Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torisu, Edmilson Minoru
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11445
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349
Resumo: A proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos.
id UFOP_4d0fb6ea308d127e5a5a8471e0419fc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11445
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.Motives of students to participate in investigative tasks in mathematics class in a historical-cultural perspective.Teoria histórico cultural da atividadeEducação matemáticaCultural historical activity theoryMathematics educationA proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos.The purpose of this paper is to present a discussion around the motives of a group of students to participate in investigative tasks in the mathematics classroom in a cultural historical perspective. Whereas the motives are various and emerging social tangle which individuals are part, we use the theory Cultural History Activity as a theoretical analysis, since it considers human development as something that happens when individuals participate in social groups. The qualitative analysis of the data obtained through interviews with the four students of the group showed that the motives that lead them to participate in investigative tasks may be related to it, but not only. The social environment in which students are entered can be as, or even more important for the emergence of motives.2019-06-05T18:20:14Z2019-06-05T18:20:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORISU, E. M. Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 349-367, nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p349>. Acesso em: 16 jan. 2018.1982-5153http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11445https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349Os trabalhos publicados na Revista Alexandria estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Alexandria <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessTorisu, Edmilson Minoruporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-05T18:20:14Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11445Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-05T18:20:14Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.
Motives of students to participate in investigative tasks in mathematics class in a historical-cultural perspective.
title Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.
spellingShingle Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.
Torisu, Edmilson Minoru
Teoria histórico cultural da atividade
Educação matemática
Cultural historical activity theory
Mathematics education
title_short Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.
title_full Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.
title_fullStr Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.
title_full_unstemmed Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.
title_sort Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.
author Torisu, Edmilson Minoru
author_facet Torisu, Edmilson Minoru
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torisu, Edmilson Minoru
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria histórico cultural da atividade
Educação matemática
Cultural historical activity theory
Mathematics education
topic Teoria histórico cultural da atividade
Educação matemática
Cultural historical activity theory
Mathematics education
description A proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-05T18:20:14Z
2019-06-05T18:20:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORISU, E. M. Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 349-367, nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p349>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1982-5153
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11445
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349
identifier_str_mv TORISU, E. M. Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 349-367, nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p349>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1982-5153
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11445
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002846687199232