A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paula, Helton Cristian de, Figueiredo, Adriana Maria de, Santos, Álisson Oliveira dos, Reis, Gustavo Valadares Labanca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12441
Resumo: Objetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.
id UFOP_240caae4f5cf1dd6dc34f8914fa42871
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12441
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.Reverse construction and multiple outcomes learning trails as active and contextual methodologies in Distance Health Education.Aprendizagem baseada em problemasObjetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.Aim: To describe multiple outcomes learning trails as methodological strategies for the "Neurological Disorders in Primary Health Care" course construction by the Ouro Preto’s Federal University, commissioned by the Executive Secretariat of the Unified Health System Open University (SEUNASUS). Methods: reverse construction as technical pedagogical conception, under Action Mapping instructional design, “action objectives” built with Ministry Health and SEUNASUS agreement. Multiple outcomes learning trails were designed as the educational strategy, under the contextual interactionism pedagogical conception. Results: Seven units about consultation needs in neurological disorders knowledge area were developed, with 2 to 3 decision levels in each of them, and feedbacks for all the alternatives constructed, allowing the student to make decisions that lead to consequences and possibly to pedagogical error. From this, the student will make new decisions that can correct the route, or lead to more negative outcomes and to contextual learning in any of these scenarios. Conclusion: The multiple-outcome learning paths strategy demands problem situations construction with greater material production, which will not always be used by the student, but makes learning contextual, approaching the course to his real-world.2020-07-09T15:47:45Z2020-07-09T15:47:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAVASSI, L. C. M. et al. A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde. RESDITE - Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, v. 4, n. especial II, , jan./jul. 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41606>. Acesso em: 18 junho 2020.2525-9563http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12441Os trabalhos publicados no periódico Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais <http://periodicos.ufc.br/resdite/about>. Acesso em: 05 maio 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSavassi, Leonardo Cançado MonteiroPaula, Helton Cristian deFigueiredo, Adriana Maria deSantos, Álisson Oliveira dosReis, Gustavo Valadares Labancaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-07-09T15:47:45Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12441Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-07-09T15:47:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.
Reverse construction and multiple outcomes learning trails as active and contextual methodologies in Distance Health Education.
title A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.
spellingShingle A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Aprendizagem baseada em problemas
title_short A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.
title_full A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.
title_fullStr A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.
title_full_unstemmed A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.
title_sort A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.
author Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
author_facet Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Paula, Helton Cristian de
Figueiredo, Adriana Maria de
Santos, Álisson Oliveira dos
Reis, Gustavo Valadares Labanca
author_role author
author2 Paula, Helton Cristian de
Figueiredo, Adriana Maria de
Santos, Álisson Oliveira dos
Reis, Gustavo Valadares Labanca
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Paula, Helton Cristian de
Figueiredo, Adriana Maria de
Santos, Álisson Oliveira dos
Reis, Gustavo Valadares Labanca
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
topic Aprendizagem baseada em problemas
description Objetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-07-09T15:47:45Z
2020-07-09T15:47:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAVASSI, L. C. M. et al. A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde. RESDITE - Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, v. 4, n. especial II, , jan./jul. 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41606>. Acesso em: 18 junho 2020.
2525-9563
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12441
identifier_str_mv SAVASSI, L. C. M. et al. A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde. RESDITE - Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, v. 4, n. especial II, , jan./jul. 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41606>. Acesso em: 18 junho 2020.
2525-9563
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002845471899648