Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sant'Ana, Alvino Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246986
Resumo: Neste trabalho, investigamos as dissertações que tratam de modelagem matemática apresentadas em um Mestrado Profissional, entre os anos 2007 e 2020. Para tal, foi realizada uma Análise Textual Discursiva, com corpus constituído por dezesseis resumos de dissertações, e são apresentadas duas categorias: Ambiente Crítico, composta pelas unidades de análise Ambientes de Aprendizagem, Crítica e Reflexão e Comunidade de Atuação; e Compartilhamento de Responsabilidades, composta pelas unidades de análise Autonomia e Papel do Professor. As duas categorias são entrelaçadas pelas concepções de modelagem matemática assumidas pelos autores das dissertações, bem como por suas vivências no Mestrado Profissional, o que é visto como um impacto na Escola Básica da formação desenvolvida pelo Programa.
id UFRGS-2_94e221958428a1545ba4072bf9a9dd3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246986
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sant'Ana, Marilaine de FragaSant'Ana, Alvino Alves2022-08-16T04:47:26Z20222179-426Xhttp://hdl.handle.net/10183/246986001147446Neste trabalho, investigamos as dissertações que tratam de modelagem matemática apresentadas em um Mestrado Profissional, entre os anos 2007 e 2020. Para tal, foi realizada uma Análise Textual Discursiva, com corpus constituído por dezesseis resumos de dissertações, e são apresentadas duas categorias: Ambiente Crítico, composta pelas unidades de análise Ambientes de Aprendizagem, Crítica e Reflexão e Comunidade de Atuação; e Compartilhamento de Responsabilidades, composta pelas unidades de análise Autonomia e Papel do Professor. As duas categorias são entrelaçadas pelas concepções de modelagem matemática assumidas pelos autores das dissertações, bem como por suas vivências no Mestrado Profissional, o que é visto como um impacto na Escola Básica da formação desenvolvida pelo Programa.In this work we investigate the dissertations that deal with Mathematical Modeling presented in a Professional Masters Course, between the years 2007 and 2020. To this end, a discursive textual analysis was performed, with a corpus consisting of 16 dissert ation abstracts and two categories are presented: Critical Environment , comprising the units of analysis Learning Environments , Criticism and Reflection and Community of Action ; and Sharing Responsibilities , made up of the Autonomy and Teacher Role analysi s units. The two categories are intertwined by the conceptions of Mathematical Modeling assumed by the authors of the dissertations, as well as for their experiences in the Program, which is seen as an impact on the Basic School of the training developed b y the Program.En este trabajo investigamos las disertaciones que versan sobre modelación matemática presentadas en una Maestría Profesional en Enseñanza de las Matemáticas, entre los años 2007 y 2020. Para ello, se realizó un análisis textual discursivo, con un corpus c ompuesto por 16 resúmenes de disertaciones y se presentan dos categorías: Ambiente Crítico , integrado por las unidades de análisis Ambientes de Aprendizaje , Crítica y Reflexión y Comunidad de Acción ; y Responsabilidades Compartidas , compuesta por las unidades de análisis Autonomía y Rol del Docente . Las dos categorías se entrelazan por los conceptos de modelación matemática asumidos por los autores de las disertaciones, así como por sus experiencias en el Programa, lo que se percibe como un impacto en la Escuela Básica de la formación desarrollada por el Programa .application/pdfporREnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (2022), p. 1-17Modelagem matemáticaAnálise textualMestrado profissionalMathematical modelingDiscursive textual analysisProfessional mastersCritical environmentSharing of responsibilitiesModelación matemáticaAnálisis textual discursivoMaestría profesionalAmbiente críticoResponsabilidades compartidasModelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissionalMathematical modeling in professional master's dissertations Modelación matemática en las disertaciones de una maestría profesional info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147446.pdf.txt001147446.pdf.txtExtracted Texttext/plain45411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246986/2/001147446.pdf.txtd5c2beca8113ca0b6eb3b947d0e6e050MD52ORIGINAL001147446.pdfTexto completoapplication/pdf290564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246986/1/001147446.pdf3ff74848f369c0ebc9e22d36613e67a7MD5110183/2469862022-08-17 04:49:23.356044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:49:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mathematical modeling in professional master's dissertations
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Modelación matemática en las disertaciones de una maestría profesional
title Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional
spellingShingle Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Modelagem matemática
Análise textual
Mestrado profissional
Mathematical modeling
Discursive textual analysis
Professional masters
Critical environment
Sharing of responsibilities
Modelación matemática
Análisis textual discursivo
Maestría profesional
Ambiente crítico
Responsabilidades compartidas
title_short Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional
title_full Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional
title_fullStr Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional
title_full_unstemmed Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional
title_sort Modelagem matemática nas dissertações de um mestrado profissional
author Sant'Ana, Marilaine de Fraga
author_facet Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Sant'Ana, Alvino Alves
author_role author
author2 Sant'Ana, Alvino Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Análise textual
Mestrado profissional
topic Modelagem matemática
Análise textual
Mestrado profissional
Mathematical modeling
Discursive textual analysis
Professional masters
Critical environment
Sharing of responsibilities
Modelación matemática
Análisis textual discursivo
Maestría profesional
Ambiente crítico
Responsabilidades compartidas
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modeling
Discursive textual analysis
Professional masters
Critical environment
dc.subject.spa.fl_str_mv Sharing of responsibilities
Modelación matemática
Análisis textual discursivo
Maestría profesional
Ambiente crítico
Responsabilidades compartidas
description Neste trabalho, investigamos as dissertações que tratam de modelagem matemática apresentadas em um Mestrado Profissional, entre os anos 2007 e 2020. Para tal, foi realizada uma Análise Textual Discursiva, com corpus constituído por dezesseis resumos de dissertações, e são apresentadas duas categorias: Ambiente Crítico, composta pelas unidades de análise Ambientes de Aprendizagem, Crítica e Reflexão e Comunidade de Atuação; e Compartilhamento de Responsabilidades, composta pelas unidades de análise Autonomia e Papel do Professor. As duas categorias são entrelaçadas pelas concepções de modelagem matemática assumidas pelos autores das dissertações, bem como por suas vivências no Mestrado Profissional, o que é visto como um impacto na Escola Básica da formação desenvolvida pelo Programa.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T04:47:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246986
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-426X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147446
identifier_str_mv 2179-426X
001147446
url http://hdl.handle.net/10183/246986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (2022), p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246986/2/001147446.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246986/1/001147446.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d5c2beca8113ca0b6eb3b947d0e6e050
3ff74848f369c0ebc9e22d36613e67a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447801476153344