Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Thiago Reis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Inácio, Raoni de Oliveira, Flecha, Ângela Cabral, Wittmann, Milton Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1598
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a importância relativa das variáveis confiabilidade, qualidade, preço, acessibilidade e conhecimento prévio no processo de escolha do turista, bem como a sua percepção em relação ao preço, acessibilidade e qualidade dos serviços fornecidos pelos stakeholders que compõem a oferta turística de Ouro Preto/MG/Brasil. Como método, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando-se a técnica não probabilística de amostragem por acessibilidade, através da aplicação de questionário de pesquisa estruturado não-disfarçado durante os anos de 2009 e 2010 a 600 turistas. Para análise, foram utilizadas cinco variáveis apresentadas por Flecha (2010) para se poder avaliar a solidez dos serviços ofertados pelos stakeholders que compõem a oferta turística de um município: 1.Confiabilidade da fonte de informações; 2.Qualidade; 3.Preço; 4.Acessibilidade; e 5.Conhecimento prévio. Os stakeholders do turismo de Ouro Preto foram divididos em 4 sub-setores: hospedagem, alimentação, comércio e atrativos. Nos resultados obteve-se: as principais fontes de informação utilizadas pelos visitantes para organizar sua viagem até o município de Ouro Preto; a importância relativa das cinco variáveis apresentadas no processo decisório do turista; a média de preço pago por pessoa nos stakeholders; e avaliação dos turistas em relação à qualidade e a acessibilidade dos serviços utilizados e dos atrativos visitados.
id UFOP_1946298f4bf79d6c166a5cdf069b262f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/1598
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.TurismoSatisfação do clienteServiçosTourismCustomer satisfactionO presente artigo tem como objetivo analisar a importância relativa das variáveis confiabilidade, qualidade, preço, acessibilidade e conhecimento prévio no processo de escolha do turista, bem como a sua percepção em relação ao preço, acessibilidade e qualidade dos serviços fornecidos pelos stakeholders que compõem a oferta turística de Ouro Preto/MG/Brasil. Como método, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando-se a técnica não probabilística de amostragem por acessibilidade, através da aplicação de questionário de pesquisa estruturado não-disfarçado durante os anos de 2009 e 2010 a 600 turistas. Para análise, foram utilizadas cinco variáveis apresentadas por Flecha (2010) para se poder avaliar a solidez dos serviços ofertados pelos stakeholders que compõem a oferta turística de um município: 1.Confiabilidade da fonte de informações; 2.Qualidade; 3.Preço; 4.Acessibilidade; e 5.Conhecimento prévio. Os stakeholders do turismo de Ouro Preto foram divididos em 4 sub-setores: hospedagem, alimentação, comércio e atrativos. Nos resultados obteve-se: as principais fontes de informação utilizadas pelos visitantes para organizar sua viagem até o município de Ouro Preto; a importância relativa das cinco variáveis apresentadas no processo decisório do turista; a média de preço pago por pessoa nos stakeholders; e avaliação dos turistas em relação à qualidade e a acessibilidade dos serviços utilizados e dos atrativos visitados.This article aims to analyze the relative importance of reliability, quality, affordability, accessibility, and previous knowledge in the selection process of the tourist, as well as their perception of the affordability, accessibility and quality of services provided by the stakeholders that comprise the tourism in Ouro Preto/MG/Brasil. As method, take place was a descriptive quantitative research, using the non-probability sampling per accessibility, by applying questionnaire survey of structured non-disguised, applied in 2009, at 600 tourists. Can be used five variables made by Flecha (2010) in order to assess the soundness of the services offered by the stakeholders that make up the tourist offer of a region, 1.Confiabilidade source information; 2.Qualidade; 3.Preço; 4 . Accessibility, and 5.Conhecimento. The stakeholders of tourism in Ouro Preto were divided into four sub-sectors: accommodation, food, shopping and attractions. The results were obtained: the main sources of information used by visitors to plan your journey to the Ouro Preto city, the relative importance of the five variables shown in the decision process of the tourist and the average price paid per person on stakeholders, and assessment of tourists in the quality and accessibility of services used and the attractions visited.2012-10-10T14:04:01Z2012-10-10T14:04:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfXAVIER, T. R. et al. Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil. TURyDES, v. 4, n. 11, p. 11-21, 2011. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/turydes/11/xifw.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.19885261http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1598Os trabalhos publicados na Revista Turydes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Turydes <http://www.eumed.net/rev/turydes/sobre.htm>. Acesso em: 02 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Thiago ReisInácio, Raoni de OliveiraFlecha, Ângela CabralWittmann, Milton Luizporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-03-11T18:08:07Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/1598Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-11T18:08:07Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
title Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
spellingShingle Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
Xavier, Thiago Reis
Turismo
Satisfação do cliente
Serviços
Tourism
Customer satisfaction
title_short Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
title_full Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
title_fullStr Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
title_full_unstemmed Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
title_sort Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil.
author Xavier, Thiago Reis
author_facet Xavier, Thiago Reis
Inácio, Raoni de Oliveira
Flecha, Ângela Cabral
Wittmann, Milton Luiz
author_role author
author2 Inácio, Raoni de Oliveira
Flecha, Ângela Cabral
Wittmann, Milton Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Thiago Reis
Inácio, Raoni de Oliveira
Flecha, Ângela Cabral
Wittmann, Milton Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Satisfação do cliente
Serviços
Tourism
Customer satisfaction
topic Turismo
Satisfação do cliente
Serviços
Tourism
Customer satisfaction
description O presente artigo tem como objetivo analisar a importância relativa das variáveis confiabilidade, qualidade, preço, acessibilidade e conhecimento prévio no processo de escolha do turista, bem como a sua percepção em relação ao preço, acessibilidade e qualidade dos serviços fornecidos pelos stakeholders que compõem a oferta turística de Ouro Preto/MG/Brasil. Como método, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando-se a técnica não probabilística de amostragem por acessibilidade, através da aplicação de questionário de pesquisa estruturado não-disfarçado durante os anos de 2009 e 2010 a 600 turistas. Para análise, foram utilizadas cinco variáveis apresentadas por Flecha (2010) para se poder avaliar a solidez dos serviços ofertados pelos stakeholders que compõem a oferta turística de um município: 1.Confiabilidade da fonte de informações; 2.Qualidade; 3.Preço; 4.Acessibilidade; e 5.Conhecimento prévio. Os stakeholders do turismo de Ouro Preto foram divididos em 4 sub-setores: hospedagem, alimentação, comércio e atrativos. Nos resultados obteve-se: as principais fontes de informação utilizadas pelos visitantes para organizar sua viagem até o município de Ouro Preto; a importância relativa das cinco variáveis apresentadas no processo decisório do turista; a média de preço pago por pessoa nos stakeholders; e avaliação dos turistas em relação à qualidade e a acessibilidade dos serviços utilizados e dos atrativos visitados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-10-10T14:04:01Z
2012-10-10T14:04:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, T. R. et al. Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil. TURyDES, v. 4, n. 11, p. 11-21, 2011. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/turydes/11/xifw.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.
19885261
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1598
identifier_str_mv XAVIER, T. R. et al. Solidez da oferta turística de um destino : um estudo sobre o processo de seleção do turista acerca dos serviços turísticos no município de Ouro Preto/MG/Brasil. TURyDES, v. 4, n. 11, p. 11-21, 2011. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/turydes/11/xifw.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.
19885261
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002822497599488