Perfil do psicomotricista no Brasil : o nascer para a formação inicial.
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17508 http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35791 |
Resumo: | Enquanto ainda não se tem a graduação em Psicomotricidade no Brasil, o interesse em identificar o perfil do profissional que atua nesta área contribuirá com a ascensão da profissão, bem como, com os respaldos científicos necessários para o aporte teórico da área. Além disso, saber como o atual psicomotricista atuou durante o período de isolamento social reforça a importância desta profissão. A influência da formação inicial na atuação profissional, juntamente com as vivencias pessoais, predizem as crenças. Assim, através de um questionário on-line foi identificado o predomínio da participação das mulheres na atuação na Psicomotricidade. As profissões que buscam se capacitarem em uma pós-graduação lato sensu advém da Pedagogia, da Educação Física e da Psicologia como predomínio. Seu principal campo de atuação é a clínica e o mesmo foi continuado durante a pandemia e expandido para o home care, em muitos casos, pela necessidade de atendimento. Por fim, não há uma identidade definida do psicomotricista no Brasil. Importante ainda, ressaltar que durante a pandemia os atendimentos continuaram presencialmente no âmbito clínico, dentro de uma perspectiva remota, na maior parte dos acompanhamentos. |
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Perfil do psicomotricista no Brasil : o nascer para a formação inicial.Profile of the psychomotrician in Brazil : the birth for initial training.CrençasFormação profissionalPsicomotricidadeEnquanto ainda não se tem a graduação em Psicomotricidade no Brasil, o interesse em identificar o perfil do profissional que atua nesta área contribuirá com a ascensão da profissão, bem como, com os respaldos científicos necessários para o aporte teórico da área. Além disso, saber como o atual psicomotricista atuou durante o período de isolamento social reforça a importância desta profissão. A influência da formação inicial na atuação profissional, juntamente com as vivencias pessoais, predizem as crenças. Assim, através de um questionário on-line foi identificado o predomínio da participação das mulheres na atuação na Psicomotricidade. As profissões que buscam se capacitarem em uma pós-graduação lato sensu advém da Pedagogia, da Educação Física e da Psicologia como predomínio. Seu principal campo de atuação é a clínica e o mesmo foi continuado durante a pandemia e expandido para o home care, em muitos casos, pela necessidade de atendimento. Por fim, não há uma identidade definida do psicomotricista no Brasil. Importante ainda, ressaltar que durante a pandemia os atendimentos continuaram presencialmente no âmbito clínico, dentro de uma perspectiva remota, na maior parte dos acompanhamentos.While there is still no degree in Psychomotricity in Brazil, the interest in identifying the profile of the professional who works in this area will contribute to the rise of the profession, as well as the scientific support necessary for the theoretical contribution of the area. In addition, knowing how the current psychomotorist acted during the period of social isolation reinforces the importance of this profession. The influence of initial training on professional performance, together with personal experiences, predict beliefs. Thus, through an online questionnaire, the predominance of women's participation in Psychomotricity was identified. The professions that seek to qualify in a lato sensu postgraduate course come from Pedagogy, Physical Education and Psychology as predominant. Its main field of action is the clinic and the same was continued during the pandemic and expanded to home care, in many cases, due to the need for care. Finally, there is no defined identity of the psychomotor driver in Brazil. It is also important to emphasize that during the pandemic, the calls continued in person in the clinical scope, within a remote perspective, in most of the follow-ups.2023-09-29T19:29:09Z2023-09-29T19:29:09Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. A. da; SOUZA, E. A. de; COSTA, M. C. G. C. Perfil do psicomotricista no Brasil: o nascer para a formação inicial. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, artigo e585111335791, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35791>. Acesso em: 01 ago. 2023.2525-3409http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17508http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35791Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Siomara Aparecida daSouza, Elisângela Aparecida deCosta, Marina Catolé Guimarães Cordeiroporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-09-29T19:29:18Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17508Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-09-29T19:29:18Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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