Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119 |
Resumo: | Este artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfrentamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas inerentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação. |
id |
UFOP_0fe4c4abd40dc135f768027e552d6ee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11119 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.Managing challenges of teacher training at graduate level : description of an experience.Estágio de docênciaEducação superiorFormação de professoresGraduate educationSupervised teaching practiceEste artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfrentamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas inerentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação.This manuscript presents description and analysis of the pedagogical practice, illustrating the challenges of preparing teacher for higher education. The text dialogues with elements concerning teacher training and the guidelines of legislation related to these themes, as a way to contextualize the discussion. Specifically, this description shares with the reader the entire process of design, development, implementation and evaluation of the discipline Supervised Teaching Practice, at a graduate program of the biological area at the Federal University of Minas Gerais, Brazil. The findings show that the pedagogical training is both necessary and possible in all graduate level courses, combining the practical activities inherent to the teaching stage in undergraduate classes, with theoretical-practical discussions and reflections on teaching. That way brings benefits for the graduate students and future teachers as well as the undergraduate students.2019-04-24T15:57:11Z2019-04-24T15:57:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALVERDE, T. M. et al. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/152>. Acesso em: 20 fev. 2019.2176-4360http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119Os trabalhos publicados pela Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores estão sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores <https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 25 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessValverde, Thalita MarcolanSilva, Albená Nunes daPerez, Denise AlvesSilva, Gabriel Henrique CampolinaRoque, Zulmira MedeirosOliveira, Cleida Aparecida deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-24T15:57:11Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11119Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-24T15:57:11Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Managing challenges of teacher training at graduate level : description of an experience. |
title |
Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. |
spellingShingle |
Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Valverde, Thalita Marcolan Estágio de docência Educação superior Formação de professores Graduate education Supervised teaching practice |
title_short |
Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. |
title_full |
Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. |
title_fullStr |
Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. |
title_full_unstemmed |
Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. |
title_sort |
Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. |
author |
Valverde, Thalita Marcolan |
author_facet |
Valverde, Thalita Marcolan Silva, Albená Nunes da Perez, Denise Alves Silva, Gabriel Henrique Campolina Roque, Zulmira Medeiros Oliveira, Cleida Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Albená Nunes da Perez, Denise Alves Silva, Gabriel Henrique Campolina Roque, Zulmira Medeiros Oliveira, Cleida Aparecida de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valverde, Thalita Marcolan Silva, Albená Nunes da Perez, Denise Alves Silva, Gabriel Henrique Campolina Roque, Zulmira Medeiros Oliveira, Cleida Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio de docência Educação superior Formação de professores Graduate education Supervised teaching practice |
topic |
Estágio de docência Educação superior Formação de professores Graduate education Supervised teaching practice |
description |
Este artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfrentamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas inerentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-04-24T15:57:11Z 2019-04-24T15:57:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALVERDE, T. M. et al. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/152>. Acesso em: 20 fev. 2019. 2176-4360 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119 |
identifier_str_mv |
VALVERDE, T. M. et al. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/152>. Acesso em: 20 fev. 2019. 2176-4360 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002799305195520 |