Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Julio Candido de Meirelles
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Meirelles, Camyla D’Elyz do Amaral, Simão, Alessandra dos Santos, Silva, Andre Cantareli da, Leite, Clemente Gonzaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a adoção de estratégias de ensino a distância frente a cenários de suspensão provisória das aulas presenciais. Essas estratégias foram exploradas por meio de um levantamento junto às secretarias de educação dos estados do RJ, SP e MG. Para tanto utilizou-se pesquisa nos sites das secretarias, entrevista semi estruturada com um grupo de professores e pais de escolas públicas e particulares dos 3 estados. A pesquisa faz um breve histórico do ensino a distância - EaD no Brasil e sua trajetória no sistema educacional. Após as apresentações iniciais, são apresentados os resultados da pesquisa. Por fim, o artigo encerra com as considerações finais à luz dos achados do estudo, tecendo comentários sobre as estratégias utilizadas durante a suspensão das aulas presenciais. Percebe-se que há dificuldades na implantação deste sistema, mas observa-se que há um grande aprendizado para o EaD, para a disponibilidade desta modalidade de estudos para os próximos anos em todos os níveis.
id VERACRUZ-0_47e00160696791e7e6ffb10cb5c3837c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26097
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessonsEstratégia de ensinopandemiasuspensão de aulas.Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a adoção de estratégias de ensino a distância frente a cenários de suspensão provisória das aulas presenciais. Essas estratégias foram exploradas por meio de um levantamento junto às secretarias de educação dos estados do RJ, SP e MG. Para tanto utilizou-se pesquisa nos sites das secretarias, entrevista semi estruturada com um grupo de professores e pais de escolas públicas e particulares dos 3 estados. A pesquisa faz um breve histórico do ensino a distância - EaD no Brasil e sua trajetória no sistema educacional. Após as apresentações iniciais, são apresentados os resultados da pesquisa. Por fim, o artigo encerra com as considerações finais à luz dos achados do estudo, tecendo comentários sobre as estratégias utilizadas durante a suspensão das aulas presenciais. Percebe-se que há dificuldades na implantação deste sistema, mas observa-se que há um grande aprendizado para o EaD, para a disponibilidade desta modalidade de estudos para os próximos anos em todos os níveis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2609710.34117/bjdv7n3-234Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24317-24332Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24317-24332Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24317-243322525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097/20692Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Julio Candido de MeirellesMeirelles, Camyla D’Elyz do AmaralSimão, Alessandra dos SantosSilva, Andre Cantareli daLeite, Clemente Gonzaga2022-03-29T12:15:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26097Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:09.244722Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons
title Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons
spellingShingle Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons
Junior, Julio Candido de Meirelles
Estratégia de ensino
pandemia
suspensão de aulas.
title_short Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons
title_full Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons
title_fullStr Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons
title_full_unstemmed Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons
title_sort Educação a distância: estratégias para suspensão de aulas presenciais / Distance education: strategies for suspension of presential lessons
author Junior, Julio Candido de Meirelles
author_facet Junior, Julio Candido de Meirelles
Meirelles, Camyla D’Elyz do Amaral
Simão, Alessandra dos Santos
Silva, Andre Cantareli da
Leite, Clemente Gonzaga
author_role author
author2 Meirelles, Camyla D’Elyz do Amaral
Simão, Alessandra dos Santos
Silva, Andre Cantareli da
Leite, Clemente Gonzaga
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Julio Candido de Meirelles
Meirelles, Camyla D’Elyz do Amaral
Simão, Alessandra dos Santos
Silva, Andre Cantareli da
Leite, Clemente Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de ensino
pandemia
suspensão de aulas.
topic Estratégia de ensino
pandemia
suspensão de aulas.
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a adoção de estratégias de ensino a distância frente a cenários de suspensão provisória das aulas presenciais. Essas estratégias foram exploradas por meio de um levantamento junto às secretarias de educação dos estados do RJ, SP e MG. Para tanto utilizou-se pesquisa nos sites das secretarias, entrevista semi estruturada com um grupo de professores e pais de escolas públicas e particulares dos 3 estados. A pesquisa faz um breve histórico do ensino a distância - EaD no Brasil e sua trajetória no sistema educacional. Após as apresentações iniciais, são apresentados os resultados da pesquisa. Por fim, o artigo encerra com as considerações finais à luz dos achados do estudo, tecendo comentários sobre as estratégias utilizadas durante a suspensão das aulas presenciais. Percebe-se que há dificuldades na implantação deste sistema, mas observa-se que há um grande aprendizado para o EaD, para a disponibilidade desta modalidade de estudos para os próximos anos em todos os níveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097
10.34117/bjdv7n3-234
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26097/20692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24317-24332
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24317-24332
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24317-24332
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645516325519360