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2018000200549&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 19 mar. 2019.
1980-4415
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11434
http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a12
identifier_str_mv TORISU, Edmilson Minoru. Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática: uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 61, p. 549-569, ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2018000200549&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 19 mar. 2019.
1980-4415
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11434
http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002830087192576