Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde, Thalita Marcolan
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Albená Nunes da, Perez, Denise Alves, Silva, Gabriel Henrique Campolina, Roque, Zulmira Medeiros, Oliveira, Cleida Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119
Resumo: Este artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfrentamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas inerentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação.
id UFOP_0fe4c4abd40dc135f768027e552d6ee0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11119
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.Managing challenges of teacher training at graduate level : description of an experience.Estágio de docênciaEducação superiorFormação de professoresGraduate educationSupervised teaching practiceEste artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfrentamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas inerentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação.This manuscript presents description and analysis of the pedagogical practice, illustrating the challenges of preparing teacher for higher education. The text dialogues with elements concerning teacher training and the guidelines of legislation related to these themes, as a way to contextualize the discussion. Specifically, this description shares with the reader the entire process of design, development, implementation and evaluation of the discipline Supervised Teaching Practice, at a graduate program of the biological area at the Federal University of Minas Gerais, Brazil. The findings show that the pedagogical training is both necessary and possible in all graduate level courses, combining the practical activities inherent to the teaching stage in undergraduate classes, with theoretical-practical discussions and reflections on teaching. That way brings benefits for the graduate students and future teachers as well as the undergraduate students.2019-04-24T15:57:11Z2019-04-24T15:57:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALVERDE, T. M. et al. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/152>. Acesso em: 20 fev. 2019.2176-4360http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119Os trabalhos publicados pela Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores estão sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores <https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 25 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessValverde, Thalita MarcolanSilva, Albená Nunes daPerez, Denise AlvesSilva, Gabriel Henrique CampolinaRoque, Zulmira MedeirosOliveira, Cleida Aparecida deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-24T15:57:11Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11119Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-24T15:57:11Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
Managing challenges of teacher training at graduate level : description of an experience.
title Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
spellingShingle Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
Valverde, Thalita Marcolan
Estágio de docência
Educação superior
Formação de professores
Graduate education
Supervised teaching practice
title_short Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
title_full Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
title_fullStr Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
title_full_unstemmed Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
title_sort Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
author Valverde, Thalita Marcolan
author_facet Valverde, Thalita Marcolan
Silva, Albená Nunes da
Perez, Denise Alves
Silva, Gabriel Henrique Campolina
Roque, Zulmira Medeiros
Oliveira, Cleida Aparecida de
author_role author
author2 Silva, Albená Nunes da
Perez, Denise Alves
Silva, Gabriel Henrique Campolina
Roque, Zulmira Medeiros
Oliveira, Cleida Aparecida de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valverde, Thalita Marcolan
Silva, Albená Nunes da
Perez, Denise Alves
Silva, Gabriel Henrique Campolina
Roque, Zulmira Medeiros
Oliveira, Cleida Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de docência
Educação superior
Formação de professores
Graduate education
Supervised teaching practice
topic Estágio de docência
Educação superior
Formação de professores
Graduate education
Supervised teaching practice
description Este artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfrentamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas inerentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-24T15:57:11Z
2019-04-24T15:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALVERDE, T. M. et al. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/152>. Acesso em: 20 fev. 2019.
2176-4360
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119
identifier_str_mv VALVERDE, T. M. et al. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/152>. Acesso em: 20 fev. 2019.
2176-4360
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002799305195520