Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a adoção de estratégias de ensino a distância frente a cenários de suspensão provisória das aulas presenciais. Essas estratégias foram exploradas por meio de um levantamento junto às secretarias de educação dos estados do RJ, SP e MG. Para tanto utilizou-se pesquisa nos sites das secretarias, entrevista semi estruturada com um grupo de professores e pais de escolas públicas e particulares dos 3 estados. A pesquisa faz um breve histórico do ensino a distância - EaD no Brasil e sua trajetória no sistema educacional. Após as apresentações iniciais, são apresentados os resultados da pesquisa. Por fim, o artigo encerra com as considerações finais à luz dos achados do estudo, tecendo comentários sobre as estratégias utilizadas durante a suspensão das aulas presenciais. Percebe-se que há dificuldades na implantação deste sistema, mas observa-se que há um grande aprendizado para o EaD, para a disponibilidade desta modalidade de estudos para os próximos anos em todos os níveis. |
id |
VERACRUZ-0_47e00160696791e7e6ffb10cb5c3837c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26097 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessonsEstratégia de ensinopandemiasuspensão de aulas.Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a adoção de estratégias de ensino a distância frente a cenários de suspensão provisória das aulas presenciais. Essas estratégias foram exploradas por meio de um levantamento junto às secretarias de educação dos estados do RJ, SP e MG. Para tanto utilizou-se pesquisa nos sites das secretarias, entrevista semi estruturada com um grupo de professores e pais de escolas públicas e particulares dos 3 estados. A pesquisa faz um breve histórico do ensino a distância - EaD no Brasil e sua trajetória no sistema educacional. Após as apresentações iniciais, são apresentados os resultados da pesquisa. Por fim, o artigo encerra com as considerações finais à luz dos achados do estudo, tecendo comentários sobre as estratégias utilizadas durante a suspensão das aulas presenciais. Percebe-se que há dificuldades na implantação deste sistema, mas observa-se que há um grande aprendizado para o EaD, para a disponibilidade desta modalidade de estudos para os próximos anos em todos os níveis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2609710.34117/bjdv7n3-234Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24317-24332Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24317-24332Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24317-243322525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097/20692Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Julio Candido de MeirellesMeirelles, Camyla D’Elyz do AmaralSimão, Alessandra dos SantosSilva, Andre Cantareli daLeite, Clemente Gonzaga2022-03-29T12:15:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26097Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:09.244722Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons |
title |
Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons |
spellingShingle |
Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons Junior, Julio Candido de Meirelles Estratégia de ensino pandemia suspensão de aulas. |
title_short |
Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons |
title_full |
Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons |
title_fullStr |
Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons |
title_full_unstemmed |
Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons |
title_sort |
Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons |
author |
Junior, Julio Candido de Meirelles |
author_facet |
Junior, Julio Candido de Meirelles Meirelles, Camyla D’Elyz do Amaral Simão, Alessandra dos Santos Silva, Andre Cantareli da Leite, Clemente Gonzaga |
author_role |
author |
author2 |
Meirelles, Camyla D’Elyz do Amaral Simão, Alessandra dos Santos Silva, Andre Cantareli da Leite, Clemente Gonzaga |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Julio Candido de Meirelles Meirelles, Camyla D’Elyz do Amaral Simão, Alessandra dos Santos Silva, Andre Cantareli da Leite, Clemente Gonzaga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de ensino pandemia suspensão de aulas. |
topic |
Estratégia de ensino pandemia suspensão de aulas. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a adoção de estratégias de ensino a distância frente a cenários de suspensão provisória das aulas presenciais. Essas estratégias foram exploradas por meio de um levantamento junto às secretarias de educação dos estados do RJ, SP e MG. Para tanto utilizou-se pesquisa nos sites das secretarias, entrevista semi estruturada com um grupo de professores e pais de escolas públicas e particulares dos 3 estados. A pesquisa faz um breve histórico do ensino a distância - EaD no Brasil e sua trajetória no sistema educacional. Após as apresentações iniciais, são apresentados os resultados da pesquisa. Por fim, o artigo encerra com as considerações finais à luz dos achados do estudo, tecendo comentários sobre as estratégias utilizadas durante a suspensão das aulas presenciais. Percebe-se que há dificuldades na implantação deste sistema, mas observa-se que há um grande aprendizado para o EaD, para a disponibilidade desta modalidade de estudos para os próximos anos em todos os níveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097 10.34117/bjdv7n3-234 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097/20692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24317-24332 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24317-24332 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24317-24332 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645516325519360 |