Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milton
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Orey, Daniel Clark
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533
Resumo: Existe a necessidade da proposição de um Currículo Trivium baseado na etnomatemática e na modelagem que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem em matemática e as suas ações pedagógicas. Descrevemos nesse artigo teórico uma proposta pedagógica fundamentada no Currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas.
id UFOP_2416d2c37a65376c9e3f024889fc5e8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12533
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.A Trivium Curriculum for mathematics grounded in an ethnomathematical and modelling perspectives.LiteraciaMateraciaExiste a necessidade da proposição de um Currículo Trivium baseado na etnomatemática e na modelagem que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem em matemática e as suas ações pedagógicas. Descrevemos nesse artigo teórico uma proposta pedagógica fundamentada no Currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas.There is a necessity for proposing a Trivium Curriculum based on ethnomathematics and modelling that encourages teachers to identify learning-teaching practices and its pedagogical actions. In this theoretical article, we have outlined a proposal grounded on D’Ambrosio’s Trivium Curriculum composed of literacy, matheracy, and technoracy that encourages the development of school activities based on an ethnomathematics and modelling foundations. In this curriculum, literacy is the capacity students possess to process information present in their daily lives, matheracy is the capacity students possess to interpret and analyze signs and codes in order to propose models to find solutions for problems faced daily, and technoracy is the capacity students possess to use and combine different instruments in order to help them to solve these problems.2020-08-01T14:10:29Z2020-08-01T14:10:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; OREY, D. C. Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 26-37, jun. 2019. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1088>. Acesso em: 18 jun. 2020.2526-2386http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533Os trablhos publicados no periódico Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Hipátia <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em 01 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonOrey, Daniel Clarkporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T18:09:51Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12533Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T18:09:51Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
A Trivium Curriculum for mathematics grounded in an ethnomathematical and modelling perspectives.
title Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
spellingShingle Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
Rosa, Milton
Literacia
Materacia
title_short Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
title_full Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
title_fullStr Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
title_full_unstemmed Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
title_sort Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
author Rosa, Milton
author_facet Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
author_role author
author2 Orey, Daniel Clark
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia
Materacia
topic Literacia
Materacia
description Existe a necessidade da proposição de um Currículo Trivium baseado na etnomatemática e na modelagem que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem em matemática e as suas ações pedagógicas. Descrevemos nesse artigo teórico uma proposta pedagógica fundamentada no Currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-01T14:10:29Z
2020-08-01T14:10:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 26-37, jun. 2019. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1088>. Acesso em: 18 jun. 2020.
2526-2386
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533
identifier_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 26-37, jun. 2019. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1088>. Acesso em: 18 jun. 2020.
2526-2386
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329384138801152