Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11445 https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349 |
Resumo: | A proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos. |
id |
UFOP_4d0fb6ea308d127e5a5a8471e0419fc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11445 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural.Motives of students to participate in investigative tasks in mathematics class in a historical-cultural perspective.Teoria histórico cultural da atividadeEducação matemáticaCultural historical activity theoryMathematics educationA proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos.The purpose of this paper is to present a discussion around the motives of a group of students to participate in investigative tasks in the mathematics classroom in a cultural historical perspective. Whereas the motives are various and emerging social tangle which individuals are part, we use the theory Cultural History Activity as a theoretical analysis, since it considers human development as something that happens when individuals participate in social groups. The qualitative analysis of the data obtained through interviews with the four students of the group showed that the motives that lead them to participate in investigative tasks may be related to it, but not only. The social environment in which students are entered can be as, or even more important for the emergence of motives.2019-06-05T18:20:14Z2019-06-05T18:20:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORISU, E. M. Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 349-367, nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p349>. Acesso em: 16 jan. 2018.1982-5153http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11445https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349Os trabalhos publicados na Revista Alexandria estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Alexandria <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessTorisu, Edmilson Minoruporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-05T18:20:14Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11445Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-05T18:20:14Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Motives of students to participate in investigative tasks in mathematics class in a historical-cultural perspective. |
title |
Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. |
spellingShingle |
Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Torisu, Edmilson Minoru Teoria histórico cultural da atividade Educação matemática Cultural historical activity theory Mathematics education |
title_short |
Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. |
title_full |
Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. |
title_fullStr |
Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. |
title_full_unstemmed |
Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. |
title_sort |
Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. |
author |
Torisu, Edmilson Minoru |
author_facet |
Torisu, Edmilson Minoru |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torisu, Edmilson Minoru |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria histórico cultural da atividade Educação matemática Cultural historical activity theory Mathematics education |
topic |
Teoria histórico cultural da atividade Educação matemática Cultural historical activity theory Mathematics education |
description |
A proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-05T18:20:14Z 2019-06-05T18:20:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TORISU, E. M. Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 349-367, nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p349>. Acesso em: 16 jan. 2018. 1982-5153 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11445 https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349 |
identifier_str_mv |
TORISU, E. M. Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 349-367, nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p349>. Acesso em: 16 jan. 2018. 1982-5153 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11445 https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002846687199232 |