Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Samuel Alves de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Torisu, Edmilson Minoru
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15905
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p212-221
Resumo: Este texto deriva de uma pesquisa de Mestrado defendida em 2020, na área da Educação Matemática. O foco do estudo foi a Educação Financeira, tema que tem rendido importantes discussões, dentro e fora do cenário acadêmico. O objetivo principal consistiu em analisar dissertações que apresentavam a Educação Financeira como temática principal e investigar possíveis diálogos entre passagens dos textos dos estudos com o campo teórico da Educação Matemática Crítica (EMC). Selecionamos dissertações de três programas de mestrado profissional de três universidades mineiras. Assim sendo, nossa pesquisa pode ser considerada como bibliográfica. Ao longo da análise das pesquisas selecionadas, as conexões/diálogos entre a Educação Financeira e EMC não estavam, fundamentalmente, explícitas/explícitos nos textos das dissertações. Foi necessário, portanto, um olhar atento do pesquisador para os dados, guiado pelos seus conhecimentos teóricos acerca da EMC, que permitiu estabelecer conexões coerentes entre o que estava apresentado nos textos e os construtos desse campo teórico. Os resultados evidenciam conexões entre a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica, em particular, com os conceitos de Cenários para Investigação, empowerment, backgrounds e foregrounds. Por fim, o texto alerta para a necessidade de novas pesquisas que explorem lacunas nas conexões entre Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica.
id UFOP_0ec41d19503fe735bc7c048b2afdb90b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15905
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.Unveiling dialogues between financial education and critical mathematical education : a research involving dissertations from professional master’s degrees.Este texto deriva de uma pesquisa de Mestrado defendida em 2020, na área da Educação Matemática. O foco do estudo foi a Educação Financeira, tema que tem rendido importantes discussões, dentro e fora do cenário acadêmico. O objetivo principal consistiu em analisar dissertações que apresentavam a Educação Financeira como temática principal e investigar possíveis diálogos entre passagens dos textos dos estudos com o campo teórico da Educação Matemática Crítica (EMC). Selecionamos dissertações de três programas de mestrado profissional de três universidades mineiras. Assim sendo, nossa pesquisa pode ser considerada como bibliográfica. Ao longo da análise das pesquisas selecionadas, as conexões/diálogos entre a Educação Financeira e EMC não estavam, fundamentalmente, explícitas/explícitos nos textos das dissertações. Foi necessário, portanto, um olhar atento do pesquisador para os dados, guiado pelos seus conhecimentos teóricos acerca da EMC, que permitiu estabelecer conexões coerentes entre o que estava apresentado nos textos e os construtos desse campo teórico. Os resultados evidenciam conexões entre a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica, em particular, com os conceitos de Cenários para Investigação, empowerment, backgrounds e foregrounds. Por fim, o texto alerta para a necessidade de novas pesquisas que explorem lacunas nas conexões entre Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica.This text derives from a Master’s research defended in 2020, in the area of Mathematical Education and with a focus on Financial Education. The main objective was to analyze dissertations that presented Financial Education as the main theme and to investigate possible dialogues between passages of the text of the studies with the theoretical field of Critical Mathematical Education (CME). We selected dissertations from three professional master’s programs in Minas Gerais. Therefore, our research can be considered as bibliographic. Throughout the analysis of the selected researches, the connections / dialogues between Financial Education and CME were not, fundamentally, explicit / explicit in the texts of the dissertations. Therefore, it was necessary to have a careful look from the researcher to the data, guided by his theoretical knowledge about CME, which allowed to establish coherent connections between what was presented in the texts and the constructs of this theoretical field. The results show connections between Financial Education and Critical Mathematical Education, in particular, with the concepts of Scenarios for Research, empowerment, backgrounds and foregrounds. Finally, the text warns of the need for new research to explore gaps in the connections between Financial Education and Critical Mathematical Education.2022-12-14T21:40:32Z2022-12-14T21:40:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfASSIS, S. A. de.; TORISU, E. M. Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica: uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 212-221, 2021. Disponível em: <https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9131>. Acesso em: 06 jul. 2022.2176-5634http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15905https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p212-221O periódico Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/167>. Acesso em: 25 abr. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Samuel Alves deTorisu, Edmilson Minoruporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-12-14T21:40:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15905Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-12-14T21:40:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.
Unveiling dialogues between financial education and critical mathematical education : a research involving dissertations from professional master’s degrees.
title Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.
spellingShingle Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.
Assis, Samuel Alves de
title_short Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.
title_full Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.
title_fullStr Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.
title_full_unstemmed Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.
title_sort Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais.
author Assis, Samuel Alves de
author_facet Assis, Samuel Alves de
Torisu, Edmilson Minoru
author_role author
author2 Torisu, Edmilson Minoru
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Samuel Alves de
Torisu, Edmilson Minoru
description Este texto deriva de uma pesquisa de Mestrado defendida em 2020, na área da Educação Matemática. O foco do estudo foi a Educação Financeira, tema que tem rendido importantes discussões, dentro e fora do cenário acadêmico. O objetivo principal consistiu em analisar dissertações que apresentavam a Educação Financeira como temática principal e investigar possíveis diálogos entre passagens dos textos dos estudos com o campo teórico da Educação Matemática Crítica (EMC). Selecionamos dissertações de três programas de mestrado profissional de três universidades mineiras. Assim sendo, nossa pesquisa pode ser considerada como bibliográfica. Ao longo da análise das pesquisas selecionadas, as conexões/diálogos entre a Educação Financeira e EMC não estavam, fundamentalmente, explícitas/explícitos nos textos das dissertações. Foi necessário, portanto, um olhar atento do pesquisador para os dados, guiado pelos seus conhecimentos teóricos acerca da EMC, que permitiu estabelecer conexões coerentes entre o que estava apresentado nos textos e os construtos desse campo teórico. Os resultados evidenciam conexões entre a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica, em particular, com os conceitos de Cenários para Investigação, empowerment, backgrounds e foregrounds. Por fim, o texto alerta para a necessidade de novas pesquisas que explorem lacunas nas conexões entre Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-12-14T21:40:32Z
2022-12-14T21:40:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSIS, S. A. de.; TORISU, E. M. Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica: uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 212-221, 2021. Disponível em: <https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9131>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2176-5634
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15905
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p212-221
identifier_str_mv ASSIS, S. A. de.; TORISU, E. M. Desvelando diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica: uma pesquisa envolvendo dissertações de mestrados profissionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 212-221, 2021. Disponível em: <https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9131>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2176-5634
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15905
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p212-221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002831147302912