Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533 |
Resumo: | Existe a necessidade da proposição de um Currículo Trivium baseado na etnomatemática e na modelagem que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem em matemática e as suas ações pedagógicas. Descrevemos nesse artigo teórico uma proposta pedagógica fundamentada no Currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas. |
id |
UFOP_2416d2c37a65376c9e3f024889fc5e8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/12533 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.A Trivium Curriculum for mathematics grounded in an ethnomathematical and modelling perspectives.LiteraciaMateraciaExiste a necessidade da proposição de um Currículo Trivium baseado na etnomatemática e na modelagem que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem em matemática e as suas ações pedagógicas. Descrevemos nesse artigo teórico uma proposta pedagógica fundamentada no Currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas.There is a necessity for proposing a Trivium Curriculum based on ethnomathematics and modelling that encourages teachers to identify learning-teaching practices and its pedagogical actions. In this theoretical article, we have outlined a proposal grounded on D’Ambrosio’s Trivium Curriculum composed of literacy, matheracy, and technoracy that encourages the development of school activities based on an ethnomathematics and modelling foundations. In this curriculum, literacy is the capacity students possess to process information present in their daily lives, matheracy is the capacity students possess to interpret and analyze signs and codes in order to propose models to find solutions for problems faced daily, and technoracy is the capacity students possess to use and combine different instruments in order to help them to solve these problems.2020-08-01T14:10:29Z2020-08-01T14:10:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; OREY, D. C. Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 26-37, jun. 2019. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1088>. Acesso em: 18 jun. 2020.2526-2386http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533Os trablhos publicados no periódico Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Hipátia <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em 01 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonOrey, Daniel Clarkporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T18:09:51Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12533Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T18:09:51Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. A Trivium Curriculum for mathematics grounded in an ethnomathematical and modelling perspectives. |
title |
Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. |
spellingShingle |
Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Rosa, Milton Literacia Materacia |
title_short |
Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. |
title_full |
Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. |
title_fullStr |
Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. |
title_full_unstemmed |
Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. |
title_sort |
Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. |
author |
Rosa, Milton |
author_facet |
Rosa, Milton Orey, Daniel Clark |
author_role |
author |
author2 |
Orey, Daniel Clark |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Milton Orey, Daniel Clark |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia Materacia |
topic |
Literacia Materacia |
description |
Existe a necessidade da proposição de um Currículo Trivium baseado na etnomatemática e na modelagem que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem em matemática e as suas ações pedagógicas. Descrevemos nesse artigo teórico uma proposta pedagógica fundamentada no Currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-08-01T14:10:29Z 2020-08-01T14:10:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, M.; OREY, D. C. Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 26-37, jun. 2019. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1088>. Acesso em: 18 jun. 2020. 2526-2386 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533 |
identifier_str_mv |
ROSA, M.; OREY, D. C. Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 26-37, jun. 2019. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1088>. Acesso em: 18 jun. 2020. 2526-2386 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1823329384138801152 |